Buscar

ed de farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Farmacocinética e Farmacodinâmica 
1 - O que significa o pka de uma droga? 
É o pH onde se encontra equilíbrio, onde 50% da droga esta ionizada e 50% não ionizada. 
2 - Uma droga de natureza ácida será menos lipossolúvel na sua forma Ionizada (dissociada ou desprotonada) ou na forma não ionizada (associada ou protonada)? Explique por que. 
Na sua forma ionizada, pois ao se ionizar ela ganhar ions se torna mais hidrossolúvel.
3 - Uma droga de caráter Ácido (Pk=6,5) foi administrada em um bovino e em um cão. Sabendo que a urina de bovinos possui Ph=7,5 e a de cães Ph=6,5 diga em qual a droga seria melhor excretada pela urina e explique sua resposta. 
Ela será melhor excretada pelo bovino, pois o pH 7,5 é alcalino para drogas ácidas retendo-a assim na urina. 
4 - Cite as vantagens e desvantagens das seguintes vias de administração de medicamentos: oral, endovenosa, subcutânea, intraperitoneal e intramuscular. 
Oral: vantagem: fácil administração. Desvantagens: efeito de primeira passagem, irritação, sofre interação de alimentos.
Endovenosa: vantagem: absorção rápida, biodisponibilidade maior, pode colocar grande volume. Desvantagens: risco de embolias, contaminação, superdosagem.
Subcutânea: vantagens: grande distensão para maiores aplicações, menos dolorosa. Desvantagem: absorção lenta e continua.
Intraperitoneal: vantagem: absorção rápida. Desvantagem: exige assepsia e pode causar peritonite.
Intramuscular: vantagens: absorção mais rápida, veículos oleoso e aquoso. Desvantagens: risco de lesar nervo e músculos, contaminação, atingir vasos.
5 - O que é o efeito de 1ª passagem? 
É quando o fármaco passa pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica, sofre modificações químicas (biotransformação) se tornando mais hidrossolúvel para ser mais facilmente eliminado.
6 - O que é indução enzimática? Cite uma droga que cause indução? 
É quando a droga induz o aumento da atividade e o numero da enzima de biotransformação. Ex: omeprazol
7 - Você precisa administrar clorpromazina a um cão pesando 18 Kg, na dose 1,5 mg/Kg (IV) e você dispõe de uma solução 0,5% do referido medicamento. Qual será o volume administrado do medicamento? (Dica: 1% = 1 grama em 100 ml...no caso 0,5% = 0,5 gramas em 100 ml) Resposta: 5,4mg/ml 
8 - Uma solução de tiopental sódico a 2,5% apresenta quantos miligramas do principio ativo por mililitro? 
25mg/ml 
9 - Porque devemos tomar cuidado ao administrar um medicamento que se liga fortemente a proteínas plasmáticas em animais desnutridos? 
Porque animais desnutridos tem poucas proteínas plasmáticas, então vai haver maior quantidade de fármaco livre na circulação, aumentando o risco de efeito colateral.
10 – Quais são os 4 tipos de receptores propriamente ditos? 
Ligados a canais iônicos, ligados a proteína G, ligados a tirosina quinase e guanilato ciclase, e receptores intracelulares. 
11 – Após ocorrer a ativação de um receptor acoplado a proteína G ocorre uma série de fatos que levam a mudanças no interior das células. Descreva o processo e cite os chamados 2º mensageiros 
Quando um farmaco se liga ao receptor, causa mudanças conformacionais nele aumentando a afinidade pela proteína G. ao se associar com a ptg G, esta vai perder a afinidade pelo GDP e trocar ele pelo GTP. O GTP se associa a subunidade alfa formando o complexo alfa-GTP. Esse complexo se dissocia das outras subunidades gama e beta e liga a uma proteína efetora desencadeando uma reação em cascata,( caso seja uma adenilato-ciclase formará o segundo mensageiro que será a AMPc e se for Fosfolipase C haverá formação de vários segundos mensageiros) depois a o complexo alfa-GTP sofre hidrolização pela própria subunidade alfa, perde afinidade pelo GTP se dissocia e se associa ao GDP e volta a se unir as outras subunidades.
12 – Defina o termo agonista e antagonista na farmacologia 
Agonista é um farmaco que tem afinidade pelo receptor e gera um resposta máxima ao se ligar a ele. Tem atividade intrínseca igual a 1
Antagonista é um farmaco que tem afinidade pelo receptor porem ao se ligar a ele não gera uma resposta direta, tem atividade intrínseca igual a 0. 
13 – Qual a diferença de um agonista total para um parcial?
O agonista parcial não gera respostas máximas como o agonista total, somente respostas submáximas. 
14 – Quais as vantagens de se administrar duas drogas que possuem funções semelhantes (interação medicamentosa) 
Vai haver sinergismo, pois com a presença de outra droga é necessário uma menor concentração de ambas para se obter o mesmo efeito, diminui a possibilidade de efeitos colaterais.
15 – O que é sinergismo? Quais os tipos de sinergismo? 
Sinergismo é quando se tem duas drogas A e B, na presença da droga B precisa de menos concentração da droga A para se obter o mesmo efeito. Há o de ADIÇÃO: onde os efeitos das drogas são somados, são qualitativamente semelhantes. E POTENCIALIZAÇÃO: quando uma droga potencializa o efeito da outra, são qualitativamente diferentes.
16 – A interação de dois medicamentos pode levar à diminuição ou anulação completa dos efeitos de um deles. Existem 7 tipos de antagonismos, quais são eles? Comente um pouco sobre eles 
Antagonista competitivo reversível: quando na presença da droga B precisa de maiores concentrações de A para se obter o mesmo efeito. O pka muda, porem ainda se tem resposta máxima.
Antagonista competitivo irreversível: o antagonista se liga de forma irreversível ao receptor do agonista, chegando a um ponto onde não vai haver mais respostas máximas e sim submáximas. Alteração de pKa
Antagonista não competitivo: o pka não altera, não há competição, porem há um bloqueio feito pelo antagonista em algum ponto que vai atrapalhar a ação do agonista provocando respostas submáximas.
Antagonista fisiológico: quando se tem duas drogas com efeitos contrários, uma vai anular o efeito da outra.
Antagonismo químico: quando a droga B é quimicamente incompatível com a A formando complexo indisponibilizando-a no organismo.
Antagonismo agonista parcial ou dualismo: no começo há um sinergismo entre as drogas, porem quando todos os receptores estão ocupados o antagonista não se desliga e vai atrapalhar a ação do agonista diminuindo seu efeito.
Antagonismo farmacocinético: quando uma droga diminui o efeito da outra no local de ação.
17 – O que é tolerância? Quais são os 4 principais mecanismos que acarretam tolerância?

Outros materiais