Buscar

QUESTÕES DE GESTÃO DE PROCESSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES
Ao salientar que a idéia de processo não é nova na administração de empresas, o texto destaca dois pontos importantes na concepção do modelo. Quais seriam eles? 
É focar o cliente externo para agradá-lo, sabendo equilibrar o que é rentável para uma empresa a fim de não quebrá-la agradando exageradamente.
É destacado pelo autor ainda nos parágrafos iniciais que ao procurar estruturar-se por processo, as empresas acabam descobrindo uma realidade que precisa ser alterada. O que ele menciona a respeito? 
É mencionado o quão difícil são para as Organizações deixarem de ser uma Organização Tradicional para integrar fazendo funcionar por processo.
O texto em estudo faz referência às dificuldades em enxergar os processos nas organizações não fabris. O que argumenta o autor sobre este enfoque?
Porque as Empresas não Fabris são pouco visíveis seguem fluxos informatizados ou facilmente observáveis no deslocamento do trabalho deixando de lado regras básicas de Organização. Portanto é importante identificar as diversas dimensões dos processos, fluxos, sequencia das atividades, todo funcionamento do processo para análise Sistêmica da Organização.
Sequenciando, o autor salienta que distinguir processos de negócios de processos auxiliares ou de suporte pode ajudar muito na identificação dos processos essenciais da empresa e apresenta dois exemplos. O que o grupo conseguiu absorver desta importante parte do artigo? 
O grupo conseguiu explorar o potencial da centralização das suas prioridades, ações e recursos nos seus processo essenciais, demonstrando desempenho superior em termos de agilidades, flexibilidade e capacidade de respostas, pois a atuação da empresa e apoiado por outros processos, resultam na essência da Organização que vai da identificação e definição, passando pelo aperfeiçoamento de tais processos, que redefini e estrutura o funcionamento da empresa em função dos seus processos básicos.
O texto estabelece um paralelo entre os modelos tradicionais de organização e os baseados em processo. Que pontos principais são salientados de cada um dos modelos pelo autor?
Seriam a Herança da Revolução Industrial Inglesa e o surto industrial americano, no qual obteve a reforma da estrutura nas Organizações deixando de ser tradicional para tornarem-se Empresas Estruturadas por Processos, pois as pessoas passam a trabalhar nos processos, e não mais nas áreas da empresa que deixam de existir ou perdem muito de sua importância, a implementação de estrutura por processos com esse modelo faz com que perguntas inquietantes surgem, mais ainda sem respostas melhores.
Ainda sobre a distinção entre os modelos, o autor afirma que a organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. O que é apontado por ele nesse sentido? Quais vantagens podem ser alcançadas com a adoção do modelo no tocante à gestão de pessoas para o autor?
As pessoas na Organização orientada por processos aprendem a trabalhar em equipe, o que traz como vantagens um produto ou serviço de qualidade maior, com menor tempo e com um custo mais baixo.
Como podem ser explicados os denominados processos de negócios ou de clientes?
Os processos de negócios ou de clientes são apoiados por outros processos internos para gerar um resultado de valor para o cliente.
É destacado no texto os estágios de evolução ou mesmo etapas em que as empresas se encontram em relação ao modelo por processos. Quais seriam elas? Apontem-nas e façam breves comentários sobre cada uma delas. 
Na etapa A estão aquelas empresas que ainda não possuem um posicionamento em relação a uma possível estruturação por processos, já que geralmente as chances de mudanças nelas são limitadas. Na etapa B estão as empresas que têm processos e subprocessos, mas ainda estão muito focadas na especialização de funções. Na etapa C estão as empresas que já identificaram seus processos, embora raciocine por funções, estão melhorando seus processos essenciais. Na etapa D, as empresas distribuem seus recursos ao longo de seus processos essenciais e atribuem responsabilidades por tais processos, mas ainda trabalham com estruturas antiquadas. Na etapa E estão empresas que realizam gestão integrada de seus processos essenciais e não têm compromissos estruturais.
Segundo o autor em estudo é possível para qualquer empresa mudar sua estrutura para se aproximar de uma organização por processos. Como o autor trata esta questão? Você concorda com o seu posicionamento?
Ele aborda essa questão como uma iniciativa que precisa ser cautelosa e provavelmente será demorada para chegar a essa organização orientada por processo. 
Nós concordamos que é muito difícil para uma empresa tradicional se transformar em estrutura por processo, pois existem barreiras dentro da empresa que implicam na implantação.

Outros materiais