Buscar

Atividade discursiva 1

Prévia do material em texto

Atividade discursiva - Educação Ambiental:
Questão 1:
Impactos na transposição do Rio São Francisco:
O “Velho Chico” como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes rios do Brasil, que nasce em Minas Gerais e corta 5 estados, gera em seu curso fonte de renda para muitas famílias que vivem da pesca, pecuária e agricultura. 
Um projeto do governo, com intenção de poder oferecer maiores recursos hídricos ao nordeste brasileiro, desenvolveu o “Projeto de Transposição do Rio São Francisco” onde através de setorizações poderão irrigar maiores pedaços de terra, favorecendo pequenos e médios agricultores que são desfavorecidos com a falta de agua do sertão nordestino. 
Com intenção de irrigar cerca de 300 municípios, espalhados pelos estados de Paraíba, Pernambuco, Ceara e Rio Grande do Norte, o governo estima gerar direta ou indiretamente grande numero de empregos. 
O projeta conta com politicas sociais, capacitações de agentes de saúde, gerando educação, abordando monitoramento e conscientização nas regiões abrangidas pelo projeto. 
Alguns pontos negativos como atraso na entrega do projeto, são alvo de criticas, assim como os questionamentos sobre retirar fonte de um local para suprir outro com circunstancias negativas diminuindo a quantidade de agua no consumo animal, humano e de agro produção . Também impactos ambientais que poderão não ser tão viáveis, como a diminuição da quantidade de agua em determinados pontos para suprir ouros, sem saber quais são as consequências nos períodos de estiagem. 
Todavia, existem os pontos positivos que é oportunidade de produção agrícola para novos produtores que convivem com a seca e a falta de agua por longos períodos, assim como geração de saúde e emprego em novas regiões. 
Mas vale a pena ressaltar que apesar de projetos, é necessário mais estudos e eficácia para que os impactos ambientais não sejam maiores que os seus benefícios. 
Questão 2: 
Grupos de estudiosos nas Politicas Publicas são alvo de questionamento quando se trata da transposição do Rio São Francisco. Por causa dos grandes períodos de estiagem e seca, o nordeste vem sendo motivo de debates onde se trata de problemas sociais que podem ser gerados, pelo simples foto do governo retirar a agua de determinadas regiões para suprir outras, sem analisar os verdadeiros danos causados ao ambiente. 
Questão 3: 
A transposição do Rio São Francisco é um projeto melindroso, pois afeta diretamente o ambiente, sem saber se o projeto é sustentável em relação se a quantidade de agua nas nascentes é suficiente para manter o seu curso do “Velho Chico” ou se com sua transposição que tem intuito de irrigar a maior parte da região seca do nordeste não irá também secar o restante do rio. Vale também ressaltar que as margens do Velho Chico se sobrevive através da pesca, agricultura e pecuária e estes setores podem ser diretamente afetados com a mudança do curso do rio, quando se trata da intenção de melhorar outras regiões. Quais seriam os reais interesses do governo em arriscar tanto o meio ambiente em um projeto grandioso e duvidoso?
Não autorizo a publicação das minhas respostas.

Continue navegando