Buscar

AD1 Educação e trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Segundo Albornoz, a cidade moderna fortemente separa os locais de trabalho e os locais de moradia. O artesão, por exemplo, morava e trabalhava familiarmente, mas o operário deve dirigir-se à fábrica. O trabalho doméstico ainda é considerado uma obrigação, relacionado ao gênero feminino, e não é considerado um trabalho. O cotidiano das mulheres que possuem um trabalho remunerado apresenta um quadro de fracionamento. A mulher se divide entre as duas jornadas: a doméstica e a de seu trabalho. Ou seja, após um dia inteiro de trabalho remunerado, ela chega para produzir e trabalhar em casa, mas dessa vez sem remuneração. Tradicionalmente, o trabalho doméstico não é incumbido ao homem. O resultado é uma sobrecarga de trabalho, principalmente se ela ocupa uma posição de chefe de família, com necessidade de prover o sustento da família. Inclusive, há uma dificuldade de capacitação e formação continuada pelas mulheres, se comparadas aos homens, em detrimento da dupla jornada de trabalho. 
Estando ou não inseridas no mercado de trabalho, todas as mulheres são as principais responsáveis pelas atividades domésticas e realizam tarefas que são desvalorizadas pela sociedade. O fator tempo também é importante, visto que a mulher que “trabalha fora” gasta um tempo precioso na sua locomoção lar x trabalho. O impacto dessa divisão na vida cotidiana do trabalhador e do seu trabalho leva o indivíduo a um desgaste físico e emocional, o que gera um grande desestímulo por parte desse sujeito.
2.Etimologicamente, o termo escola vem de um vocábulo grego que significa tempo livre, descanso, lazer o u ócio. Originalmente, as escolas não formavam para atividades práticas ou produtivas. Saviani define que o papel fundamental da escola de nível médio será o de recuperar a relação entre o conhecimento e a prática do trabalho. Enquanto no ensino fundamental a relação escola e trabalho é implícita e indireta, e basta o domínio dos elementos gerais do conhecimento visando contribuir para o processo de trabalho na sociedade, no ensino médio esse conhecimento é explícito para que haja domínio teórico e prático sobre como o conhecimento se articula com a produção. O ensino médio envolverá a manipulação dos processos práticos básicos da produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais