Buscar

AV1 DIREITO HUMANOS 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	19/02/2018 16:59:06 (Finalizada)
	
	2018.1 EAD
	
	
	 
	Ref.: 201708800736
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	        A civilização humana, desde os seus primórdios, até o período atual, passou por inúmeras fases, cada uma com suas peculiaridades, com seus pontos negativos e positivos, de modo que as evoluções científicas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e jurídicas são muitas vezes lentas e graduais. A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos.
Discute-se na doutrina a respeito da terminologia correta para designar os direitos essenciais a pessoa humana. A doutrina tem utilizado inúmeras expressões para identificar, nomear os direitos essenciais à pessoa humana. Dos significados abaixo, qual o que melhor traduz os ¿direitos do homem¿:
		
	
	           Direitos que surgem ligados à ¿liberdades públicas¿ compreendendo aqui não apenas aquelas ligadas ao Estado, mas também, com relação aos particulares, sendo públicas porque estão protegidas pelo Direito, entretanto, esta expressão não consegue abranger os direitos sociais e econômicos, por isso entende-se não ser adequado o seu uso, assim como, ¿liberdades fundamentais¿, outro termo utilizado pelos franceses não consegue abranger tais direitos;
	
	          Direitos intimamente ligados aos ¿direitos dos povos¿ e designam aqueles direitos que os povos têm de determinar seu destino, no campo político, social, cultural, econômico, o direito de se relacionar com outros Estados, direito a paz, não abrangendo, entretanto os direitos da pessoas como individuais, concretas, insubstituíveis;
	
	    Direitos que surgem com a intenção de delimitar os direitos considerados essenciais à pessoa humana dentro de um marco positivista,  estando presa ao conceito de Estado Liberal atuando como um limite ao poder político, mas não nas relações entre particulares não conseguindo abranger, portanto, grande parte das situações em que é necessário reivindicar tais direitos;
	 
	            São os direitos humanos como a conjunção dos direitos naturais, que correspondem ao Homem pelo mero fato de existir, e dos direitos civis, vale dizer, aquele conjunto de direitos que correspondem ao Homem pelo fato de ser membro da sociedade.
	
	        Direitos cuja nomenclatura ¿direitos morais¿ possui uma conotação jusnaturalista, estando presa a uma ideia de Estado Liberal dificultando os direitos de participação política, assim como os direitos sociais, culturais e econômicos;
	
	 
	Ref.: 201708326765
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação à teoria filosófica do contratualismo, a ideia de Estado anti-leviatã deve ser associada ao conceito de:
		
	
	Concepção da Polis Grega
	
	Estado absoluto
	
	Estado corporativista
	
	Concepção medieval de Estado
	 
	Estado de Direito
	
	 
	Ref.: 201708428939
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
		
	
	Estado absoluto
	
	Welfare State
	
	Estado pós-moderno
	 
	Estado liberal
	
	Estado social
	
	 
	Ref.: 201708424894
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as fases de evolução dos direitos fundamentais, é correto afirmar que:
		
	
	No constitucionalismo da Idade Média, já vigorava a ideia de Estado Democrático de Direito.
	
	A fase de constitucionalização dos direitos humanos tem início com a elaboração das doutrinas juscontratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	A fixação de direitos sociais prestacionais ocorre na fase de afirmação filosófica dos direitos naturais a partir da obra de Hobbes.
	
	A pré-história dos direitos humanos corresponde à elaboração das correntes contratualistas.
	 
	A fase de constitucionalização surge com a Revolução francesa de 1789 como forma de limitar o poder absoluto do Estado.
	
	 
	Ref.: 201708323140
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação às características dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Os direitos fundamentais são negociáveis, isto é, podem ser transferidos porque são direitos econômico-patrimoniais
	 
	O direito à vida é um direito relativo, pois é a própria Constituição de 1988 que admite, em caso de guerra declarada, a pena de morte
	
	Todos os direitos fundamentais são absolutos e não admitem relativização
	
	A Constituição Federal assegura um direito de greve absoluto ou irrestrito
	
	O conjunto de direitos fundamentais é fixo e não admite a incorporação de novos direitos provenientes dos tratados internacionais
	
	 
	Ref.: 201708326771
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação à questão terminológica envolvendo os conceitos da teoria jurídica contemporânea, podemos afirmar que é a positivação em uma Constituição de um determinado Estado que transforma direitos do homem (direitos naturais) em:
		
	
	direitos humanos
	
	direitos da humanidade
	
	direitos cosmopolitas
	
	direitos naturais.
	 
	direitos fundamentais
	
	 
	Ref.: 201708818249
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos sustentar que a ideia dos direitos do homem está muito associada, no campo filosófico, a existência de um direito natural, bem como no reconhecimento de um conjunto de valores legítimos universalmente aceitos e que não decorrem da vontade de Deus, mas, sim, da própria natureza humana. Essa ideia é anterior ao direito positivo, pois se fundamenta na ideia de justiça inata e universal. A partir do presente enunciado, podemos dizer que os direitos do homem são
		
	
	supranacionais e constitucionais.
	
	supranacionais e temporais.
	 
	supranacionais e atemporais.
	
	constitucionais e temporais.
	
	nacionais e temporais.
	
	 
	Ref.: 201708818268
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a doutrina dominante podemos citar como características dos direitos fundamentais, além de outras que possivelmente poderão ser exploradas neste artigo: universalidade, indivisibilidade, imprescritibilidade, complementaridade, individualidade, inviolabilidade, indisponibilidade, inalienabilidade, historicidade, irrenunciabilidade, entre outras. Qual o sentido da universalidade como característica dos direitos humanos?
		
	 
	os direitos e garantias fundamentais vinculam-se ao princípio da liberdade, conduzido pela dignidade da pessoa humana, os mesmos devem possuir como sujeito ativo, todos os indivíduos, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política, a coletividade jurídica em geral, podendo pleiteá-los em qualquer foro nacional ou internacional, conforme devidamente expresso no parágrafo 5 na Declaração e Programa de Ação de Viena de 1993.
	
	com a evolução da proteção nacional e internacional dos direitos fundamentais, após as grandes guerras e revoluções, afirma-se que hodiernamente os mecanismos para assegurar a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais passaram a ter abrangência regional e mundial. Por meio de tal característica, a pessoa poderá optar porqual âmbito de proteção deseja para assegurar a inviolabilidade do seu direito fundamental, o global ou regional.
	
	os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades. No intuito de exemplificarmos a característica relacionada neste comando, podemos dizer que a liberdade de locomoção está relacionada à garantia do habeas corpus e ao devido processo legal.
	
	os direitos fundamentais não se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempre exercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição); tal regra não é absoluta, existindo direitos que, eventualmente podem ser atingidos pela prescrição, como é o caso da propriedade, que não sendo exercida, poderá ser atingida pela usucapião.
	
	os direitos humanos compõem um único conjunto de direitos, uma vez que não podem ser analisados de maneira isolada, separada. Afirma-se que o desrespeito a um deles constitui a violação de todos ao mesmo tempo, ou seja, caso seja descumprido seria com relação a todos.

Outros materiais