Buscar

Seminario vitamina C

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vitamina C
 A vitamina C, cujo nome técnico é acido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água.
A subastância foi descoberta em 1928 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöyggy.
Ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação.
Introdução
O ácido ascórbico(vitamina C) é um sólido cristalino de cor branco, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos,
Funções no organismo
Desempenha importante função na manuntenção do tecido conjuntivo.
Fortalece o sistema imunólogico contra processos infecciosos.
Atua como poderodo antioxidante.
Facilita a absorção de ferro.
Colabora com a síntese de alguns aminoácidos.
Confere resistência aos ossos e dentes.
Ajuda na prevenção de algumas doenças potencial fatais tais como o escorbuto e pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas da constipação comum.
Mito ou verdade: Vitamina C ajuda evitar gripes e resfriados?
Verdade. A principal função da vitamina C é fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados. Isso porque estimula a ação dos Macrófagos, células que englobam e eliminam as bactérias “do mal.”
Fontes alimentares
A vitamina C é encontrada em tecido vegetal e animal na forma de ácido ascórbico e de- hidroascórbico. Mais as melhores fontes são as frutas e vegetais.
Visto que o ácido ascórbico é facilmente destruído pela oxidação e solúvel em agua, com frequência é extraído e descartado na agua do cozinho.
Brocólis
Couve folhas
Couve de bruxelas
Salsa
Morango
Goiaba
Manga 
Tomate
Laranja
Limão
Acerola
Caju
Recomendações diárias
Infância
0 a 6 meses: 40 mg
7 a 12 meses: 50 mg
1 a 3 anos: 15 mg
4 a 8 anos: 0,6 mg
9 as 13 anos: 45 mg
Homens e Mulheres
14 a 18 anos: 75 mg
>19 anos: 90 mg
Gestantes: 80 mg
Lactantes: 120 mg
Fumantes: Homens 125 mg / Mulheres 110 mg
De acordo com a DRI http://www.ufjf.br/nutricao/files/2008/08/DRI-vitaminas.pdf
Hipovitaminose
a causa principal da falta de vitamina C seria por conta de uma dieta inadequada e falta da mesma na dieta. Atualmente, não é muito difícil encontrar alimentos rico em vitamina c em seus valores nutricionais, e é possível encontrá-los em qualquer lugar. Mas se a pessoa tem uma dieta com pouca variedade ou apenas rica em produtos industrializados, pode ficar mais difícil de conseguir a quantidade adequada de vitamina c.
Outra causa da ingestão do baixo nível dessa vitamina seria que o corpo pode não estar absorvendo corretamente o que está entrando. Isso pode ocorrer devido ao mal funcionamento dos órgãos ou algum tipo de bloqueio vindo do intestino e cólon
Alguns dos sintomas de hipovitaminose
Anemia
Alterações de humor
Infecções
Pele e cabelo secos
Problemas bucais
Hematomas, manchas pequenas e contusões avermelhadas e azuladas na pele
Dores musculares
Fadiga, cansaço e depressão
 
Escorbuto
Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C no organismo. 
A falta da vitamina prejudica a formação de colágeno, que sustenta a pele, ligamentos e cartilagens, que juntos geram os sinais e sintomas típicos da doença.
Até o século XVIII, a ocorrência de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois estes passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas. Conseqüentemente os marinheiros ficavam sem fonte de vitamina C e acabavam sendo afetados pelo escorbuto e muitos deles não resistiam e acabavam morrendo.
Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com consequente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos e quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.
Hipervitaminose
Consumir quantidades altas da vitamina C não é considerado ser um grande interesse da saúde porque é uma vitamina solúvel em água que seja excretada na urina quando excesso recolhido. Contudo, pode causar sintomas com doses altas
A vitamina C é absorvida no intestino. Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. 
Diversos estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.
 Pessoas diagnosticadas com hemocromatose também devem ficar atentas ao consumo de vitamina C, pois ela pode promover um aumento excessivo da absorção de ferro, causando agravamento do quadro.
O uso de medicamentos associado à alta ingestão de vitamina C também pode trazer riscos. Estudos demonstraram que a vitamina C aumenta os níveis plasmáticos da aspirina e de outras drogas da mesma classe, o que, por consequência, favoreceria uma possível intoxicação.
A dose máxima de vitamina C fica em torno de 2.000 mg (2 gramas)
FIM!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando