Buscar

Estruturas Híbridas e Mistas de Aço e Concreto

Prévia do material em texto

Estruturas Híbridas e Mistas de Aço e Concreto
19/09/2014 | Notícia | CBCA
As estruturas de aço e de concreto têm uma longa história, de mais de um século, de utilização na construção civil em todo o mundo. O desenvolvimento dos sistemas estruturais e construtivos fez surgir, entre outros, a partir da década de 60 do século passado, os sistemas formados por elementos mistos aço-concreto, com a combinação perfis de aço e concreto, visando aproveitar as vantagens de cada material, tanto em termos estruturais como construtivos.
Denomina-se sistema misto aço-concreto aquele no qual um perfil de aço (laminado, soldado ou formado a frio) trabalha em conjunto com o concreto (geralmente armado) formando um pilar misto, uma viga mista, uma laje mista ou uma ligação mista.
Neste livro, a definição de estrutura mista aço-concreto é a que consta na atual norma brasileira de "Projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto de edifícios" (NBR 8800), ou seja, estruturas onde ambos os materiais trabalham solidariamente entre si, sem que haja deslocamento relativo relevante entre eles, comportando-se basicamente como um só material.
As estruturas mistas apresentam algumas vantagens em relação às estruturas de concreto armado e às estruturas de aço. Os benefícios do sistema são, entre outros, a dispensa de fôrmas e escoramentos para as lajes, a economia no consumo de aço estrutural em relação aos pilares e vigas de aço e, no caso dos pilares, a redução das proteções contra incêndio e corrosão. São competitivas para estruturas de vãos médios a elevados, caracterizando-se pela rapidez de execução, pela precisão dimensional e pela significativa redução do peso total da estrutura.
Além do uso em edificações, as soluções mistas de aço e concreto também têm sido usadas há aproximadamente 50 anos, em pontes, viadutos e passarelas.
A variedade das soluções construtivas oferece mais opções ao mercado e permite que numa mesma construção possam ser utilizadas componentes de aço ou mistos de aço e concreto em associações com componentes de concreto armado pré-moldado ou moldados in loco, gerando as chamadas estruturas híbridas.
O livro do arquiteto Luis Andrade é um documentário riquíssimo em fotos, desenhos e informações técnicas sobre várias construções brasileiras viabilizadas e executadas com estruturas híbridas ou estruturais mistas de aço e concreto, acompanhando as tendências mundiais. Este livro pode ser considerado um importante registro histórico da transformação da construção civil brasileira.
Professor Doutor Gilson Queiroz
Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil/Innsbruck, Áustria; Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Continue navegando