Buscar

1-Estudo dirigido-A importancia da agua

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Criada pela Lei nº 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE-GO de 20 de abril de 1999.
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE FORMOSA
Av. Universitária esq. com rua dois, Setor Universitário, CEP- 73800-000
Telefax (61) 631 1187 - Caixa Postal nº 199 - FORMOSA-GO
Curso de Química – Modalidade Licenciatura
Turma: 4.º Ano – Disciplina: Química do Meio Ambiente
Professor: Eleandro Adir Philippsen
Nome:Suzana Hiara Guetner Matrícula:02009001552
ESTUDO DIRIGIDO N.º 1
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Elabore, a partir da leitura do livro Água: origem, uso e preservação (BRANCO, 1993), e de eventuais pesquisas extras, um pequeno texto que contemple os objetivos descritos abaixo. Se julgar apropriado, inclua estruturas, esquemas e/ou figuras. O texto é destinado a alunos de ensino médio, portanto, deve ser elaborado com linguagem adequada e contextualizada. Caso utilize citações, recorra ao link que consta de nossa página no AVA-Moodle: COMO FAZER REFERÊNCIAS: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos.
Objetivos a serem contemplados no texto a ser elaborado
Explicar ou relatar as principais teorias sobre a origem da água.
Argumentar sobre a importância da água na região da cidade de Formosa-GO.
FONTE DE CONSULTA
BRANCO, S. M. Água: origem, uso e preservação. 3 ed.,São Paulo-SP: Moderna, 1993.
Águas de uma bela cidade
A vida não teria aparecido sem a presença da água no estado líquido. De acordo com Lavoisier tudo começou com o H2, “o pai da água”. Durante os primeiros milhões de anos do universo nuvens de hidrogênio foram se adensando e quando atingia uma alta concentração se formava uma espécie de fornalha cósmica (estrelas) pois a temperatura era muito alta. No interior das estrelas se formavam outros elementos como, por exemplo, o oxigênio que se combinou ao hidrogênio dando início as primeiras nuvens de água (no estado de vapor) Com o surgimento dos planetas o vapor d’água foi, progressivamente, se desprendendo de seu interior e se resfriando passando, assim, para os estados líquido e sólido. Em nosso sistema solar apenas a Terra conseguiu condições ideais para permitir a presença de água nos três estados físicos.1 Após todos esses anos hoje nós conhecemos bastante sobre este líquido e seu ciclo
(fonte:<http://www.maenatureza.org.br/projetoeducando/folders/poster13_ciclo_hidrologico/index.htm> acesso em 04 de março de 2013.)
No Brasil os potenciais de água doce são extremamente favoráveis para os diversos usos como, por exemplo, a agricultura. A região centro-oeste do Brasil é uma das maiores produtoras de grãos e a cidade de Formosa contribui de modo significativo para essa posição. Mas não é só isso: Formosa também tem sido palco para instalação de novas indústrias e está abrindo as portas para o turismo. Fora isso a cidade conta com uma população em torno de 100.000 habitantes que trabalham, lavam roupas, limpam casas, preparam alimentos, tomam banho e, claro, bebem água. Provavelmente esses dados deixam claro que é impossível realizar atividades básicas sem a água ( H2O ) 
Com certeza ninguém nega a importância que a água tem para qualquer povo, mas é muito triste saber que uma cidade circulada por rios e lagoas imensas ainda despeja grande parte de seus detritos em fontes desse precioso líquido.. Infelizmente Formosa ainda evidencia seu pensamento primitivo , mas, medidas estão sendo tomadas (mesmo que a passo de tartaruga) para mudar esse mau hábito. Em alguns bairros já foi implantado o sistema de coleta de esgoto e tratamento.
Esta cidade dispõe de várias paisagens hídricas de beleza incomprável:
Rio Bandeirinha – responsável pelo abastecimento da cidade
(fonte: <http://www.panoramio.com/photo/39465759> acesso em 06 de março de 2013)
Salto do Itiqura
(fonte:<http://novaorigem.com.br/2010/05/salto-itiquira-cachoeira-168m-de-queda-formosa-go/> acesso em 06 de março de 2013)
	
Esse são apenas 2 exemplos do que a Cidade tem para mostrar. Vale, a todos nós, lembrar que de vemos cuidar do que nos pertence, afinal de contas, sem água não estaríamos vivos.
REFERÊNCIAS
BRANCO, S. M. Água: origem, uso e preservação. 3 ed.,São Paulo-SP: Moderna, 1993.
<1 professor.ucg.br/.../admin/.../A%20ORIGEM%20DA%20ÁGUA.pdf> acesso em 05 de março de 2013
<http://www.maenatureza.org.br/projetoeducando/folders/poster13_ciclo_hidrologico/index.htm> acesso em 04 de março de 2013.
<http://www.panoramio.com/photo/39465759> acesso em 06 de março de 2013
<http://novaorigem.com.br/2010/05/salto-itiquira-cachoeira-168m-de-queda-formosa-go/> acesso em 06 de março de 2013)

Continue navegando