Buscar

AV Gestão da Cadeia de Suprimentos (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 30/05/2014 08:25:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201101477486)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Fleury (2003) "A origem das atividades logísticas, se confunde com o inicio das atividades econômicas organizadas. A partir desse momento que o homem passou a realizar a troca de excedentes de produção foram introduzidas três das mais importantes funções logísticas".Dentre as alternativas abaixo assinale a opção que relaciona essas três funções logísticas abordadas por Fleury:
		
	
	Compras, estoque e transporte
	
	Gestão da informação, estoque e transporte
	
	Compras, armazenagem e transporte
	
	Compras, armazenagem e distribuição;
	 
	Estoque, armazenagem e transporte        
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101418211)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O fabricante faz pedidos de componentes aos fornecedores que possam reabastecer seus estoques. A relação é muito parecida com aquela entre distribuidores e fabricantes, com uma diferença significativa: enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incerteza em relação à demanda do cliente, os pedidos dos componentes podem ser determinados com precisão, uma vez que o fabricante já decidiu qual será sua programação de produção. Qual a denominação deste ciclo ?
		
	
	Estoques
	
	Distribuição
	 
	Suprimentos
	
	Produção
	
	Transportes
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101483351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos conceitos preconizados nas estratégias de estoque, analise as alternativas abaixo:
 
I. No estudo da Cadeia de Suprimentos, uma das abordagens mais contundentes é a definição da demanda.
II. Não ter estoques, ou o que se chama de ¿estoque zero¿, é algo bastante improvável de ser conseguido pela grande maioria das empresas, mas o que se pretende é que os estoques sejam mínimos, não abrindo mão do nível de serviço ao cliente.
III. A política dos estoques prioriza deixar faltar material, pois o mais importante é capitalização dos recursos financeiros e materiais, mesmo que prejudique o cliente.
IV. O método ABC é um instrumento de planejamento que permite ao gerente orientar seus esforços em direção à aquisição máxima de produtos, o que acarreta na economia, no que se refere às questões relacionadas ao sazonalismo.
 
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETOS:
		
	
	apenas os itens I e IV
	
	apenas os itens II e III
	
	apenas os itens I e III
	
	apenas os itens II e IV
	 
	apenas os itens I e II
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101381670)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
		
	
	A vantagem competitiva sustentável pode ser aumentada e/ou alcançada quando a empresa está focada em atender os requisitos indicados pelos clientes.
	
	A qualidade refere-se à funcionalidade, ao desempenho e às especificações técnicas da oferta. Os serviços estão relacionados à disponibilidade, ao suporte, enfim, ao compromisso com o cliente
	
	É um processo por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtém aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços
	
	Identificar necessidades e desejos não atendidos, definir, medir e quantificar o tamanho de um mercado e o potencial de lucro do mesmo.
	 
	Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101418246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As informações logísticas devem refletir o Status atualizado e incorporar atividades periódicas de avaliação. Significa o grau de conformidade entre as informações geradas e os dados da realidade. Qual o requisito do Sistema de Informações ?
		
	
	Tempo Hábil
	
	Flexibilidade
	
	Disponibilidade
	
	Transacional
	 
	Precisão
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101401942)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para compreender melhor o que o transporte logístico pode beneficiar as empresas, precisamos saber as características dos transportes e suas funções. Qual dos textos a seguir está relacionado ao transporte AÉREO ?
		
	
	Este modal, graças à sua flexibilidade, realiza muito bem o transporte porta-a-porta de mercadorias de alto valor e cargas fracionadas, especialmente em distâncias curtas ou médias.
	
	É utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas.
	
	É um tipo de transporte muito eficiente para mover produtos líquidos ou gasosos em grandes distâncias.
	
	Mas este modal limita-se aos líquidos (praticamente apenas petróleo e derivados), gases movimentados em grande volume e alguns produtos que podem permanecer suspensos em líquidos e movidos como fluidos.
	 
	Mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais de estimação, etc.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101381638)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. A descrição a seguir está relacionada com qual ciclo de atividade ? Constitui-se num fluxo ordenado de materiais e componentes para um complexo de produção. Os seus principais processos são: seleção das fontes de fornecimento, colocação de pedidos e expedição, transporte e recebimento. Uma vez recebidos os materiais e componentes as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação são atendidas pelo ciclo de atividade seguinte.
		
	
	Distribuição
	
	Armazenagem
	 
	Suprimentos
	
	Transportes
	
	Produção
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101475506)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vimos a existência de vários tipos de estoques.Considerando a situação:Senhor João decidiu comprar frutas natalinas em novembro, com receio de não conseguir encontrar o produto em dezembro.Esse tipo de estoque é definido como:
		
	
	sazional
	
	tamanho de lote
	
	especulativo
	 
	antecipado
	
	normal
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101401034)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Percebe-se que os investimentos em itens de estoque retêm um alto investimento de capital das empresas. Um dos indicadores de eficiência é o Giro dos Estoques. Qual a sua definição ?
		
	
Resposta: O giro dos estoques refere-se ao número de vezes que o estoque se renovou ou girou em um determinado intervalo de tempo, como, por exemplo, em um ano. O seu cálculo pode ser realizado pelo quociente G = Qv / Qe, onde Qv é a quantidade vendida num dado período, e Qe é a quantidade em estoque, ou estoque médio, no mesmo período. Por exemplo, seja uma situação onde, em um período de 1 ano, ocorreu a saída (venda) de 1700 produtos a partir do estoque de produtos acabados (Qv = 1700) ; seja 10 o número médio de produtos estocados no mesmo período (Qe = 10). Assim, o giro é G = 1700/10 = 17, que é uma quantidade adimensional que indica que o estoque de produtos acabados se renovou 17 vezes durante o período considerado (1 ano). O giro é de importância significativa para a administração de estoques, pois os estoques representam capital parado e, além disso, são impactados pelo tempo de validade ou obsolescência dos produtos.Assim, a necessidade de um giro rápido pode ser maior ou menor dependendo de vários fatores inerentes ao produto; por exemplo, se o grau de obsolescência for alto, o estoque deverá se renovar rapidamente para que a empresa não incorra em custos relacionados à perda por obsolescência ou estrago.
	
Gabarito: O giro dos estoques é a quantidade de vezes, em determinado período, que o estoque que a empresa mantém é vendido ou consumido. Vamos dar um exemplo para melhor entender o conceito: O estoque médio de uma torrefadora de café é de 400 sacas e empresa vende 3600 sacas ao ano, portanto o giro de estoques desta empresa é 3600 dividido por 400 = 9 giros ao ano. É o número (velocidade) de vezes que um produto ou mercadoria é reposto nas prateleiras de um estabelecimento durante um período de tempo, no decorrer de um período.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101400797)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um ciclo de Atividades se constitui numa das funções gerais da Logística. Como se define o Ciclo de Atividade DISTRIBUIÇÃO ?
		
	
Resposta: Uma definição para o ciclo de atividades de distribuição é o ciclo de distribuição ou reabastecimento, que ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante e refere-se a todas as atividades relacionadas ao reabastecimento dos estoques do varejista. Esse ciclo ocorre da seguinte forma: se inicia quando o varejista aciona um pedido de reabastecimento para atender a futuras demandas; o pedido é transmitido para o distribuidor ou, em alguns casos, diretamente para o fabricante; o fabricante ou distribuidor recebe o pedido do varejista, processa o pedido e atende ao pedido, fornecendo os produtos requisitados; o varejista, ao receber os produtos para reabastecimento, deve posicioná-los no estoque de forma rápida, precisa e eficiente, realizar o processo de transmissão de fundos (se aplicável) e atualizar o seu sistema de informações com os dados dos novos produtos. O ciclo de atividades de distribuição física refere-se à movimentação externa de produtos e é de extrema importância, pois compreende o ciclo de pedido do cliente, e o seu entendimento parte da premissa de que o cliente inicia o processo fazendo pedidos. A sua atuação compreende a transmissão do pedido, o recebimento do pedido pelo distribuidor, o processamento do pedido, a separação (picking), o transporte e a entrega ao cliente. Esse ciclo de atividades é considerado a eficácia da Cadeia de Suprimentos, pois possibilita que o produto esteja disponível para o varejista ou cliente. O ciclo de distribuição física precisa ter um estreito relacionamento com as atividades de marketing e vendas, pois proporciona a disponibilidade do produto no tempo certo, no local certo, na quantidade certa, com a qualidade necessária e pelos canais de distribuição mais adequados, atendendo aos requisitos de nível de serviço dos clientes que foram determinados pelo marketing.
	
Gabarito: A distribuição física preocupa-se principalmente com bens acabados ou semiacabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores. Desde o instante em que a produção é finalizada até o momento no qual o comprador toma posse dela, as mercadorias são responsabilidade da Logística, que deve mantê-las no depósito da fábrica e transportá-las até depósitos locais ou diretamente ao cliente.

Outros materiais