Buscar

Fichamento Anne Riley

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Jessica Marcelino Santos Rodrigues
Trabalho da disciplina: Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas,
 Tutor: Prof. Josué José da Silva 
São Gonçalo 
2017
Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas
Anne Riley: Dispensada
REFERÊNCIA: SUCHER, S. J.; ANDREWS, P. Anne Riley: Dispensada: Havard Business School
O estudo de caso retrata a experiência vivida pela Anne Riley na empresa Storrow. Formada em contabilidade, trabalhou por três anos em um dos maiores banco de investimentos do mundo, localizado em Nova York. Antes de fazer MBA, Anne julgou necessário direcionar a carreira na área de PE (Privet Equity). 
Depois de várias ofertas de emprego, Riley aceitou trabalhar na Storrow, devido ao prestigio e reconhecimento da empresa. A ideia de Anne era permanecer na empresa por dois anos antes de fazer o MBA. Para alcançar o objetivo mudou-se para Chicago, e depois de cinco meses de sua contratação, dada a crise econômica mundial o mercado ficou instável. 
Especulações sobre demissões começaram a surgir. Anne julgava que, sendo os analistas uma mão de obra muito barata para a empresa e estariam saindo em dois anos, eles estariam seguros. Não demorou muito, e para surpresa de Anne, vários analistas foram dispensados, inclusive ela. Segundo o líder do grupo, o motivo pelo qual levou a demissão de Anne foi sua progressão profissional e não baseado em suas habilidades ou mérito. A empresa ofereceu salário e benefícios até o fim do mês seguinte, mais bônus prometido durante a seleção.
Anne havia se mudado para Chicago por causa do emprego na Storrow, e temia que a dispensa a desviasse da carreira escolhida, porem tinha o conforto em saber que a próxima etapa serviria para o seu desenvolvimento. Foi inevitável não se preocupar com o tempo que ficaria disponível para uma nova oportunidade e por quais dificuldades financeiras haveria de passar. 
Dias após a dispensa, Anne fazia comparações entre ele e outro analista de seu grupo que fora mantido na empresa. A base que técnica ele tinha, mas de finanças não. Por vezes recorria a ela para solucionar problemas. Ele, no entanto, era político, socializava-se com colegas, além disso, era casado e tinha filho recém-nascido. Tomada pela raiva, Anne se sentia enganada pelo recrutamento, a Storrow tinha politicas progressivas e vivenciava o encorajamento a diversidade, e se sentia respeitada, ou seja, não havia uma rejeição por parte da equipe.
A noticia do desligamento da empresa foi dada a parentes e amigos por telefone. Uns reagiram com indiferença dizendo que ela não deveria ficar chateada, pois receberia dois meses de salários mais as bonificações, outros a encorajaram dizendo outras oportunidades iriam surgir e serviria para reavaliar suas prioridades e aspirações profissionais. Os comentários só a frustraram mais, porque trabalhar com PE tinha sido o objetivo de sua carreira.
O próximo passo foi pensar se permanecia na mesma área ou seguiria para uma nova área de atuação. Nesse meio tempo fez um networking mais efetivo, buscando por pessoas que poderiam ajudar na sua recolocação profissional. Anne conseguiu assim, um cargo numa empresa que fazia parte do portfólio de sua antiga empresa. Nesta nova oportunidade, buscou atuar mais efetivamente, ser mais sociável, ser politicamente estratégica, aprendeu funções de outras áreas. Em 2010, Anne se matriculou no programa de MBA da HBS e trocando experiência encontro conforto.
Anne Riley, jovem profissional que desde cedo traçou como gostaria que fosse sua carreira profissional. O perfil planejador faz com que a pessoa goste de ter um ambiente de trabalho estável, seguro e de não ter que abrir mão do planejamento. Depois da dispensa, mesmo refletindo sobre os motivos que levaram a tal situação não fez com que Annie abrisse mão do seu planejamento. Não se desesperou, mesmo quando foi tomada pela raiva e inconformismo. Buscou oportunidade no mesmo segmento para não perder contatos e, é claro, não perder tempo. Como planejado, mesmo após a demissão e um emprego novo, Anne ingressou em um curso de MBA.
 
 
 
�

Continue navegando