A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
SIMULADO

Pré-visualização | Página 1 de 1

AUDITORIA OPERACIONAL
	
	Simulado: GST0460_SM_201102333379 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): ANA CRISTINA DE PAULO DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201102333379
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 01/07/2014 21:24:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102464350)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O jogo de planilha em um contrato de obras é a ocorrência de alterações quantitativas na planilha contratual, por meio de acréscimos, decréscimos, supressões ou inclusões de serviços e materiais, que modificam o equilíbrio econômico-financeiro inicial, causando dano ao Erário sem justificativa adequada" (in Auditoria Governamental, TCU, 2011). Entre as técnicas de auditoria apresentadas abaixo, qual a que melhor se adapta à comprovação da situação descrita?
		
	
	Cálculo.
	
	Investigação.
	
	Observação.
	
	Confirmação.
	 
	Revisão analítica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102464301)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção verdadeira a respeito do objetivo primordial e abrangência da auditoria no Setor Público Federal.
		
	
	A abrangência e o objetivo primordial são o de assegurar que os recursos alocados aos projetos sejam aplicados no cumprimento das políticas públicas.
	 
	O objetivo primordial é o de garantir os resultados operacionais na gerência da coisa pública, abrange todas as unidades e entidades públicas federais e leva em conta os aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo.
	 
	Abrange as entidades e unidades da administração indireta e tem como objetivo primordial verificar a regularidade dos atos praticados por ordenadores de despesa quanto à execução orçamentária e financeira.
	
	A abrangência é a definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício e o objetivo primordial é verificar o cumprimento da lei orçamentária anual.
	
	O objetivo primordial é o de garantir que os objetivos e metas definidos no orçamento sejam atingidos e abrange as entidades constantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102464298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando uma auditoria é realizada com o objetivo de verificar se os normativos, legais ou regimentais, foram respeitados pelos atos praticados por um gestor público, o que se procura avaliar é o aspecto da
		
	
	economicidade.
	 
	legalidade.
	
	legitimidade.
	
	impessoalidade.
	
	publicidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102464292)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na auditoria do setor público é importante que os elementos do ativo sejam avaliados de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade. Em 21/11/2008, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou a NBC T 16.10 ? Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público, na qual são estabelecidos os critérios para a avaliação ou mensuração de ativos e passivos do setor público. De acordo com essa norma
		
	 
	os direitos, os títulos de crédito e as obrigações prefixados são ajustados ao valor presente.
	
	as participações em empresas e em consórcios públicos ou público-privados, em cuja administração se tenha influência significativa, devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método do custo de aquisição.
	
	as disponibilidades são mensuradas ou avaliadas pelo valor original, feita a conversão, quando em moeda estrangeira, à taxa de câmbio vigente na data em que o ativo ficou disponível para a entidade.
	
	se o valor de aquisição, de produção ou de construção dos estoques for inferior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor de mercado.
	 
	os gastos posteriores à aquisição ou ao registro de elemento do ativo imobilizado jamais devem ser incorporados ao valor desse ativo, mesmo quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102464424)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o art. 71 da Constituição Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo, realizar inspeções e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pública com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras, ele está realizando uma auditoria
		
	 
	contábil.
	
	de gestão.
	 
	de acompanhamento de gestão
	
	operacional.
	
	especial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102464416)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca da elaboração de especifições técnicas e projetos básicos para contratação de obras e serviços, é correto afiar que:
		
	 
	o projeto básico de uma licitação não pode ser elaborado pelo próprio órgão licitante.
	 
	se a referência de marca ou modelo for indispensável para a perfeita caracterização do material ou equipamento, a especificação deve conter obrigatoriamente a expressão ¿ou equivalente¿.
	
	as especificações técnicas podem reproduzir catálogos de determinado fornecedor ou fabricante, de modo a permitir alternativas de fornecimento.
	
	durante a licitação é facultado verificar ou não se o empreendimento necessita de licenciamento ambiental.
	
	o projeto básico deve ser elaborado posteriormente à licitação e receber a aprovação formal da autoridade competente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102464345)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinale a afirmativa correta em relação à auditoria interna.
		
	 
	A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades que necessitem de providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames.
	
	Atualmente, o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão e risco da entidade por parte do auditor depende mais propriamente da área a ser auditada, do que do planejamento em si da auditoria.
	
	A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento e execução dos trabalhos, estando os riscos relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.
	
	São considerados na aplicação dos testes de observância os seguintes procedimentos: inspeção, observação, investigação e confirmação, cálculo e revisão analítica.
	 
	O parecer é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102464286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O requisito que deve ser avaliado para aferir o desempenho da gestão de unidade orçamentária auditada é a
		
	 
	eficiência.
	
	cobertura.
	
	seletividade.
	
	estabilidade.
	
	permanência.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102481891)
	
	A auditoria intern pode atuar como uma ramificação da auditoria externa ou independente?
		
	
Sua Resposta: NNNHHNN
	
Compare com a sua resposta: Sim, mas esta definição parte da empresa quando da determinação do escopo que será executado pela auditoria externa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102481888)
	
	Considerando a importância da auditoria seja ela interna ou externa, qual das duas é considerada uma auditoria independente?
		
	
Sua Resposta: NNNNNN
	
Compare com a sua resposta: A auditoria externa.
	
	 VOLTAR