prointer  parcial
12 pág.

prointer parcial


DisciplinaProjeto Profissional Interdisciplinar II14 materiais241 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Recursos Humanos
POLO: Dourados
ACADÊMICO: MARLENE PEREIRA PETELIN BERTO \u2013 RA: 5980369400
TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ
PROINTER II\u2013 RELATÓRIO PARCIAL
DOURADOS-MS
 OUT/2017
\ufffd
ACADÊMICO: MARLENE PEREIRA PETELIN BERTO \u2013 RA: 5980369400
TUTOR A DISTÂNCIA: DIEGO VAZ
PROINTER II\u2013 RELATÓRIO PARCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer \u2013 Projeto Interdisciplinar.
DOURADOS-MS
OUT/2017
\ufffd
RESUMO
Como reflexo do debate sobre o desenvolvimento econômico em equilíbrio com questões ambientais e sociais, a sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável vem ganhando espaço. De algumas décadas para cá, principalmente depois da década de 1990, em função da democratização, globalização e do fácil acesso a informações, pessoas, governos, empresas e demais instituições estão cada vez mais integrados. Os estudos sobre as organizações chegam à gestão de academias de ginástica. O objetivo geral é identificar as variáveis socioambientais que influenciam no futuro das academias de ginástica. A academia estudada se encontra em um distrito pequeno, Indápolis. Apesar da pouca população do distrito, cidades e distritos vizinhos estão começando a frequentar a academia. Agora diante deste crescimento organizacional a empresa terá de sentir a oportunidade na prática das questões socioambientais. Por intermédio de estudo de campo e exame SWOT, foi relatada á possível implantação de um sistema de gestão ambiental.
Palavras-Chave: Academia de ginástica. Social. Ambiental. Sustentabilidade.
\ufffd
SUMÁRIO
41	INTRODUÇÃO	\ufffd
52	DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)	\ufffd
52.1	Levantamento de Campo \u2013 Roteiro do Trabalho \u2013 Relatório Parcial	\ufffd
2.2	Análise SWOT	8
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
REFERENCIAS	11
\ufffd
\ufffd
 INTRODUÇÃO
Cuidar das questões socioambientais é gerir a organização de modo que ela colabore ao desenvolvimento sustentável, abrangendo, assim, tanto as questões relacionadas ao meio ambiente, como também aqueles ligados às condições sociais e às relações de parcerias benéficas com os consumidores, colaboradores, fornecedores e demais interessados. (TEKAUCHI, 2009).
As organizações começaram a migrar de uma visão focada exclusivamente na satisfação de interesses econômicos, notadamente no aumento dos dividendos dos acionistas, para uma visão mais abrangente, levando em consideração aspectos ambientais e sociais (ELKINGTON, 2012).
Segundo Dyllick e Hockerts (2002) sustentabilidade refere-se à capacidade que as organizações têm de satisfazer os interesses de stakeholders diretos e indiretos sem afetar a habilidade de atender as necessidades de futuros parceiros.
O presente projeto tem o objetivo de mostrar a instalação de um Sistema de Gestão Ambiental e a importância da organização em relação á questões sócio ambientais. A organização estudada foi uma academia de ginástica 
De acordo com os dados obtidos pelo SEBRAE, O Brasil lidera o ranking da América Latina no setor de fitness. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em 2010 este sistema faturou 55 bilhões de reais, valor que representa 19,5% de crescimento em relação a 2007. No ano de 2008, 200 empresas passaram a ter franquias para que pudessem crescer, fato que contribuiu para o faturamento do setor e das unidades franqueadas, que somam quase 72 mil reais. O país possui 7.350 academias e movimentam R$ 1,5 bilhão por ano.
Os avanços tecnológicos, preocupações socioambientais, mundo globalizado, novas formas de relacionamento, países emergentes, a preocupação crescente com a saúde e qualidade de vida, entre outros, influenciam direta ou indiretamente para o avanço do conhecimento e dá relevância a análise ambiental para planejamentos estratégicos consistentes (PEREIRA, 2013).
MICHELLI (2008) explica que estes aspectos iniciais pode-se incluir que a preocupação com a saúde, com o bem estar e com a qualidade de vida cresce na sociedade contemporânea. Estando as academias de ginástica pelos serviços oferecidos estão relacionadas a esse contexto.
 DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)
A escolha da empresa se deu pelo fato de ser o local de trabalho de conhecidos e por já ter conhecimentos da administração da mesma.
Todavia, para melhor aprofundamento sobre as características e descrições da empresa, foi realizada uma pesquisa de campo envolvendo proprietários e alunos.
 Levantamento de Campo \u2013 Roteiro do Trabalho \u2013 Relatório Parcial
Através de um questionário realizado aos alunos, empregados e proprietários, sobre o empreendimento, foi possível sondar as características da Academia que estão descritas abaixo.
1.Descrição da Empresa: 
- Tipo societário, razão social e nome fantasia:
Sociedade simples. Neliton Simões. Academia PRÓ- ATIVA Fitness.
- Motivo para a escolha do nome: 
Simplicidade, o que torna fácil decorar o nome da empresa.
- Nome e formação acadêmica do(s) proprietário(s): 
Neliton Simões: Bacharel em Educação Física e Jackson Alves de Araújo: Bacharel em Educação Física.
Localização: 
Localizada na avenida principal do distrito, Avenida Dom Bosco S/N, Indápolis, Dourados \u2013 MS.
- Segmento de atuação: 
Esportivo e saúde.
- Campo de Atuação:
 Saúde e bem estar.
- Público-Alvo:
Pessoas de várias classes sociais e de ambos os sexos com a faixa etária entre 15 à 70 anos.
- Breve histórico. - Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios da organização: 
A Academia PRÓ-ATIVA Fitness sempre foi um sonho do proprietário Neliton, bacharel em Educação Física, que percebia a necessidade de seu bairro em ter atividades físicas e melhorar a saúde de vida de cada morador. Após sua formação, o sonho em abrir seu próprio negócio surge anos depois em parceria com seu amigo e colega de profissão Jackson. Inaugurando assim, a academia PRÓ-ATIVA Fitness no ano de 2015 no distrito de Indápolis.
Tem como visão fortificar sua prestação de atividade de musculação e bem estar, e missão de proporcionar o melhor fornecimento de serviço do ramo de saúde física, com intuito de favorecer melhor qualidade de vida aos seus clientes.
Os objetivos são ser uma empresa diferencial, trazendo saúde e qualidade de vida melhor aos seus clientes. E com isso gerar lucros. 
Tem como valores e princípios: respeito, ética, comprometimento com o bem estar dos alunos, propiciando um ambiente familiar e cheio de inovações.
- Infraestrutura e instalações. 
A academia possui boa localidade e sem concorrência no bairro onde está localizada. O empreendimento está com projetos para aumento estrutural, devido ao crescimento de alunos matriculados.
Sendo um empreendimento com bom grau de qualidade e atendimento. Possuindo equipamentos em ótimo estado para melhor atender seus alunos e preço justo.
- Quantidade de funcionários:
A empresa atua com um quadro de 4 funcionários, dois educadores físicos, uma recepcionista e um responsável da limpeza.
- Tecnologias de gestão utilizadas pela organização:
Recurso humano, os trabalhos são manuais, composto de equipamentos manuais, sendo apenas três com utilização de energia elétrica; seis ventiladores e três exaustores; um notebook e impressora; dez lâmpadas florescentes e LED; um aparelho de som com quatro caixas de som.
- Fatores críticos (ou chave) de sucesso (aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida nos seus resultados e no seu desempenho):
Além de contar com ótimos profissionais que desempenham seus papéis de educadores físicos muito bem. A academia é a única em um raio de 20 km. Possuindo assim grande procura.
2. Descrição do Produto ou Serviço: 
- Principal