Buscar

Avaliação analise textual

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0465_AV_201401214193 » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARISE GUERRERO CASTELO BRANCO
	Turma: 9018/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 30/05/2014 20:20:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201401480101)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Enquanto os gêneros textuais são múltiplos, devido à sua função sociocomunicativa, os tipos textuais são cinco. Assinale a alternativa que contenha um gênero e um tipo textual, respectivamente:
		
	
	Conto e novela.
	
	Dissertação, narração.
	 
	Novela, narração.
	
	Narração, dissertação.
	
	Romance e conto.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401480208)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o seguinte trecho do conto "A felicidade Clandestina", de Clarice Lispector:
[...] Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada. Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, emêxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante. (In: LISPECTOR, Clarice. In: A felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998)
A partir do trecho lido, podemos classificar a tipologia textual como:
		
	
	Argumentativa.
	
	Injuntiva.
	
	Descritiva.
	 
	Narrativa.
	
	Expositiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401470242)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A linguagem é o código mais complexo que usamos para nos comunicar. Por sua própria complexidade e riqueza, ela possui uma grande variedade de formas. Entre elas temos as variações diatópicas que são as diferenças de língua de um lugar a outro; e as variações diastráticas referem-se aos diferentes grupos sociais. Assinale a alterativa que é um exemplo da variação diatópica.
		
	
	e) Os doce mais gostoso é.
	
	d) Nóis cantemos.
	 
	a) Mandioca, macaxeira ou aipim.
	
	c) Legal, joia bacana.
	
	b) Maneiro irado, massa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401480009)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conforme vimos em nossas aulas, quando falamos que um texto se caracteriza por apresentar uma ideia completa, queremos dizer que as informações estão conectadas umas às outras coerentemente, ou seja, estabelece-se relações lógicas entre as ideias contidas no texto. Assinale a alternativa que contenha um exemplo de relação lógica de adição:
		
	 
	Fiz Análise Textual e Ética.
	
	Com o intuito de conseguir a vaga na faculdade, ela estudava oito horas todos os dias. 
	
	Segundo a orientação do professor, começaremos o estágio em breve
	
	Você pode ter um bom emprego, desde que se dedique à faculdade.
	
	Fiz Análise Textual, mas não fiz provas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401462961)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos citar como característica de coerência sintática:
		
	
	A relação entre os significados dos elementos das frases em sequência.
	
	O conhecimento que possuímos da realidade sociocultural.
	 
	A utilização de linguagem adequada às possíveis variações de contexto.
	 
	Os meios sintáticos utilizados para expressar a coerência (conectivos, pronomes,etc)
	
	O fato do texto ser visto como uma sequência de atos de fala.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401480635)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os tipos de argumento são estratégias para a sustentação da tese. Muitas vezes, utilizamos a opinião de alguém legitimado para falar do assunto abordado, tendo em vista dar ao texto credibilidade. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse tipo de argumento.
		
	 
	Provas concretas
	 
	Autoridade
	
	Causa e consequência
	
	Ilustração
	
	Exemplificação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401481268)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Temos um texto toda vez que apresentamos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito através de uma única palavra. Percebemos com isso que um texto não é uma questão de quantidade de palavras, mas, sim, de comunicação, da capacidade de passar uma mensagem que possa ser entendida pelo interlocutor ou pelo leitor. Qual das frases abaixo NÃO representa um texto?
		
	
	Socorro!
	 
	Sabia carro eu novo não que comprou ele do.
	
	Olá, tudo bem?
	
	Ele estudou muito e foi aprovado com louvor.
	
	A gente foi na praia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401470440)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia o parágrafo a seguir e observe a lacuna.
Sabemos que a língua é um sistema de sons vocais com que se expressam ideias, sentimentos e desejos. Uma linguagem ideal seria aquela em que cada signo designasse uma coisa e apenas uma. Como isso não se dá em nenhuma língua conhecida, as palavras são, por natureza, enganosas, porque polissêmicas ou plurivalentes. A polissemia deveria desaparecer em um contexto. Quando isso não se dá, temos a chamada _____________, que, geralmente, ocorre em virtude de: polissemia e homonímia. (Texto retirado do livro Gramática Aplicada da Língua Portuguesa/ Manoel P. Ribeiro 18ª edição RJ. 2009, pág. 389 com adaptações)
Qual a palavra que completa o pensamento do autor desse parágrafo?
		
	 
	ambiguidade
	
	homonímia
	 
	polissemia
	
	metáfora
	
	metonímia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401462918)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Meu avô fuma o mesmo havana há vinte anos."
Sabendo-se que havana faz referência aos charutos cubanos, que figura de linguagem temos? Por quê? 
		
	
Resposta: Polissemia. Pois a marca está atrelada ao produto
	
Gabarito: Sugestão: Havana refere-se ao charuto produzido na cidade de Havana, capital de Cuba. Sabemos que em Cuba são produzidos os melhores charutos do mundo. A frase quis dizer que o avô fuma o mesmo charuto há vinte anos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401469657)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o texto a seguir.
Dia desses, fui a uma loja de automóveis. Impávido, o vendedor recebeu-me com o seguinte torpedo: "E aí, amiguinho!". Sem comentário. Repito: escolher a linguagem não é muito diferente de escolher a roupa. O biquíni, na praia, é adequado. Para uma audiência, parece que há opções melhores. (Pasquale Cipro Neto, O Globo, 1999, p.30)
Pensando no que foi discutido sobre os usos da linguagem, explique com suas palavras a crítica feita por Pasquale ao vendedor de carros.
		
	
Resposta: Há hora e lugar para utilizarmos as palavras corretas. Nesse caso,o vendedor está no seu local de trabalho e não foi profissional em relação a abordagem feita,utilizando esse tipo de linguajar,visto que o potencial comprador não era "amiguinho" e nem íntimo para utlizar essa forma de linguagem.
	
Gabarito: A crítica refere-se ao fato de o vendedor ter usado a linguagem informal ("E aí, amiguinho!".) para dirigir-se a uma pessoa com a qual não tem intimidade e numa situação profissional. Ele deveria adequar sua fala à situação.

Continue navegando