Buscar

AD1 Ciência e Educação 1 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
24/02/2018
QUESTÕES
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). As características do Saber Popular: 
( F ) Objetivo
( V ) Qualitativo 
( F ) Homogêneo 
( V ) Individualizador
O Telefone Celular é um grande avanço da tecnologia, disponibilizando atualmente inúmeros serviços ao homem. Entretanto a sua utilização exagerada pode trazer sérios problemas de saúde para o indivíduo. Pesquise em sites da internet (com referências bibliográficas) dos prejuízos à saúde humana.
Com o avanço da tecnologia o aparelho celular tem se tornado muito útil, facilitando a comunicação, informação entre outros aspectos. O que muitos não se informam é sobre o risco a saúde quando se faz o uso exagerado, pesquisas revelam que o uso abusivo de bebidas e drogas tem efeitos no cérebro parecidos com os do uso abusivo da tecnologia, tornando-se assim um vício que tem o nome de monofobia: A fobia o medo de ficar sem o celular, que leva o indivíduo a sérios problemas como:
Depressão, insônia e outros riscos. Especialistas afirmam ser cada vez mais comum casos de “text neck” ( pescoço de texto) que são dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular, além de outras Dores articulares e musculares causadas também pela forma de se portar ao usar o aparelho.
Referencias:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/os-problemas-de-saude-causados-pelo-uso-de-smartphone-e-como-evita-los.html
https://melhorcomsaude.com.br/problemas-de-saude-causados-pelo-uso-do-celular/
A Água é vital para a sobrevivência do homem, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 70% das doenças infecciosas no mundo são provocadas pelo consumo de água não potável pelo homem. Comente a realidade brasileira no tocante ao saneamento básico. 
Muito se tem discutido, recentemente sobre saneamento básico que é o tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos, com ele é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente, mas infelizmente no Brasil não se pode dizer que a qualidade do saneamento básico é boa mesmo com o avanço que o país teve nesse quesito ainda existem regiões que apresentam deficiência nessa área. É um serviço público que todo cidadão tem direito e mesmo assim uma parte da população vive sem o acesso a esse procedimento e a falta de saneamento é prejudicial à saúde, pesquisas apontam que grande parte das doenças infecciosas no mundo são provocadas pelo consumo de água não potável, isso se da devido imprudência de que em muitas regiões não tem um destino apropriado para os esgotos residenciais coleta e tratamento do lixo além de não ter água potável encanada.�
Discuta a importância e os resultados da Conferencia da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) - realizada na cidade do Rio de Janeiro - para a resolução dos problemas ambientais enfrentados pela humanidade e o Planeta Terra. 
A questão ambiental está diretamente relacionada ao modo pelo qual a humanidade busca produzir bens para melhorar suas condições de vida, o que provoca grandes alterações nos sistemas naturais principalmente solo, relevo, clima, hidrografia e vegetação.
Atualmente o debate sobre o meio ambiente faz parte da agenda mundial. A maioria das pessoas e organizações consideram que o enfrentamento dos problemas ambientais - poluição do ar e das águas, contaminação dos solos, erosão, desmatamentos, entre outros e suas consequências envolve a necessidade de vincular as três esferas do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento humano, crescimento econômico e preservação ambiental. Apesar disso, interesses de países e empresas, fragilidades legais ou dificuldades de aplicação das leis restringem a contemplação.
“Eco-92 ou Cúpula da Terra —, que aconteceu 20 anos depois da primeira conferência do tipo em Estocolmo, Suécia, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente. Desde então, estão sendo discutidas propostas para que o progresso se dê em harmonia com a natureza, garantindo a qualidade de vida tanto para a geração atual quanto para as futuras no planeta.
A avaliação partiu do pressuposto de que, se todas as pessoas almejarem o mesmo padrão de desenvolvimento dos países ricos, não haverá recursos naturais para todo mundo sem que sejam feitos graves — e irreversíveis — danos ao meio ambiente.
Na Rio-92, chegou-se à conclusão de que temos de agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais. Se isso não for feito, não há como se garantir a sustentabilidade do desenvolvimento — analisou na CRE, em março passado, Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador-geral dos preparativos da Conferência Rio+20.
O ambiente político internacional da época favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de que as responsabilidades pela preservação do meio ambiente e pela construção de um convívio equilibrado com o planeta são diferentes.
Na Rio-92, ficou acordado, então, que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para alcançarem outro modelo de desenvolvimento que seja sustentável, inclusive com a redução dos padrões de consumo — especialmente de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Com essa decisão, a união possível entre meio ambiente e desenvolvimento avançou, superando os conflitos registrados nas reuniões anteriores patrocinadas pela ONU, como na Conferência de Estocolmo.”
( http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-rio-92-sobre-o-meio-ambiente-do-planeta-desenvolvimento-sustentavel-dos-paises.aspx )
Valor das Questões:
Questões 01 = 1,0 pontos
Questões 03 e 04 = 2,5 pontos cada questão
Questões 02 = 4,0 pontos
�

Outros materiais