Buscar

Histologia para tirar 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Histologia-prática
Para tirar 10 na prova!
*
Lâmina H-2 e H-3
feixe vásculo nervoso
Artéria e veia de médio calibre
Túnica íntima: arterias - endotélio (tec.epitelial plano simples), subendotélio(não visualizável) e LEI (artérias). As cels. dessa tunica secretam colageno, endotelina, oxido nitrico, fator de Von-Willebrand e ECA. Nas veias, endotelio liso. 
Tunica media: arterias – 12 ou + camadas de musc. Liso, poucos componentes elasticos e LEE visivel. Nas veias – 3 a 4 camadas de musc. Entremeados de tec. Conjuntivo.
Tunica adventicia: arterias – tec. Conjuntivo frouxo a denso não modelado com vasa vasorum. Nas veias - tec conjuntivo com fibras colagenas e muitos vasa vasorum
*
*
Lâmina H-4
artéria de grande calibre
Íntima: muito tec. Conj. Frouxo, tem LEI não visível (pois se confude c as fibras elásticas), há também fibroblastos e fibras colágenas não identificáveis. As fibras e laminas elasticas dessa tunica suportam e mantem a pressao do sangue bombeado pelo coração.
Média: fibras e lâminas elásticas concentricas fenestradas (de 40 a 70), com céls.musc. Lisas, há tb fibras colágenas não identificáveis e LEE pouco evidente.
Adventícia: delgada, tec.conj.frouxo a denso não modelado e grandes qtdes de vaso vasorum, fibras colagenas e pode ter vasos linfaticos.
*
Lâmina H-8
veia de grande calibre
Íntima: endotélio e subendotélio não visualizável
Média: bastante delgada
Adventícia: camada mais espessa - sistema sandwuich, feixes de músculo liso cortados transversalmente e tec.conj.denso não modelado.
*
Artéria e veia de pequeno calibre
Artéria: pouco tec. Conj. Frouxo na camada íntima e não tem LEI, 5 a 10 camadas de músc. liso na camada média e não tem LEE
Veia: possui musc. Liso na tunica media e pequena qtde.de tec. Conj. Na adventícia.
*
Arteríola e vênula
Arteríola: o núcleo se assemelha a um charuto, tem 1 a 3 camadas de músc. liso na túnica média
Vênula: núcleo mais achatado-circular, mais de 4 cél.endoteliais acompanhadas de escasso tec conj.e acompanha uma arteríola
*
Capilares
De 1 a 3 céls ENDOTELIAIS (ou seja com núcleo achatado q no corte transversal aparece como meia-lua)
Capilar sanguíneo: contínuo - pâncreas exócrino, gls.exócrina, nos músc. e pulmões, osso, timo, cérebro - ñ há interrupções em sua parede.
 fenestrado - em meio há gls.endócrinas, nos rins e no olho - há interrupções em sua parede, fenestras c/ diafragma
 sinusóide - sempre acompanhado de céls.de defesa contém pericito que faz fagocitose-ñ tem diafragma,grandes fenestrações. Localizam-se na medula oessa vermelha, baço, glandula supra-renal e figado.
 
capilares contínuos: podem estar entremeados céls.musculares,gls.exócrinas (neste caso,órgão: músc.estriado esquelético.)
*
Capilares-continuação
Capilar contínuo:acompanha hemácias e podem estar presentes em músculos e ser acompanhado por vasos linfáticos que server a drenagem do líq.tissular intercelular.
Capilar fenestrado: podem ser encontrados em ductos renais,mas precisamente,nos glomérulos renais
*
Continuação capilares
Capilar sinusóide: o capilar está acompanhando céls.de defesa como macrófagos,neutrófilos e outros.
Órgão provável:tecido linfóide difuso-por exemplo no jejuno.
Capilar sinusóide:estão situados na medula óssea vermelha
*
Coração→ é inervado por fibras simpáticas e parassimpáticas que apenas interferem na freq. e ñ na geraçao do impulso.
Endocárdio: tecido conjuntido frouxo a denso não modelado, com fibras elasticas. Subdividido em endotélio, subendotélio e subendocardio (fibras de purkinje – cel. Grandes com nucleo central, circundado por uma zona não corada chamada halo perinuclear, miofribrilas na preriferia e armazenam glicogenio).
Na ponta da seta está apontada uma fibra de Purkinje.
Região localizada: subendocárdio
*
Miocárdio: musculo estriado cardiaco com fibras musculares interligadas com endomisio, celulas musculares cardiacas unidas por discos intercalares (junções de adesão, junções comunicantes e desmossomos).
Cardiocitos: contrateis, condutores (cel. Marcapasso, sino-atriais, atrio-ventriculares e do feixe de Hiss) e secretoras (FNA)
Obs.: o FNA(fator natriurético atrial) é despejado na CS relaxa a parede dos vasos,inibe o mecanismo da aldosterona,gerando queda da pressão cardáca,sempre que o Crono/Iono/Dromotropia estão elevados(inibe a renina e a aldosterona.
sistema impulso condutor: os impulsos iniciam no nó sinusal difunde-se pelos átrios,até atingir o nó átrio-ventricular,vai até o feixe de Hiss e chega até as fibras de PURKINJE no endocárdio.
Músculo cardíaco estriado esquelético:fibras cardíacas em cortes transversais,long.e oblíquos. Podem ser observados capilares contínuos.
Músculo cardíaco estriado esquelético: com junções GAP(discos intercalares)formação do síncicio funcional. Presença de capilares contínuos.
*
Epicárdio: tecido conjuntivo fibroelastico e tecido adiposo, com grandes vasos revestidos por mesotelio (linfaticos ou sanguineos) e nervos.
O coração é identificado na lâmina em forma de uma cúpula preta ou roxa escura e tal coloração se deve a presença das fibras musc.estriadas cardíacas; o coração se deriva da mesoderma e se forma na terceira semana ( 22 a 24 dias).
*
Vasos linfáticos
Capilar e vasos linfáticos são encontrados em regiões linfóides. Constituem um circuito de fundo cego,que sai do tec.conj.intersticial e se fundem p/ originar os vasos coletores que desembocam no ducto torácico, há áreas sem memb.basal e são presos por filamentos de ancoragem. Não estão presentes no SNC, medula ossea, ouvido interno e olho. Funções: sistema de defesa/transp. De anticorpos para o sangue, absorção e tranporte de gordureas da alimentação, drenam o excesso de liq. Intersticial dos tecidos.
Obs.-celulite se origina da estase linfática e venosa e o edema de traumas nos capilares linfáticos.
Vaso linfático: se encontra na mucosa e submucosa desse órgão (intestino grosso)
Vaso linfático: se encontra na camada mucosa desse órgão (intestino delgado-jejuno)
*
Sistema Imune
órgãos linfóides primário: timo e medula
órgãos linfóides secundários:linfonodos,baço,tonsilas,placas de Peyer(MALT)
OBS.:Linfócitos são constituintes da barreira específica e macrófagos da inespecífica.
ÓRGÃOS LINFÓIDES SECUNDÁRIOS
Lâmina I-3: linfonodo ou gânglio linfático,composto p/nódulos linfóides e presente na corrente linfática.
Cápsula→tec.conj.,onde são observados vasos linfáticos aferentes.Abaixo da cápsula podem ser observados os seios sub-capsulares ou marginais (com céls. Reticulares e/ou dendríticas)
Trabécula→invaginações do tec. Conj.da cápsula para o interior do órgão,pode haver a presença de músc.liso. Ao redor das trabéculas há os seios peritrabeculares.
Hilo→Região espessada de tecido conjuntivo onde são observados vasos linfáticos e entrada de art.e saída de veias. Nesta zona os tecidos da cortical se interrompem e só existem estruturas da medular.
Seios→espaços por onde circula a linfa,const.por tecido reticular linfóide.
Zona cortical →região constituída por tec.linfóide nodular e por tec.linfóide difuso.
Zona paracortical→formada por tec.linfóide difuso e com predomínio de linfócitos T (área timodependente)- o inchaço da região paracortical gera as conhecidas ínguas.
Zona medular→região constituída por cordões medulares- NÃO pode ter linfócito T
*
Cápsula- ver vasos linfáticos(são mais valvulados),que farão a drenagem do líq. Tissular.
Seio Subcapsular -presença de céls.reticulares e/ou dendríticas,predominantemente,que tem por função defesa e as céls.dendríticas capturam antígenos e esitmulam os linf.T
Zona cortical- presença de nódulos linfóides.
Trabécula-tec.conjuntivo
Zona paracortical- quando incha gera ínguas,os linfócitos T predominam,os quais se dividem em auxiliar ou helper(através de interleucinas alertam as outras céls.sobre o microorganismo
estranho a ser atacado,são mortos pelo HIV), citotóxico ou killer ou assassino-CD8(executam o antígeno),supressores(manda parar o ataque) e NK(natural killer)-só ataca células cancerígenas.
*
Zona medular- presença de cordões medulares formados p/tec.linfóide difuso,não pode ter linfócitos T.
Seio peritrabecular- entre a trabécula e a zona cortical.
Seio medular e cordão medular (não pode ter linfócito T)
*
BAÇO: depurador do sangue,juntamente com o fígado e o rim
Cápsula: tecido conjuntivo,onde podem ser observadas céls.musculares lisas
Trabéculas ou septos:invaginações do tec.conj.onde são observados vasos sanguíneos.
Polpa esplênica-constitui o parênquima do órgão e se apresenta sobre 2 formas:
a) Polpa branca :consiste em nódulos linfáticos,cuja principal característica é a presença de arteríola folicular (que é centralizada em nódulos inativos e excêntrica em nódulos ativos). Apresenta tb as bainhas periarteriais de linfócitos(BLPA),que formam uma área timodependente
*
 b) Polpa vermelha: constituída por cordões esplênicos formados por tec.reticular com características especiais:enriquecidos por elementos do sangue(eritrócitos,plaquetas e granulócitos). Aqui se situam os macrófagos,tb apresenta os sinusóides esplênicos(que são capilares sanguíneos de paredes dilatadas contendo sg no seu interior.
*
Tonsila Palatina-órgão linfóide secundário- hemicápsula completa. Representante do MALT,mas precisamente do GALT. Algumas estruturas relevantes das amígdalas:
→Criptas:fendas profundas revestidas por epitélio plano estratificado não-queratinizado,são invaginações entre os nódulos.
→Nódulos linfóides:com centros germinativos mt desenvolvidos,situados abaixo do epitélio das criptas.
→Cápsula: hemicápsula completa,de tecido conjuntivo,recobrindo somente os lados e a base da amígdala.Da cápsula saem trabéculas ou septos(presença de tec.conj.-fibroblastos) em direção à superfície do órgão.
Criptas(C) e eepitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.
Nódulo linfóide(NL) e epitélio de revestimento.
*
Cápsula ( C ): seguindo a cápsula em toda a sua extensão vê-se a hemicápsula completa de tecido conjuntivo,recobrindo somente os lados e a base da tonsila.
Observações: no intestino grosso pode ocorrer a formação de nódulo linfóide isolado(GALT)com presença de numerosos linfócitos. Situados na túnica submucosa.
*
Nódulos linfóides agregados ou confluentes: representante do GALT,no intestino delgado(íleo),neste preparo o tec. Linfóide forma grandes massas de nódulos confluentes constituindo as PLACAS DE PEYER,localizada na camada submucosa do órgão.
Fibras reticulares formam o arcabouço,há presença de células M (apresentadoras de antígenos),não visíveis. Há hemicápsula de tec. Conjuntivo descontínua e incompleta(qndo a hemicápsula incompleta se completar dará origem a uma amígdala). Não tem criptas.
PLACA DE PEYER – presente no íleo(intestino delgado) na camada submucosa.
*
Nódulos linfóides agregados ou confluentes-apêndice cecal-GALT
→Neste órgão o tecido linfóide se apresenta sob a forma de nódulos linfóides agregados,entre as túnicas mucosa e submucosa.Sustentado por fibras reticulares
No córtex do nódulo predominam células linfócitos T e pode ter tb macrófagos,céls.reticulares…
Tem tecido linfóide nas formas:difusa,agregada e densa
*
INFILTRAÇÃO DE TECIDO LINFÓIDE NO TECIDO CONJUNTIVO-intestino delgado(jejuno)
O tecido conjuntivo frouxo localizado entre as glândulas tubulares encontra-se infiltrado por tecido linfóide(linfócitos e plasmócitos bem visíveis)
*
ÓRGÃOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS Timo:órgão linfóide 1,assim como a medula: é o único lugar do sistema imune que não tem fibras reticulares,mas sim céls.reticuloepiteliais. É um órgão educador de linfócitos(através das céls.dendríticas tímicas),logo não pode ter nenhum antígeno dentro dele,caso contrário perde as diferentes linhagens de linfócitos que apresenta,por isso não tem céls.reticulares. CURIOSIDADE: pessoas que vivem em lugares altos têm por maior tempo o timo preservado e especula-se a associação do timo e a longevidade! A medula deriva do endoderma. A cápsula tímica envia septos que dividem o timo em lóbulos incompletos: -Zona cortical: Região periférica constituída por tec.Linfóide difuso,no qual predominam os linfócitos T
Zona cortical é mais escura pela grande presença de linfócitos T. É a região mais preiférica.
*
-Zona medular: região mais clara onde podem ser observados células de origem endodérmicas denominadas de células reticulares epiteliais ou reticuloepiteliais que podem estar isoladas ou formando os corpúsculos tímicos ou de Hassal. Há tb linfócitos T,que são as células preddominantes,mas ocorrem em número menor que no córtex.
Há presença do corpúsculo de Hassal que tem por função provável a retenção de antígenos. E tb da célula reticuloepitelial, com núcleo batataforme, que tem por função a produção de fatores protéicos de crescimento que estimulam proliferação e diferenciação dos linfócitos T(secreção parácrina-timosina e timopoetina)
*
MEDULA ÓSSEA VERMELHA:órgão linfóide 1(primário,assim como o TIMO)
→É constituída de tecido reticular mielóide(tecido mielolinfóide). Neste tecido encontram-se células precursoras de todas as células sanguíneas,mas apenas será observado o megacariócito.
*
PELE E ANEXOS
→O tegumento se divide em dois tipos:TEGUMENTO ESPESSO E TEGUMENTO DELGADO, a diferença entre esses dois tegumentos está na epiderme,pois o delgado na epiderme tem a camada lúcida ausente,a córnea reduzida ou ausente e a granulosa reduzida,enquanto q o tegumento espesso apresenta os 5 estratos e não tem fâmeros(pêlos).
 O tegumento apresenta a seguinte estratigrafia:
Epiderme:derivada do ectoderma epitélio plano estratificado queratinizado ou não queratinizado avascular
-camada basal: unidade proliferativa epidérmica – unica camada de células epiteliais cilíndricas c/ núcleos ovalados que repousa sobre uma membrana basal, interdigita com a derme e é a camada mais interna da epiderme. Apresenta MELANÓCITOS, que são células mais escuras na camada basal, que tem por função a produção de melanina (ela aparece como grânulos pardos ou pretos- os melanócitos se parecem c/ as CÉLULAS DE LANGERHANS (CÉLULAS DENDRÍTICAS),que são células apresentadoras de antígeno que representam o componente de defesa cutâneo - elas migram da epiderme para o linfonodo onde se diferenciam em células dendríticas ativas pelo MHC que estimula a ativação dos linfócitos T; e há também presença de CÉLULAS DE MERKEL (tipo celular independente,tem a função de mecanorreceptores para sensibilidade superficial, ligam-se a queratinócitos p/ desmossomos).
-camada espinhosa: possui muitas camadas de céls.que se aderem as céls.adjacentes por prolongamentos citoplasmáticos, via desmossomos, e dão aos contornos celulares um aspecto espinhoso.
OBSERVAÇÃO- estrato basal + espinhoso = estrato de Malpighi ou Germinativo, devido a capacidade de renovação.
*
-camada granulosa: Consiste em duas cadadas de queratinócitos (produem interleucina 1 e timopoetina) com grânulos de querato-hialina que confere basofilia (roxa) a célula. → Filagrina – induz a agregação de queratinas e forma uma matriz filamentosa-núcleo claro.
-camada lúcida: zona delgada eosinófila (alaranjada) ,presença de células achatadas, anucleadas, mortas, ricas em eleidina.
-camada córnea: constitui-se de numerosas camadas de células pavimentosas,totalmente queratinizadas anucleadas. Acentuada eosinofilia pela queratina. É onde começa a descamar a epiderme.
OBSERVAÇÕES: - Formação da queratina:
Pré-queratina(camada basal)→pré-queratina(camada espinhosa) → recebe grânulos de querato-hialina (camada granulosa) →recebe eleidin a(camada lúcida) → Queratina formada (camada córnea). Esse processo leva em média 4 semanas,se levar menos tempo que isso a pessoa desenvolve a psoríase.
EPIDERME E SEUS ESTRATOS:
C-camada córnea
L-camada lúcida
G-camada granulosa
E-camada espinhosa
B-camada basal
*
2. Derme: derivada do mesoderma lateral ,é constituída p/ tec.conj.e é onde se fixa a epiderme e a derme prossegue com o tecido subcutâneo rico em lipídios.Nota-se a presença de folículos pilosos e gls.sudoríparas e sebáceas-anexos do tegumento. Constitui-se de 2 camadas:
-Derme Papilar: consiste em tec.conj.frouxo (fibroblastos,fibras colágenas-tipo I,III,IV e fibras elásticas). Há a presença de Corpúsculo de Meissner (mecanorreceptor para o tato). Presença do plexosubpapilar (capilares contínuos) e plexo cutâneo- no limite da derme papilar com a derme reticular.
-Derme Reticular: consiste em tec.conj.denso com fibas colágenas grossa em feixe e fibras elástica.
DP-Derme Papilar
DR-Derme Reticular
OBSERVAÇÕES:
a) a grande qtde de colágeno confere a derme uma acentuada força mecânica, além elasticidade da pele.
b)a derme é ricamente vacularizada e nela possui a anastomose arterio-venosa que é importante para o controle da temperatura,para a sudorese e para exteriorizar emoções.
*
Hipoderme
Tecido adiposo, com corpusculos de Vater-Pacini, glandulas sudoriparas e nervos.
Vater- Pacini
Glandulas sudoriparas na hipoderme.
*
Pele delgada: normalmente encontrada no couro cabeludo, mucosa oral de revestimento. Se caracteriza por possuir na EPIDERME: lúcida ausente, restos da granulosa, córnea reduzida, espinhosa muito delgada e presença de fâneros.
EP-EPIDERME C-CAMADA CÓRNEA
D-DERME G-CAMADA GRANULOSA
AP-ANEXOS DA PELE B-CAMADA BASL
E-CAMADA ESPINHOSA
Comparações entre Pele Delgada e Pele Espessa
*
PELE ESPESSA: normalmente encontrada na sola do pé, apresenta tec.de revestimento epitelial estratificado queratinizado (queratina evidente). E apresenta os 5 extratos da epiderme bem definidos, há ausência de fâneros.
*
ANEXOS DA PELE- fâneros
Glândulas sudoríparas da hipoderme (não faz parte da pele): encontradas nas axilas, região anogenital(apenas as apócrinas) e outras, são gls.exócrinas tubulares simples enoveladas. Contém ácinos secretores, a porção secretora fica na hipoderme. O ducto se abre no folículo piloso ou na epiderme,são inervadas p/n ervos adrenérgicos ou colinérgicos. Contém células mioepiteliais entre a membrana basal e as céls.secretoras. Podem ser merócrinas ou apócrinas, as apócrinas apresentam ácinos secretores maiores, nervos adrenérgicos e o ducto se abre no folículo piloso.
CORPÚSCULO DE VATER-PACINI: é uma mecanorreceptor para o estímulo de pressão,localizados na hipoderme,perto desses corpúsculos poderão ser localizados nervos mistos e há muitos feixes de colágeno delgado e espesso.
*
ANEXOS DA PELE-continuação
Glândulas sudoríparas e sebáceas:a glândula sebácea sempre acompanha um folículo piloso e é uma gl.alveolar simples holócrina,a sua porção secretora repousa na derme,ao contrário da sudorípara que é na hipoderme e o ducto excretor se abre no colo do folículo piloso ;sua secreção é o sebo,que mantém a flexibilidade do estrato córneo e conserva o calor corporal.
Glândula sebácea e folículo piloso: a glândula sebácea (gl.exócrina alveolar) sempre acompanha o folículo piloso.
*
ANEXOS DA PELE: folículo piloso(pêlo)
Folículo Piloso: é constituído por medula (queratina mole- rosa), córtex (queratina dura-amarelada e melanina) e cutícula (delgada e difícil de visualizar, queratina dura). E o folículo piloso pode também estar sem a medula e sem cutícula ai fica vazio dentro. Nesta lâmina vê-se também gls. Sebáceas que sempre estão associadas ao folículo piloso.
Folículo Piloso: nesta lâmina está mais visível a bainha conjuntiva e a bainha epitelial, assim como o córtex,a medula,a e a cutícula.
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Funções:
 -trocas gasosas
 -através de enzimas conversoras participam na ativação da ang.II
 -fonação e olfação
 -regulação térmica
 -produz subst. ativas na circulação.
Composição:
 -PORÇÃO CONDUTORA -PORÇÃO RESPIRATÓRIA
-MECANISMOS DE VENTILAÇÃO
*
TRAQUÉIA:Pertence a porção condutora do do sistema Respiratório. Estende-se desde a laringe até a bifurcação da traquéia,onde se divide nos brônquios primários que penetram em hilo dos pulmões. É dividia em túnicas:
a)Túnica mucosa: -tecido epitelial pseudoestratificado cilíndrico ciliado e entremeados por células caliciformes: Tal túnica apresenta as seguintes células: células basais(se apoiam na lamina basal,fazem mitose p/produzir céls.indiferenciadas),células ciliadas,células caliciformes(secretoras de mucina),células em escova(com microvilosidades,cilíndricas),células intermediárias e células endócrinas(SNED-sistema neuroendócrino difuso-podem secretar serotonina,ADH e calcitonina.
Abaixo do tecido epitelial há a LÂMINA PRÓPRIA-tec.conj frouxo rico em fibras elásticas.
b)Túnica submucosa:tecido conjuntivo onde se encontram diversas gls. Mucosas e serosas(segundo o Junqueira essas gls.estão na mucosa). Há presença de fibras elásticas e elementos linfóides.
c)Peças cartilaginosas em forma de C
d)Adventícia: Tecido conjuntivo.frouxo fibroelastico.
MUCOSA+FIBROCARTILAGINOSA+ADVENTÍCIA=TRAQUÉIA→em casos de crise asmática há constrição fibrocartilaginosa.
*
Lâminas da traquéia
Traquéia:mucosa,submucosa com gls.seromucosas.
Epitélio respiratório da traquéia:tecido epitelial pseudoestratificado cilíndrico ciliado entremeado por células caliciformes.
*
PULMÃO:porção respiratória-encontra-se dividido por lobos,pulmão direito 3 lobos e pulmão esquerdo 2 lobos. A superfície externa é revestida por pleura visceral. Após entrar nos pulmões,os brônquios se dividem em brônquios secundários intrapulmonares e esses por sua vez se dividem tb.
BRÔNQUIOS –são circundados por peças de cartilagem
 -epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes
 -lâmina própria:camada circular e descontínua de m. liso e gls. Seromucosas
Se divide em camadas:
Mucosa: Tecido epitelial varia de pseudoestratificado cilíndrico ciliado a cilíndrico simples ciliado,ambos com células caliciformes. Presença de Lâmina própria(tec.conj. Frouxo).
Camada de tecido muscular: disposição circular
Camada de tec.conj. Com gls. Mucosas ou mistas
Placas de cartilagem hialina
Adventícia –tecido conjuntivo.
*
BRONQUÍOLO: Há ausência da fibrocartilagem e ausência de glândulas- grande quantidade de m. liso e fibras elásticas em substituição da fibrocartilagem e das gls. Se divide em túnicas:
mucosa- tecido epitelial varia de cilíndrico simples ciliado com algumas células caliciformes a cúbico simples ciliado ou não. Presença de Lâmina Própria - tecido conjuntivo frouxo
Camada de tecido muscular liso- disposição circular
Observar ausência de fibrocartilagem,no demais é bem semelhante ao brônquio. 
*
BRONQUÍOLO(epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com céls. caliciformes)
 ↨ 
BRONQUÍOLO TERMINAL(epitélio cúbico ciliado)
São revestidos por epitélio cúbico simples ciliado com células de clara-produzem o surfactante que cobre a superfície do epitélio e regula o tranporte de íon cloretos.
Mudança gradativa de epitélio- diminui a superfície para facilitar as trocas gasosas.
*
BRONQUÍOLO RESPIRATÓRIO OU TRANSITÓRIO: neles estão os sacos alveolares, o epitélio cúbico baixo é descontínuoe substituído por células epiteliais alveolares pavimentosas do tipo T.
REPRESENTAM A REGIÃO TRANSITÓRIA ENTRE A PORÇÃO CONDUTORA E A RESPIRATÓRIA.
obs.: BARREIRA HEMATO-AÉREA:
 surfactante
 epitélio alveolar tipo T
 memb. Basal epitelial
 espaço intersticial
Memb.basal do capilar
Endotélio capilar 
*
DUCTOS ALVEOLARES:condutos formados por alvéolos e sacos alveolares. Entre os alvéolos pode haver alguns coxins.
Coxins: epitelio cubico simples sob conjuntivo frouxo, com
elementos vasculares e elasticos. Servem de sustentação da arvore respiratoria.
*
ALVÉOLOS: expansões em forma de saco revestidas por delgado ep.plano simples. A parede alveolar é comum a dois alvéolos e por isso é chamada de septo interalveolar(indicado na seta). Em baixo do epitelio há tecido conjuntivo rico em fibras elasticas com capilares.
Saco alveolar: grupo de alveolos se abrindo em um espaço comum..
*
SISTEMA DIGESTÓRIO
-FUNÇÕES: transporte de nutrientes e absorção e metabolismo
Composição: BOCA, FARINGE, ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO.
Glândulas anexas: Fígado, pâncreas,parótida, submandibular e sublingual.
Estrutura geral do tubo digestório(4 camadas):
Túnica mucosa: camada interna que se compõe de uma lâmina epitelial e uma lâmina própria(tec.conj.frouxo→para nutrição e sustentação). No canal(do esôfago até o ânus)encontra-se uma camada de musculatura lisa:muscular da mucosa, 
Túnica sub-mucosa: tecido conjuntivo que reveste por fora a mucosa,sendo ausente na boca e nas fauces. presença de plexo sub-mucoso de MEISSNER, e presença de gls.e vasos linfáticos.
Túnica muscular: camada de musculatura lisa,presença de plexo mioentérico de AUERBACH.
Adventícia : camada externa de tec. Conjuntivo presente na faringe, esôfago e reto. O estômago e o resto do tubo digestivo até o reto são revestidos pelo peritônio na sup.externa. O peritônio é a túnica serosa, composta de ep.pavimentoso simples ou mesotélio e de tecido conjuntivo sub-mesotelial.
FUNÇÕES:
-MUCOSA: revestimento epit.,barreira semi-permeável, e síntese e secreção de enzimas digestórias, absorverabsorver produtos da digestão; secretar hormônios; produzir muco
	- Lâmina própria: linfócitos, nódulos linfáticos, plasmócitos, macrófagos (defesa imunitária) 
 – Muscular da mucosa: movimentação da mucosa independente do tuboaumentando contato de cél. absortivas e nutrientes.
CAMADA MUSCULAR: mistura e progressão do alimento através de contrações geradas e coordenadas pelos plexos nervosos.
*
LÁBIO: 
a) Face externa: pele
Epiderme: epitélio plano estratificado queratinizado. Derme: camada papilar - tecido conjuntivo frouxo camada reticular - tecido conjuntivo denso não modelado Anexos da pele: folículos pilosos com pelos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
b) Face interna: mucosa
Epitélio plano estratificado não-queratinizado. Tecido conjuntivo frouxo. Tecido conjuntivo denso não modelado.
A massa central do lábio é constituída de músculo estriado esquelético (Orbicular oris). Obs: nesta lâmina não são observadas as glândulas salivares mucosas (salivares menores). Obs: pró-lábio=transiçao muco-cutânea entre a pele e a mucosa oral. 
*
Língua:
Mucosa formada por tecido epitelial plano estratificado e tecido conjuntivo. Nesta lâmina é possível observar a mucosa de revestimento na face inferior ou ventral, sem papilas, e a mucosa especializada na face superior ou dorsal, com papilas (elevações da mucosa):
 - Papilas filiformes: pontiagudas e queratinizadas (queratina mole, em rosa),mais abundante e menores,organizadas em V,paralelas ao sulco terminal;
-Papilas circunvaladas(caliciformes):diretamente ant.ao V lingual, são as maiores,circundadas por depressões com corpúsculos gustativos(produz lipase lingual para o leite).
Papilas fungiformes: em forma de fungo ou cogumelo com a base estreita; a superfície superior é dilatada e nela podem existir de 1 a 3 corpúsculos gustativos(botão gustativo).
Muscular com músculo estriado esquelético disposto em várias direções.
 
Mucosa dorsal,mucosa ventral e muscular.
Papila fungiforme com botão gustativo.
*
Papilas: fungiformes, filiformes.
Papila fungiforme com botão gustativo:contém 4 tipos celulares:células basais(cél.mãe proliferativas),cél.intemediárias,céls.escuras e claras. Todas possuem microvilosidades apicais exceto as cél.basais→ identificação dos 5 sabores.
*
PAPILAS CIRCUNVALADAS: Ressaltar a presença de glândulas de Von Ebner,que situam-se na base da papila. Seus ductos abrem-se no sulco e os ácinos serosos estão situados mais profundamente.
Possuem a lipase do leite, responsavel pela limpeza da paila.
*
DENTE:
Esmalte - É perdido durante o processo de desmineralização. Dentina - Tecido mais espesso, que dá forma ao dente. Nela são observados os processos odontoblásticos. Pré-dentina - Matriz orgânica da dentina; aparece como uma faixa estreita, menos corada do que o restante da dentina. Polpa - Tecido conjuntivo frouxo com células de defesa, fibroblastos, vasos sangüíneos, linfáticos e filetes nervosos. Localizados na periferia da polpa encontram-se os corpos celulares dos odontoblastos, células responsáveis pela formação de predentina e dentina, seus prolongamentos (processos odontoblásticos) ficam alojados nos túbulos dentinários. Cemento - tecido parcialmente mineralizado onde se inserem as fibras do ligamento periodontal. No terço apical da raiz o cemento pode conter cementócitos. É avascular. Encontra-se recobrindo a dentina e é mais acidófilo. Cemento celular (proximo a raiz do dente) e cemento acelular (próximo a coroa) Ligamento periodontal - tecido conjuntivo denso, rico em feixes organizados de fibras colágenas responsáveis pela sustentação do dente no alvéolo. Osso alveolar - tecido ósseo primário cuja principal função é dar ancoragem às fibras do ligamento periodontal. Gengiva - Porção da mucosa oral mastigatória que recobre parte dos dentes. É formada por tecido conjuntivo denso e epitelio plano estratificado.
*
*
GLÂNDULAS SALIVARES:
Parótida-gl. Túbulo acinosa composta ou exócrina acinosa (predominantemente serosa)
Presença de ducto-excretor ou extra-lobular na camada conjuntiva interlobular. Nos lóbulos há os ácinos,ductos intralobular estriado(bem rosa) e ductos intralobular intercalado(da cor dos ácinos,mas c/luz).
Cápsula - constituída de tecido conjuntivo que envia septos para o interior do órgão, delimitando lóbulos. Em cada lóbulo são encontrados:
Ácinos serosos - Suas células são basófilas, tem forma piramidal ou triangular, possuem um núcleo arredondado situado no terço basal. A luz deste ácino não aparece.
Ductos - classificam-se em intralobulares e extralobulares.
Intralobulares: Intercalar - muito pequeno, apresentando coloração semelhante a dos ácinos serosos. Sua parede é formada por epitélio cúbico simples, cujos núcleos aparecem muito próximos. A luz pode não ser visível. Estriado - formado por epitélio cilíndrico simples. Suas células são acidófilas e apresentam estriações na região basal, que nem sempre são visíveis. A luz é evidente.
Extralobulares: Também chamados excretores. Seu epitélio é geralmente estratificado e a luz pode ser muito grande. Há bastante conjuntivo ao redor, pois localizam-se nos septos ou trabéculas.
Obs.: reserva-se o termo parênquima às estruturas epiteliais, como ácinos e ductos glandulares, e o termo estroma ao tecido conjuntivo responsável pela sustentação, vascularização e inervação das glândulas. 
*
Glândula parótida: nesta lâmina há presença de septos,ducto excretor ou extralobular
*
Ducto intralobular estriado da gl.parótida
Apresenta luz visível. E é maior que o intercalado
Ducto intralobular intercalado
É menor e a luz nem sempre é visível.
*
GLÂNDULA SUBMANDIBULAR- gl. Exócrina túbulo acinosa,predominantemente mista
Cápsula - constituída de tecido conjuntivo que envia septos para o interior do órgão, delimitando lóbulos. Em cada lóbulo encontramos:
Ácinos serosos - já descritos anteriormente, na lâmina L6. Nesta lâmina eles são bem menores que os outros ácinos.
Ácinos ou túbulos mucosos - unidades de tamanho variável; núcleo achatado na base da célula piramidal, citoplasma mal corado. Limites celulares e luz do túbulo geralmente visíveis. Nesta lâmina são bastante raros, portanto difíceis de encontrar.
Ácinos ou túbulos mistos - predominantes. Constituídos por células mucosas recobertas por uma semilua de células serosas.
Ductos
- semelhantes aos da lâmina L6 (Parótida).
Ver lóbulos,ducto excretor,septo e ácinos mistos.
*
Ducto estriado,túbulo misto e ácino misto
Ducto intercalar
Ducto estriado
*
ESÔFAGO:
1. Túnica mucosa: a) Epitélio - plano estratificado b) Lâmina própria - tecido conjuntivo frouxo e) Muscular da mucosa - músculo liso em feixes longitudinais
2. Túnica Submucosa: Tecido conjuntivo, com glândulas do tipo mucoso. Nesta lâmina poderão ser encontrados alguns ácinos serosos e mistos.
3. Túnica muscular: Apresenta uma capa interna de células dispostas circularmente e uma externa com células longitudinais (em alguns locais desta lâmina as camadas musculares parecem estar invertidas). Algumas espécies, inclusive o homem, apresentam o terço superior com células musculares esqueléticas, o terço médio com células musculares esqueléticas e lisas e o terço inferior só com células musculares lisas (nesta lâmina só há músculo estriado esquelético).
4. Túnica adventícia: Encontra-se em quase toda a extensão do órgão, inclusive nesta lâmina, que contém um corte da porção superior do esôfago. Na porção inferior do esôfago (não encontrada nesta lâmina) o que existe é uma túnica serosa. 
*
CÁRDIA: região de transição do esôfago para o estômago.
1. Mucosa: a) Epitélio - passa abruptamente de pavimentoso estratificado (da porção final do esôfago) para epitélio cilíndrico simples, onde forma criptas. b) Lâmina própria - tecido conjuntivo com glândulas exócrinas tubulares mucosas – glandulas cardicas (não visualizadas nesta lâmina- gl. Cárdica produz muco que protege a mucosa do suco gástrico). c) Muscular da mucosa - músculo liso
2. Submucosa: Tecido conjuntivo que ainda contém glândulas esofágicas, nesta lâmina.
3. Muscular: Músculo liso distribuído em três camadas mal definidas.
4. Serosa: Tecido conjuntivo revestido por células mesoteliais. Obs.: Nesta lâmina aparece também a porção final do esôfago e a porção inicial da região fúndica; esta última é facilmente identificada pela presença de células parietais na túnica mucosa.ver detalhe na transição do epitélio na parte destacada abaixo da seta Ep.
*
ESTÔMAGO: é a parte mais larga do tubo digestório e comunica o esôfago ao intestino delgado. É responsável pela formação e processamento do alimento ingerido em um fluido denso e ácido, o quimo.
1. Mucosa: a) Epitélio - cilíndrico simples mucoso, com invaginações para a lâmina própria denominadas criptas ou fovéolas gástricas; b) Lâmina própria - apresenta glândulas exócrinas tubulares simples ou ramificadas, que nesta região são denominadas fúndicas.
Componentes celulares das glândulas fúndicas: - Célula parietal - cora-se intensamente pela eosina e possui o núcleo esférico na posição central. Secreta HCl e também o fator antianêmico intrínseco, que é necessário à absorção de vitamina B12. - Célula principal ou Zimogênica - é menor que a parietal, tem forma cilíndrica, é basófila, e possui o núcleo redondo, no terço basal. Secreta enzimas gástricas (pepsina, renina e lipase gástrica). - Célula Mucosa - seu citoplasma não cora com esta técnica. Secreta muco. - Célula Endócrina ou Argentafin - Cora-se pela prata e secreta os hormônios (serotonina, histamina, somatostatina, gastrina, endorfinas e enteroglucagon). São classificadas no estômago como D, D1 (PVI), G (encefalogastrina), P (bombesina), EC (serotonina-melatonina), EC1 (substância P), X (?). As duas últimas células somente são visíveis com técnicas especiais.
c) Muscular da mucosa - músculo liso.
2. Submucosa: Tecido conjuntivo sem glândulas
3. Muscular: Pode apresentar três camadas: Interna - células musculares dispostas obliquamente (não observada nesta lâmina); Média ou interna, como nesta lâmina - células musculares dispostas circularmente; Externa - células musculares dispostas longitudinalmente. Observar os neurônios do Plexo Mioentérico. 
4. Serosa: Tecido conjuntivo revestido por células mesoteliais. 
*
Mucosa do estômago com glândulas fúndicas e suas células constituintes.
Fovéolas gástricas
OBSERVAÇÃO: A região cárdica é diferente da região pilórica:
Região Cárdica: Região Pilórica
Fossetas gástricas rasa -fossetas profundas
Células de rev. superficial -céls.secretoras de lisozima
Sem células principais -predomina cél.mucosa do colo
*
Celulas parietais (P) e celulas principais (Z)
*
Camada muscular do estômago
Mucosa (MC), muscular da mucosa (MM), submucosa(SMC) e muscular (MS), do estômago.
*
INTESTINO: característica principal-presença de células caliciformes
-Intestino delgado: tem céls. Caliciformes e vilosidades
-Intestino grosso: tem céls. Caliciformes,mas não tem vilosidades
TÚNICAS DO INTESTINO DELGADO(COMUM AO DUODENO, JEJUNO E ÍLEO)
Túnica mucosa:epitélio cilíndrico com céls. Caliciformes (mais abundantes no Ileo). Lamina propria tem tecido conjuntivo frouxo ou linfoide difuso com glandulas de Lieberkuhn, com 6 tipos celulares: céls. absortivas (participam da etapa final da digestão e absorção de água e nutrientes), céls. caliciformes (produtoras de muco), céls. M (substituem o revest.cilíndrico do delgado na região onde há nódulos linfóides,são células apresentadoras de antígeno), céls.de Paneth (produzem lisozima,defensinas e fator de necrose tumoral), céls. Neuroendócrinas (produz hormônios) e céls. Regenerativas (presentes nas gls./criptas de Lieberkuhn - sofrem proliferação). Musculas da mucosa: musculo liso.
Túnica submucosa: tec.conj.fibroelástico c/ rico suprimento linfático e vascular. É inervado pelo Plexo de Meissner submucoso,no duodeno apresenta as gls.de Brunner.
Túnica muscular: camada circular interna,camada longitudinal externa(realiza a peristalse) e entre elas está o Plexo Mioentérico.
Túnca serosa: envolve todo o intestino delgado exceto a 2 e 3 partes do duodeno.
A)INTESTINO DELGADO- DUODENO-: faz o fina l da digestão e absorve os produtos finais dos processos digestivo. Para isso o DUODENO recebe enzimas do pâncreas e a bile do fígado. Apresenta glândulas de Brunner (gls. Tubulosas ramificadas que secretam um fluido mucoso alcalino) na submucosa
B)INTESTINO DELGADO- JEJUNO-: Apresenta submucosa aglandular (característica determinante).
C)INTESTINO DELGADO – ÍLEO-: Apresenta submucosa aglandular e presença de Placa de Peyer,.
*
Vê-se a presença de gls.caliciformes logo é intestino, vê-se vilosidades,logo é intestino delgado e ausência de gls. Indica que é JEJUNO.
Em menor aumento nota-se a presença de céls.caliciformes caracterizando intestino e de vilosidades caracterizado ID e já nesse aumento vê-se a submucosa com gls.de Brunner,caracterizano o DUODENO.
*
Após analisar os demais fatores que fazem este ser o intestino delgado chega-se a conclusão de que se trata do ÍLEO pela presença de PLACA DE PEYER(agregados linfóides).
Plexo submucoso.
Plexo mioentérico
*
INTESTINO GROSSO: presença de céls. Caliciformes,ausência de vilosidades e submucosa aglandular.
É dividido em colo,ceco,reto e ânus. Absorve água e sais inorgânicos. Apresenta histratigrafia em túnicas são elas:
Mucosa: a) Epitélio - cilíndrico simples. As células caliciformes são bem evidenciadas. Criptas de Lieberkuhn ssem céls. De Paneth.
b) Lâmina própria - tecido conjuntivo com glândulas de Lieberkhün,presença de muitos folículos linfáticos. c) Muscular da mucosa - células musculares lisas. 
2. Submucosa: Tecido conjuntivo sem glândulas e plexo submucoso.
Obs.: A mucosa e a submucosa formam evaginações denominadas pregas intestinais.
3. Muscular: presença de céls.intersticiais. Músculo liso Interna - células musculares dispostas circularmente. Externa - células musculares dispostas longitudinalmente. 
4. Serosa: Tecido conjuntivo revestido
por células mesoteliais
*
LÂMINAS INTESTINO GROSSO
Intestino grosso- reto.
Intestino grosso.
*
Intestino grosso – APÊNDICE CECAL
Principais novidades:gls. De Lieberkuhn menores e em menor número e grande quantidade de nódulos linfáticos (submucosa), luz irregular devido ao acumulo de nodulos linfaticos agregados, tecido linfoide denso e frouxo.
*
FÍGADO 
É a maior glândula,é envolvido por uma fina cápsula de tec.conjuntivo e por uma serosa que só não recobre a parte voltada para a vesícula biliar. Tem 4 lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado.
Cápsula: Tecido conjuntivo que envolve o órgão e emite septos para o interior, dividindo-o incompletamente em lobos e lóbulos. O peritônio reveste quase completamente este órgão, mas não aparece nesta lâmina.
Lóbulos: Têm a forma de pentágonos ou hexágonos. No homem a separação entre os lóbulos não é nítida.
Veia centro lobular: Está colocada mais ou menos no centro do lóbulo, sua parede é muito delgada, sendo constituída praticamente apenas por endotélio apoiado em fibras reticulares (fibras visíveis somente na lâmina B5).
Placas de células hepáticas: dispõem-se radialmente a partir da veia centro lobular.
Sinusóides: Situam-se entre as placas de células hepáticas. Suas paredes, além de células endoteliais, apresentam macrófagos que, no fígado, tomam o nome de células de Küpffer (macrófagos visíveis na lâmina K9) e celulas estrelaadas ( cel. De Ito) entre os cordões de hepatocitos...
Espaço porta: Está situado no encontro de três lóbulos. Neste local, o tecido conjuntivo se encontra em maior quantidade e, no seu interior, pode-se observar: ramos da artéria hepática, ramos da veia porta, ductos biliares (com epitélio simples. cúbico ou cilíndrico) e vasos linfáticos. Os linfáticos dificilmente são identificados. 
 
Obs; os cordões de hepatocitos terminam na V. centro lobular.
Espaço de Disse é entre os cordões e o os sinusoides.
*
Lobo hepático com veia centro lobular. Placas de hepatócitos e vasos sinusóides.
Espaço Porta: Veia Porta, Artéria Porta e Ducto biliar
*
Lobo hepático com veia centro-lobular com utilização de duas colorações distintas: impregnação por prata e com tinta Nanquim
*
PÂNCREAS-é uma gl.mista,sendo que o componente endócrino,as ilhotas pancreáticas estão dispersas entre áreas secretoras exócrinas
Capsula: tecido conjuntivo frouxo, com finos septos que delimitam incompletamente o orgão em lobos.
a) Glândula exócrina acinosa composta ou túbulo-acinosa composta
Ácinos serosos - suas células, de forma piramidal ou triangular, apresentam intensa basofilia na porção basal, devido a grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso, e possuem um núcleo redondo nesta zona. A região apical destas células contém grânulos de zimogênio (acidófilos). Na parte central do ácino se encontram núcleos ovalados das células centro acinosas, que pertencem ao ducto intercalar. Este ducto penetra na luz dos ácinos. Capilares continuos entre os acinos
Ductos - Intercalares, intralobulares e extralobulares ou excretor (os dois primeiros dificilmente são visualizados). O epitélio aumenta de altura, varia de cúbico simples a cilíndrico simples, à medida que os ductos se tornam mais calibrosos.
b) Glândula endócrina cordonal: Ilhotas pancreáticas ou de Langerhans - São formadas por células pálidas e dispostas em cordões entre os quais existem muitos capilares sangüíneos fenestrados. Células alfa, beta, delta e PP.
 
*
Acinos pancreáticos em lobos.
Ilhotas pancreáticas e acinos pancreáticos
*
Acino, com celula centro acinar, que pertence ao ducto intercalar.
*
VESÍCULA BILIAR
. Mucosa: com dobras (seios da vesícula biliar) a) Tecido epitelial cilíndrico simples (com microvilos visíveis apenas ao ME). b) Lâmina própria - tecido conjuntivo frouxo.
2. Muscular: Músculo liso sem arranjo.
3. Conjuntivo perimuscular: Tecido conjuntivo.
4. Adventícia: Encontra-se na porção que está em contato com o fígado.
5. Serosa: No restante do órgão.
*
zona cortical→ a) Corpúsculos renais - constituídos por: Glomérulo - tufos de capilares arteriais fenestrados. Cápsula de Bowman - um folheto visceral formado por epitélio plano simples modificado, sendo suas células denominadas de podócitos (não podem ser identificadas nesta preparação); um folheto parietal constituído por epitélio plano simples. 
b) túbulos contorcidos proximais - epitélio cúbico simples.
c) túbulos contorcidos distais - epitélio cúbico simples. Pode-se observar, às vezes, junto aos túbulos, a mácula densa, que é uma estrutura do túbulo contocido distal, junto ao glomérulo, caracterizada por suas células com pouco citoplasma e núcleos mais próximos.
Dados práticos que permitem diferenciar os túbulos contorcidos proximais e distais entre si:
Túbulo contorcido proximal: - Luz menor - Células mais altas - Células com cutícula (conjunto de microvilos quando visto ao ME) - Núcleos maiores e mais afastados - Mais acidófilo
Túbulo contorcido distal: - Luz maior - Células mais baixas - Células sem cutícula - Núcleos menores e mais próximos - Menos acidófilo - Pode aparecer a mácula densa
RIM
Origem:mesoderma intermediário(crista urogenital)
OBS.:o túbulo coletor está presente tanto na região cortical quanto na medula e são observados principalmente na medula, não fazem parte do néfron devido a origem embrionária!
Possuem epitélio cúbico simples, com células de citoplasma claro, núcleo saliente e limites intercelulares nitidos.
*
Rim, zona cortical: glomérulos (seta); túbulos contorcidos 
Glomérulo (G) e cápsula de Bowman (B) 
*
Papila renal (PR) e cálice renal (CR) 
Região da papila renal: tubos coletores (C) e abertura dos tubos coletores na papila renal 
*
Zona medular renal:
 a) Alças de Henle (muito difíceis de serem diagnosticadas nesta lâmina) Porções delgadas - Epitélio simples com células achatadas cujos núcleos fazem saliência para luz. Semelhantes a capilares sangüíneos com os quais podem ser confundidos. Como critério didático, adota-se a ausência de hemácias na luz para identificar o elemento como sendo a porção delgada da alça de Henle.
Porções espessas - Epitélio cúbico simples semelhante ao do túbulo contorcido distal.
Obs.: Os tubos coletores, que não fazem parte do néfron, devido a origem embrionária, situam-se parte na zona medular, parte na cortical. Apresentam epitélio cúbico simples, cujas células têm citoplasma claro, núcleo saliente e limites intercelulares nítidos. Observá-los principalmente na papila e nos raios medulares
b) Capilares
c) Tubulos coletores
*
 URETER
Origem: broto da bexiga
Mucosa a) Tecido epitelial de transição - polimorfo.
 b) Lâmina própria de tecido conjuntivo fibroelastico.
2. Muscular É formada por tecido muscular liso com duas camadas pouco definidas: longitudinal interna e circular externa. (Na porção inferior do ureter pode haver uma camada longitudinal, externa à essas duas).
3. Adventícia (ou serosa, segundo Ross & Romrell, 1993) Tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo.
Ureter: mucosa (Mc); muscular (Ms); adventícia (Ad) 
Ureter, visão geral 
*
Bexiga
Mucosa (apresenta pregas ou dobras) a) Tecido epitelial de transição ou polimorfo. b) Lâmina própria de tecido conjuntivo (rico em fibras elásticas, somente evidenciadas por técnicas especiais).
Obs: há presença células em raquete,que tem por função a acomodação do volume da bexiga,caracterizando o sistema dobradiça.
2. Muscular Está formada por três camadas, difíceis de serem distinguidas umas das outras.
3. Serosa (apenas na região superior, como nesta lâmina) Tecido conjuntivo revestido por mesotélio, ou Adventícia constituída apenas por tecido conjuntivo
Na lâmina própria da bexiga,próxima a origem da uretra há presença de gls. Mucosas que lubrificam o oríficio da uretra.
*
SISTEMA ENDÓCRINO
TIREÓIDE:Origem 3 e 4 arcos branquiais
 (glândula endócrina folicular ou vesicular)
Cápsula - de tecido conjuntivo, a qual emite septos. Este tecido conjuntivo envolve os folículos tireoideanos e é rico em capilares sangüíneos e linfáticos. Folículos tireoideanos - sua parede é formada por tecido epitelial cúbico, disposto em uma só camada, cujas células variam de altura de acordo com a atividade funcional da glândula (quanto mais altas, mais ativas). Os folículos apresentam dois tipos celulares que são as foliculares e as parafolicular ou células C (que normlmente não são vistas). A cél. Folicular produz T3 e T4 a partir de iodo e TSH; e as parafoliculares produzem calcitonina(hipocalcemiante-estimulam os osteoblastos)
Colóide: substância gelatinosa no interior dos folículos, constituída principalmente por uma glicoproteína. 
As células C ou parafoliculares não são visualizadas nesta lâmina
No parênquima se situam os folículos,ou seja o parênquima é a parte funcional.
*
Células secretoras de um folículo tireoideano (F) com colóide (C) e rodeado por capilares 
Tireóide (T) e paratireóide (P) 
*
PARATIREÓIDE:não é controlada por eixo,mas sim por feedback
 (glândulas endócrinas cordonais)→podem estar dentro ou fora da tireóide.
São quatro glândulas muito pequenas situadas ao lado da tireóide ou mesmo dentro dela. O parênquima é formado por cordões de células epiteliais de dois tipos: células principais e células oxífilas (estas últimas não são visualizadas nesta lâmina). Entre os cordões celulares há tecido conjuntivo rico em capilares sangüíneos.
→As células principais produzem paratormônio e as oxífilicas não tem função definida.
 O estroma é constituído de tecido conjuntivo e tecido adiposo só na periferia.
Paratireóide: cordões de células secretoras (C) e capilares (seta) 
*
ADRENAL:origem medula→ crista neural
Origem córtex→mesênquima renal
(glândula endócrina cordonal) (HE)
Cápsula (tecido conjuntivo com septos e tecido adiposo) Rica em nervos e ganglios nervosos
Camada cortical: Zona glomerulosa - cordões de células dispostos em forma de arcos. Produz mineralocorticoides. Pode ser chamada de Arciforme. Estimulada por ACTH e Ang II
Zona fasciculada - cordões paralelos entre si e perpendiculares à cápsula. Produz glicocorticoides (cortisol). Estimulada pelo ACTH. Capilares fenestrados.
OBS: espongiocitos, células entre a zona fasciculada e a reticular, armazenam glicogênio.
Zona reticulada - cordões de células com disposição em rede. Produz hormônios sexuais e cortisol (pouca produção) por estimulo do ACTH. 
Entre os cordões celulares existe uma fina camada de tecido conjuntivo rico em capilares sangüíneos fenestrados.
*
Limite entre as camadas cortical (zona reticulada - R) e medular 
Cápsula (C), zona glomerulosa (G) e zona fasciculada (F) 
*
Camada medular: As células desta camada se dispõem em cordões que formam uma rede, em cujas malhas há uma grande quantidade de capilares (fenestrados). Ocorrem células glandulares ou cromafins(abundantes): secretam catecolaminas e ganglionares (de difícil visualização),que são células nervosas que estimulam a secreção das células cromafins. 
As células cromafins possuem o núcleo arredondado e as ganglionares tem núcleo estrelado.
Cel. Ganglionar
Cel. Glandular
*
HIPÓFISE
Origem:invaginação da cavidade oral e do diencéfalo
Adeno-hipófise a) Parte distal (glândula endócrina cordonal) As células são de três tipos, todas com o núcleo redondo e central: - cromófobas: citoplasma não cora. Aparece apenas o núcleo. - cromófilas acidófilas: citoplasma acidófilo (hormônios somatotrófico - GHe lactotrófico- PRL VERMELHAS - cromófilas basófilas: citoplasma basófilo (hormônios gonadotróficos-FSH e LH, adrenocorticotrófico-ACTH, tireotrófico-TSH e melanotrofos- alfa MSH).AZUIS Entre os cordões de células há uma extensa rede de capilares sangüíneos fenestrados. b) Parte tuberal (glândula endócrina cordonal e folicular)→sem função
c) Parte intermediária (glândula endócrina cordonal e folicular)- secreta o hormônio melanotrófico nos animais domésticos, fica junto a neuro hipófise na lâmina, sem função.
Folículo (F) da parte tuberal da adeno-hipófise 
*
Neuro-hipófise (N) e adeno-hipófise: partes intermediária (I) e distal (D) 
Células da parte distal da adeno-hipófise: basófila (B), acidófila (A) e cromófoba (C) (400x).
Lembrando que as céls. Acidófilas sintetizam GH e PRL,as basófilas LH, FSH,ACTH,TSH.
*
Células da parte distal da adeno-hipófise: basófila (B), acidófila (A) e cromófoba (C) (400x).
*
Neuro-hipófise:origem invaginação do diencéfalo
Formada principalmente por axônios amielínicos de neurônios secretores do hipotálamo, por onde chega a secreção feita nessas células. Os pituícitos são células que apresentam um núcleo ovalado e claro e seu citoplasma não se cora com esta técnica. São células de sustentação. Os capilares sangüíneos fenestrados são abundantes. A neuro-hipófise não produz hormônios, apenas armazena os hormônios sintetizados no corpo celular dos neurônios do hipotálamo (Supra-óptico - ADH e Paraventricular - ocitocina) e neurofisinas I e II,sendo que a neurofisina I transporta ocitocina e a II transporta ADH. 
→Há presença de CORPÚSCULOS DE HERING(que são dilatações dos neurônios) e têm acúmulos de grânulos secretores de ADH e ocitocina.
Neuro-hipófise: pituícitos (P) e corpo de Herring (H). Os pituícitos são células de núcleo claro e ovalado e com função de sustentação.
*
SISTEMA GENITAL FEMININO
a) Epitélio cúbico simples (durante o processo da ovulação sua forma se altera significativamente) - o epitélio do ovário freqüentemente se desgarra e é perdido durante a técnica histológica. Portanto, deve-se procurar por toda a superfície do órgão, até encontrar algumas células deste tecido.
b) Albugínea - tecido conjuntivo denso, não bem evidenciado nesta lâmina.
c) Estroma - tecido conjuntivo, com células parecidas com fibroblastos.
d ) Folículo primordial - ovócito I pequeno, rodeado por uma camada de células epiteliais achatadas, denominadas de foliculares. Elas se unem por desmossomos..
e) Folículo primário - o ovócito I começa a crescer e produzir a zona pelúcida, que é uma estrutura acelular e acidófila que o rodeia, constituída por glicoproteínas. As células foliculares tornam-se cubóides e se multiplicam (*ler observação abaixo).
f) Folículo em desenvolvimento - células foliculares em várias camadas, sendo que entre elas aparecem pequenas cavidades com líquido folicular (corpúsculos de Carl Exner), que acabam se unindo e formando um espaço maior chamado de antro folicular. O ovócito I fica deslocado do centro e preso por um pedúnculo de células chamado de cumulus oophorus.
Tecas - células do estroma ao redor do folículo. A teca interna produz andrógenos e estrógenos. A teca externa é mais fibrosa e não pode ser distinguida da interna nem do estroma circundante. Não produz hormônios, em princípio.
g) Folículo atrésico - células em degeneração. Zona pelúcida colapsada quando a involução está avançada.
h) Folículo maduro ou de Graaf - não existe nesta lâmina. Faz saliência na superfície do ovário e possui um ovócito II
OVÁRIO:origem da crista genital(tubérculo genital)
i) Corpo lúteo e corpo albicans - nem sempre aparecem nesta lâmina.
*Obs.: para fins didáticos, considera-se que o folículo primário tem somente uma camada de células cúbicas envolvendo o ovócito e que o aumento do número de camadas de células foliculares e o aparecimento das demais estruturas (zona pelúcida , cumulus oophorus, corona radiata, cavidade antral, tecas interna e externa) determina a classificação desse folículo como em desenvolvimento. Quando todas as estruturas do folículo estão bem desenvolvidas e esse começa a fazer saliência na parede do ovário, então passa a ser chamado de maduro ou ovulatório.
*
Região cortical: folículos primordiais (FP), folículo secundário ou antral (FS); epitélio (seta) (100x).
Região cortical: epitélio (seta), albugínea (A), folículos primordiais (FP), folículo
primário (P) (100x).
*
Folículo primário (P), folículos primordiais (FP), folículo em desenvolvimento (D) (100x).
Folículos primordiais (400x).
*
Folículo secundário bem desenvolvido: ovócito (O), cumulus oophorus (CO), corona radiata (seta), antro folicular (A), células foliculares da parede do folículo (F), tecas (T) (100x).
Corpos luteos (CL) (40x). 
*
Corpo luteo (100x). 
Folículo atrésico (A) (100x). 
*
Ovário: região cortical (RC) e região medular (RM) (40x).
2. Região medular Tecido conjuntivo frouxo com grandes vasos sangüíneos 
*
Tuba Uterina
 
LÂMINA O7 - Trompa uterina, tuba uterina ou oviduto (HE)
Mucosa - Possui dobras ou pregas longitudinais, que são numerosas, longas e ramificadas ao nível da ampola(bastante pregueada). Epitélio – epitélio pseudo-estratificado cilíndrico intermitentemente ciliado, com células secretoras não identificáveis( é mais ciliado antes da fase ovulatória e depois é mais glandular). Dos dias 0 a 14: epitélio ciliado; e dos dias 15 a 28: epitélio glandular. Lâmina própria - tecido conjuntivo fibroelástico..
2. Muscular - fibras musculares lisas circulares dispostas em grupos separados por tecido conjuntivo.
3. Serosa - tecido conjuntivo revestido por mesotélio.
Dobras da mucosa da tuba uterina (40x). 
Tecido epitelial é predominantemente ciliado no período proliferativo(0-14 dias) e menos ciliado na fase de fertilização ou secretora.
*
Tuba uterina - parede: mucosa (Mc), muscular (Ms), serosa (Se) (40x).
Mucosa da tuba uterina: epitélio (EP) e lâmina própria (LP) (400x). 
*
 
Útero
 
LÂMINA O8 - Útero - fase proliferativa ou estrogênica (HE)
Mucosa (Endométrio)→o endométrio apresenta 2 camadas: a decídua basal e a decídua funcional(que se divide em esponjosa e compacta-descamam)
a) Epitélio pseudoestratificado cubico (estrogênio) ou cilindrico (progesterona) intermitentemente ciliado.
 b) Lâmina própria (estroma endometrial) - tecido conjuntivo frouxo com vasculação em aumento com glândulas exócrinas tubulosas simples que apresentam luz retilínea.
2. Muscular (Miométrio) Tecido muscular liso com três camadas, em feixes separados por tecido conjuntivo.
3. Serosa (Perimétrio) - Dificilmente visualizada nesta lâmina porque foi perdida durante a preparação.Tecido conjuntivo revestido por mesotélio.
Adventícia - tecido conjuntivo. Apenas no local onde o útero está próximo à bexiga, o que não aparece nesta lâmina.
Útero: endométrio (E), miométrio (M) e perimétrio (P) (40x). 
Na fase estrogênica tem menos glândulas, enquanto que na fase da progesterona há muitas glândulas.
*
Endométrio: epitélio (seta), lâmina própria (LP), glândulas (G) (100x). 
Miométrio (M) (100x).
*
Epimétrio (E), mesotélio (seta) (100x).
*
Glândula Mamária 
 
LÂMINA O9 - Glândula mamária - fase inicial da gestação.
Nesta fase as porções secretoras (futuros túbulos e alvéolos) estão se formando, o epitélio é cúbico e biestratificado, e constituem as estruturas predominantes da lâmina. Neste momento suas luzes são muito pequenas ou mesmo inexistentes. Os ductos excretores (galactóforos) já apresentam uma luz maior e seu epitélio é geralmente estratificado. São as estruturas encontradas principalmente fora dos lóbulos. 
→O tecido conjuntivo situado próximo às porções epiteliais é do tipo frouxo e se torna denso não modelado à medida que se afasta, constituindo o tecido conjuntivo interlobular, onde pode haver células adiposas em quantidades variáveis.
Glândula mamária: porções secretoras (PS), ducto excretor (DE), tecido conjuntivo interlobular (CI) (40x).
 
*
Glândula mamária: porções secretoras (PS) e tecido conjuntivo interlobular (CI) (100x)
Ducto excretor (100x). 
*
Cordão Umbilical(deriva do saco vitelínico)
 
LÂMINA T2 - Cordão umbilical (HE)
Encontra-se revestido por epitélio amniótico (plano simples). Está constituído pela geléia umbilical (geléia de Wharton - tecido conjuntivo mucoso com células mesengiais-células tronco) e por vasos. Os vasos (duas artérias de médio calibre e uma veia de grande calibre) apresentam circulação inversa.
Artéria umbilical (40x). 
Veia umbilical (40x) 
*
GENITAL MASCULINO
(vias espermáticas:epidídimo,ducto deferente e ducto ejaculatório→ ducto mesonéfrico)
LÂMINA O5 - Testículo (HE)
1. Albugínea - tecido conjuntivo denso modelado recoberta por mesotélio.
2. Túbulos seminíferos: epitélio estratificado complexo.
Célula de Sertoli (Sustentaculares): núcleo de forma irregular, geralmente triangular, vesiculoso e com nucléolo visível. Função: ancorar a linhagem espermatogenica, fagocitose, barreira hemato-testicular, sintese de ABP (proteina que liga na testo), nutrição da linhagem espermatogenica, produção de inibina e do fator anti-mulleriano. Formam 2 compartimentos um contendo as espermatogonias e o outro o restante das células.
- Espermatogônias: núcleo redondo, pequeno, com cromatina geralmente condensada. Células situadas adjacentes à membrana basal dos túbulos. São basofilas (roxas/azuis) - Espermatócitos primários: núcleo redondo, grande, com cromatina em diferentes graus de espiralização. Situam-se próximos às espermatogônias. - Espermatócitos secundários: dificilmente visualizados. Quando aparecem, o núcleo é pequeno e claro, com 23 cromossomos. Estas células perdem a fase S e, quase que imediatamente, sofrem a segunda divisão de maturação. Por essa razão, raramente são encontradas na interfase. - Espermátide: núcleo redondo, claro e menor do que o dos espermatócitos. Situam-se próximas à luz do túbulo. - Espermatozóide: núcleo alongado, com cromatina condensada. Citoplasma visível, formando a cauda. São divididos em cabeça, colo, bainha mitocondrial e flagelo.
3. Tecido conjuntivo intersticial: 
Entre os túbulos. Aí estão situadas as células de Leydig (Intersticiais) que tem núcleo arredondado, com nucléolo e a cromatina acoplada à membrana nuclear, secretam testosterrona e ativina, com citoplasma acidófilo. Capilares contínuos.
 
*
Testículo: túbulos seminíferos (TS) e tecido conjuntivo intersticial (CI) (40x).
Testículo: túbulos seminíferos (TS) e tecido conjuntivo intersticial (CI) (100x).
*
Túbulo seminífero: espermatogônia (1), espermatócito primário (2), espermátide (3), célula de Sertoli (seta) (400x).
Células de Sertoli ou células sustentaculares 
Apresentam núcleo triangular,nucléolo visível, fazem síntese do fator anti-mülleriano, suporte físico e nutricional das células da linhagem germinativa,fazem parte da barreira hemato testicular, impedindo reação imune contra os sptz,fazem síntese de ABP→proteína ligante de andrógenos (↑[testosterona] nos túbulos seminíferos) e fazem síntese de inibinas que inibem o FSH(inibe produção de testosterona).
*
Células de Leydig ou células intersticiais
Apresentam núcleo arredondado,nucléolo e cromatina acoplada à membrana nuclear,citoplasma acidófilo,se localizam no tecido conjuntivo intersticial e é estimulada LH. Secreta testosterona e produz ativina(↑testosterona).
*
Epidídimo: retém e amadurece o sptz, na cauda não tem cílios.
 
LÂMINA O6 - Epidídimo (HE)
Ducto epididimário:
a) Epitélio pseudo-estratificado colunar com microvilos (função de ancorar e amadurecer os stpz). Contem cel. Basais – podem ser células regenerativas, e cel. Principais – tem estereocilios, fazem absorção de fluido luminal, fagocitam restos citoplasmaticos e produzem glicerofosfacitina, que inibe a capacitação dos espermatozóides. b) Tecido conjuntivo frouxo (entre os ductos). e) Fibras musculares lisas (muito delgadas e dificilmente observadas).
A luz deste tubo está cheia de espermatozóides.
Epidídimo: ducto epididimário
*
Ducto epididimário: epitélio (E), tecido comjuntivo (C), fibras musculares lisas (seta) (400x).
*
Ducto Deferente 
 
LÂMINA O6 - Ducto deferente (HE)
1. Mucosa: pregueada longitudinalmente a) Epitélio pseudo-estratificado cilindrico/colunar
com microvilos. b) Lâmina própria: tecido conjuntivo frouxo e elementos elasticos.
2. Muscular: músculo liso em três camadas: interna e externa longitudinal (encurtam o ducto), média circular (expulsa o jato espermatico).
3. Adventícia: tecido conjuntivo denso a frouxo fibroelastico – depende da localização.
Ducto deferente: mucosa (Mc) e muscular (Ms) 
Ducto deferente: mucosa (Mc), muscular (Ms) e adventícia (Ad) 
*
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
OLHO:
Túnica fibrosa: é constituída pela esclera e pela córnea.
ESCLERA que é branca porque é constituída por tecido conjuntivo denso muito hidratado (cor branca), rico em colágeno e se subdivide em: episclera (tec. Conjuntivo frouxo c/ mtos vasos sanguineos), esclera propriamente dita (colageno tipos I e III), lâmina fosca de Tenon (fibras colagenas delgadas, fibras elasticas, macrofagos e melanocitos). 
CÓRNEA constitui o 1/6 anterior do olho,é transparente e saliente,avascular,altamente inervada e forma 1 parte do meio dioptrico do olho,compreende 5 camadas
epitélio corneano anterior : +externa- epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado que continua com a conjuntiva. Tem de 5-6 camadas de células, as céls. Estão relacionadaspor zônulas de oclusão,interdigitações,desmossomos e microvilos,que deixam o OLHO ÚMIDO E INERVADO.
*
2. Membrana de Bowman( lâmina limitante anterior)- abaixo do epitélio corneano,é uma parte modificada do estroma apresenta FIBRAS DE COLÁGENO TIPO I.
3. Estroma ou substância própria- é a camada mais espessa,constituída de tecido conjuntivo de colágeno tipo I organizadas em 40 a 60 laminas. As fibras colágenas estão entremeadas com delgadas fibras elásticas emersas em substância fundamental. Tem longos fibroblastos delicados, queratinócitos.
4. Membrana basal ( Descement)- que sustenta o endotélio, tem colágeno tipo IV.
5. Endotélio- epitélio cúbico simples voltado a câmara anterior do humor aquoso (epitélio corneano posterior), sintetiza proteínas para manter a membrana de DESCEMENT.
Córnea
Epitélio corneano anterior: não visível
Membrana de bowman
Estroma ou substância própria
B
C
Córnea:
d) Membrana basal( Descement)
e) Endotélio,suas células se relacionam p/zônulas de oclusão,fazem transporte de H2O e mantém a hidratação da córnea,através de bombas de sódio.
D
E
A
*
A córnea e a esclera,ou seja a túnica fibrosa do olho determina o tamanho e a forma do olho.
→ LIMBO: É a zona de transição entre a córnea e a esclera. Detecta-se a drenagem do humor aquoso. Tem então a transição limbocorneana e a transição limbo esclerótica. Constitui-se de fora p/dentro de:
 conjuntiva- onde o epitélio da córnea continua com o a da conjuntiva 
 cápsula de tennon
 Lâmina episcleral
 Estroma límbico (corneoesclereal)- zona de transição entre as subst. próprias da córnea e da esclera.
 Aparelho de drenagem do humor aquoso – constituído de rede trabecular/ espaço fontanta e seio venoso da esclera/ canal de Sclemm.
 
 A drenagem do húmor aquoso ocorre na parte periférica da Câmara Anterior, no Ângulo iridoesclerocorneal. Então o limbo forma o sulco esclerótico interno,ocupado pela rede trabecular. Daí segue para o canal de Schlemm que drena o humor aquoso para as veias vorticosas.
O corpo ciliar é que produz o húmor aquoso.
*
Túnica Vascular média(trato uveal): É constituída pela CORÓIDE,PROCESSOS CILIARES e a ÍRIS.
Coróide: é muito vascularizada, é uma delgada membrana de cor parda entre a esclera e a retina. Na parte anterior, continua com o corpo ciliar através da ora serrata. Na parte posterior, termina no n. óptico. É unida frouxamente à esclera,separadas pelo espaço pericocóide. Divide em 4 camadas.
Epicoróide (formado pelas fibras colagenas e elasticas)
Substancia propria
Lamina coriocapilar (muitos capilares)
Lamina basal
Esclera e coróide
Córnea
íris
*
ÍRIS:É a extensão mais anterior da coróide,fica a frente do cristalino. É espessa no meio e fica delgada na periferia. Sua sup. Anterior é constituída por dois anéis concêntricos: Zona ciliar( onde a íris se fixa ao corpo ciliar) e zona pupilar ( onde a íris é livre). Apresenta 
 Lâmina Marginal Anterior- constitui-se de fibroblastos e melanócitos.
 Estroma da Ïris - é constituído de tecido conjuntivo frouxo com fibras colágenas delgadas. Tem fibroblastos, mastócitos, melanócitos e macrófagos. Localiza-se aí o músculo esfíncter da pupila,músc. Liso neuroectodérmico que faz miose.
 Epitélio Anterior da Íris- é formado por uma camada de células não pigmentadas, com parte muscular basal e parte epitelial apical. A parte muscular basal emite prolongamentos que formam o m.dilatador da pupila-midríase.
 Epitélio posterior da Íris
Ao nascer, a íris de crianças brancas é azul,pois são escassos os melanócitos no estroma. Os olhos são escuros quando o n de melanócitos é ↓.
3. ÍRIS
– está formada pelo estroma (com células
mioepiteliais, pigmentares e capilares) e seu epitélio
estratificado pavimentoso não queratinizado
pigmentado. A distribuição dos pigmentos no epitélio
e no estroma, assim como, a espessura do estroma
definem o padrão de coloração do olho.
*
Corpo ciliar: é uma expansão cuneiforme da coróide(anterior) entre a íris e o corpo vítreo. Uma das superfícies se encontra com a esclera na junção esclerocorneana. A outra superfície se encontra com o corpo vítreo e a superfície medial se projeta em direção do cristalino formando os processos ciliares. O corpo ciliar é constituído por tecido conjuntivo frouxo e fibra elásticas, vasos e melanócitos. Face voltada para humor vitreo possui epitelio cubico simples a biestratificado não queratinizado pigmentado. De fora para dentro é constituído de: Lâmina Supraciliar: transição entre o corpo cilia e esclerótica,ajuda na função de acomodação do músculo ciliar.
 Músculo ciliar: 3 feixes musculares lisos que fazem aacomodação visual aumentando a curvatura do cristalino. São eles- fibras meridionais(parte periférica,terminam na ora serrata),fibras radiais e circulares( terminam no tecido conjuntivo dos processos ciliares).
 Camada vascular: é o estroma de tec. Conjuntivo muito vascularizado,apresenta capilares fenestrados. Drenagem venosa para veias da coróide e delas para as veias vorticosas.
 Membrana de Bruch: é a continuação da camada correspondente na Coróide.
 Epitélio ciliar: podem ser pigmentado (camada interna de epitélio cilíndrico simples pigmentados, ricos em melanina.) e não-pigmentado (camada externa de epitélio cilíndrico simples não pigmentado,secreta o humor aquoso.).
São elementos da túnica uveal cuja função e
ajudar na acomodação do cristalino para o ajuste
da imagem. A face voltada para o humor vítreo
(que aparece como a câmara vazia no interior do
olho) apresenta epitélio cúbico simples a
biestratificado não queratinizado pigmentado que
esta apoiado sobre uma lâmina própria contendo
fibras musculares lisas, células miepiteliais,
células pigmentares e capilares sanguineos. As
fibras elásticas da zônula de Zinn auxiliam na
acomodação do cristalino.
*
Túnica Retiniana:A retina esta composta por 10 camadas estando o mais externa delas, o epitélio pigmentar retiniano(EPR) apoiado sobre sua membrana basal (Brusch) em contato íntimo com a coriocapilar da coróide. O limite da retina fotossensível com a não fotossensível é marcado pela oro-serrata. O ponto cego da retina sensorial é o que corresponde a saída do nervo óptico(visível nas lâminas onde o corte passou pelo centro do olho), enquanto que, na mácula lútea (não vizualizado nestas lâminas) está o ponto de maior acuidade visual.
As 10 camadas da retina são:
1) Epitélio pigmentar retiniano
2) Segmentos externos de cones e bastonetes 
3) Membrana limitante externa
4) Camada nuclear externa (núcleos de cones e bastonestes)
5) Camada plexiforme externa (sinapses das esférulas ou pedículo com fibras dos neurônios bipolares)
6) Camada nuclear interna (núcleos dos neurônios bipolares, células
amácrinas e horizontais e de
Muller)
7) Camada plexiforme interna (sinapses das células bipolares com as ganglionares)
8) Camada de células ganglionares
9)Camada das fibras do nervo óptico 
10)Membrana limitante interna
*
CRISTALINO
– Formado por células com o citoesqueleto constituído por proteínas denominadas de cristalinas, sendo uma lente biconvexa,sua parte anterior apresenta um epitélio cúbico simples que vai se transformando em colunar quando atinge sua região lateral
mediana. Sobre o epitélio e nas demais porções existe uma cápsula revestindo as células que formam o cristalino e onde se inserem as fibras da zônula de Zinn.
*
ORELHA:
*
A orelha se divide em ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
Sendo que o ouvido externo se subidivide em: pavilhão auricular ( tem origem na 4-8 semana) e meato acústico externo; 
*
Já o ouvido médio ou cavidade timpânica( origem da 1 bolsa faríngea)
 É um espaço com ar dentro da parte petrosa do temporal que une-se ântero-medialmente à nasofaringe pela tuba auditiva e une-se póstero-superiormente às células mastóideas pelo Antro Mastóideo. 
Apresenta epitélio cúbico simples ou plano.
Membrana timpânica: separa o ouvido externo do ouvido médio
*
ORELHA INTERNA : origem
Apresenta o LABIRINTO ÓSSEO( é revestido de endósteo e contém perilinfa que o separa do labirinto membranoso pelo espaço perilinfático), que constitui-se de 3 partes:
Vestíbulo: é a parte central, situado entre a cóclea(anterior) e os canais semicirculares (posterior). É ovalado e sua parede lateral contém a JANELA OVAL e a JANELA REDONDA. Contém o Sáculo e o Utrículo.
Canais Semicirculares: um superior, posterior e lateral. Tem 5 aberturas p/ o vestibulo, pois os canais anterior e posterior tem um canal comum. Uma extremidade de cada canal é dilatada formando a ampola. Dentro dos canais, há os ductos semicirculares.
Cóclea: é a cavidade espiral óssea, que tem a forma de um caracol com 2.5 giros. O giro basal forma o promontório do ouvido médio. Constitui-se de um pilar ósseo,o modíolo, ao redor do qual se enrosca o conduto ósseo. O modíolo dá passagem aos n.cocleares e contém o gânglio espiral de Corti. O modíolo se projeta para dentro da cóclea espiralada como uma prateleira óssea,denominada lâmina espiral óssea, que divide o conduto em:rampa média( contém endolinfa), rampa vestibular e timpânica ( que contém perilinfa e se comunicam no HELICOTREMA,perto do ápice da cóclea).
*
A cóclea está formada por três rampas: timpânica, média e vestibular, sendo que a média está preenchida por endolinfa e as demais por perilinfa. As rampas, salvo na região do Órgão de Corti (rampa média), estão revestidas por um epitélio cúbico simples apoiado em uma lâmina de tecido conjuntivo frouxo (LP). A rampa média possui na região basal o órgão de Corti, nas laterais o modíolo e a estria vascular e na apical membrana de Reissner que, no lado interno tem epitélio cúbico simples e no externo (rampa vestibular) plano simples. No ápice da cóclea está o helicotrema, ponto de convergência das rampas vestibular r timpânica.
CÓCLEA
*
O órgão de Corti esta formado por células sustentaculares que recebem nomes específicos, merecendo destaque as células falângicas por sustentar e proteger as células pilosas sensoriais. Também merecem ser nominadas as células pilares internas e externas que foram o túnel(ducto) de Corti. Este túnel delimita para o lado interno as células pilosas internas (voltadas para o limbo espiral e modíolo) com uma única fileira de células dispostas em W da base ao topo da cóclea e as células pilosas externas (voltadas para a estria vascular) com disposição em W, com 3 camadas na base da cóclea e 5 no seu topo. O órgão de Corti esta apoiado na membrana basilar e os cílos das células pilosas ciliadas estão em contato com a membrana tectória. As células pilosas são dos tipos I e II.
*
No vestíbulo são encontradas mucosas do sáculo,utrículo e canais semicirculares (superior, lateral e posterior). De modo similar a cóclea, as regiões onde não estão localizadas as estruturas sensoriais ligadas ao equilíbrio, estão revestidas por epitélio cúbico simples apoiado em uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo. As estruturas sensoriais possuem células sustentaculares e células pilosas tipo I e II com um único cinetocílio que funciona no sistema on/off. A diferença observada entre as máculas do sáculo e utrículo em relação as cristas ampulares dos canais semicirculares está na membrana que entre em contato com o cinetocílio. Nestas regiões de epitélios sensoriais, nas máculas existe uma membrana otocônica composta por pequenos cristais, enquanto que, nas cristas ampulares ocorre a membrana cupular de composição queratinácea.
*
OBSERVAÇÕES MAIS PERTINENTES À TEÓRICA:
 SISTEMA CIRCULATÓRIO- origem embriológica 21 dia(3 semana), fase de neurulação,todo de origem mesodérmica. Lembrar que as células sg são inicialmente formadas pelo endotélio.
O endotélio é a camada vascular que mais sofre com o envelhecimento,uma vez que há espessamento do msm.
Formação do ateroma→cél.atrai monócitos→abrem espaços entre as células→lipídios se infiltram → aumenta a altura do endotélio → diminui a luz do vaso
Em caso de frio ocorre não capilarização(arteríola faz anastomoses com as vênulas)
Coração é de natureza elástica,por isso não envelhece, possui céls.atriais, no miocárdio, com grânulos secretores de natriurina e outros de apelina.
Sistema impulso-condutor: o impulso inicia-se no nódulo sino-atrial,controle nervoso, difunde-se pelos até atingir o nódulo,vai até o feixe de hiss e chega as fibras de Purkinje no endocárdio.
Ver vasos nas Lâminas
*
SISTEMA IMUNE: defesas do organismo contra infecções.
Linhas de defesa: 
Barreira natural( 1 linha de defesa): pele, mucosa…
Linha de defesa celular inespecífica: em caso de lesão da barreira natural, os macrófagos/monócitos atacam céls.estranhas inespecificamente.
Linha de defesa celular específica: participam apenas os linfócitos T e B, há ataque específico ao antígeno apresentado.
 rompimento da barreira natural→antígeno encontra cél.de defesa inespecífica →há liberação de grânulos que ativam a linha de defesa específica 
 SISTEMA MONONUCLEAR FAGOCITÁRIO INTERLEUCINA I↓↑ INTERLEUCINA II
 SISTEMA IMUNITÁRIO
OBSERVAÇÃO:em caso de ingresso de antígenos na luz de algum trato,mesmo sem rompimento da 1 barreira os macrófagos já fazem fagocitação.
*
Processo alérgico: estímulo-linfócito produz IgE- estimula os mastócitos a liberarem-histamina
Sinapse imunitária: interação entre células imunológica( Ex.: a cél.linfócito B se liga ao linfócito T para transmitir informações).
LINFÓCITOS T: 
Helper ou auxiliar: através de interleucinas alerta as outras céls.sobre o microorganismo estranho a ser atacado. Existem 2 tipos: tipo 1-defesa geral contra vírus e tipo2- defesa imunitária envolvendo imunoglobulinas.
Citotóxico ou CD8: também conhecido como killer ou assassino-executa o antígeno
Supressores: mandam parar o ataque
NK(natural killer): só ataca céls.cancerígenas
5. LINFÓCITOS B: existem 2 tipos:
a)efetores- os plasmócitos são as formas efetivas dos linf.B
b)memória
Observação:anticorpo(imunoglobulina)- em forma de Y e apresenta cadeia leve e pesada,c/partes constantes e variáveis, sendo que as constantes são herdadas e as variáveis permitem a defesa a antígenos nunca expostos.
Observação II: casamentos consanguíneos potencializam processos alérgicos,devido a proximidade dos alelos da cadeia constante.
*
6. Tipos de imunidade: passiva e ativa
7. Características típicas do tec.mielolinfóide: arcabouço sustentado por fibras reticulares, céls.sang e de defesa(linha mielolinfóide),capilares sinusóides, presente na medula óssea vermelha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais