Buscar

Resumo do artigo "Governo" de Javier Zelasnik

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOVERNO
Javier Zelasnik
“O governo constitui o centro a partir do qual se exerce o poder político sobre uma sociedade”. O objetivo do artigo é dar conta de alguns aspectos do governo como fenômeno político atual, ainda que não exista consenso quanto à terminologia.
O autor lista três formas de abordar a análise do governo: a primeira considera o governo um conjunto de indivíduos que exercem o poder de autoridade em um sistema político – os líderes políticos. A segunda considera o governo como um conjunto de atividades vinculadas ao processo de tomada de decisões políticas – as funções. E o terceiro se refere às instituições a partir das quais se exerce a autoridade – as estruturas políticas.
Os governantes, entendidos como conjunto de atores, são os membros do Executivo, que não só implementa políticas públicas como tem se transformado no centro de onde emana a maioria das iniciativas políticas. Assim, o poder não é uma característica pessoal, mas sim a autoridade positivada na ordem constitucional.
A função básica do governo é tomar decisões vinculantes e efetivas para todos os membros da sociedade.
O sistema político é composto por três elementos: a comunidade política, o regime político e as autoridades. O governo como instituição forma parte das estruturas de tomada de decisões políticas que possui um regime político de um sistema político determinado. O governo coincide o conjunto de estruturas de tomadas de decisões – conjunto de órgãos políticos aos quais está institucionalmente confiado a tomada de decisões políticas.
A partir daqui, o autor passa a discorrer sobre sistemas de governo.
O parlamentarismo surgiu na decadência da tradição monárquica inglesa (1688), e é caracterizado por uma fusão nos poderes executivo e legislativo; o executivo apresenta estrutura dualista e colegiada, o chefe de governo é eleito indiretamente e o governo em si não é eleito por um período fixo, mas o parlamento é eleito de maneira direta.
O presidencialismo, por sua vez surgido nos Estados Unidos da América em 1787, emprestando o modelo para outros países americanos, tem como características o poder executivo unipessoal, eleição direta para presidente, que é eleito por um período fixo, assim como o Congresso.
E por fim o semipresidencialismo, que combina a estrutura parlamentarista com a eleição do Presidente direto pelos cidadãos. Se diferencia o chefe de Estado (Presidente) e o chefe de governo (primeiro ministro), existindo, paralelamente, um poder regulador.

Outros materiais