Buscar

Atividade 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Olá estudante, Tendo em vista que a tendência do ideal é uma educação com valores democráticos, de justiça, respeito à diversidade como também valorização da cultura de origem, compromisso com a coletividade, respeito ao meio ambiente, enfim, uma educação que vise à formação de um cidadão global. 
Escolha no mínimo 3 valores democráticos e descreva a importância dos mesmos na Elaboração de Projetos.
Juntos construiremos novos conhecimentos.
O trabalho com projetos amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.
Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos ampliando conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalhos coletivos.
Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento e reflexão permanente, pois esta estratégia não se apoia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
(https://espacoalfaletrar.blogspot.com.br/2013/02/a-importancia-do-trabalho-com-projetos.html)
A DIVERCIDADE está em nossa cultura, cultura essa que também entra nessa questão da diversidade. Devemos respeitar todos, independente se não sermos e/ou não fazermos parte de determinados grupos de pessoas independente da sua idade, gênero sexual, religião, nacionalidade. Não existe um grande projeto sem esse respeito, é preciso que cada um entenda, aceite e respeite esse conceito.
(É fundamental que, desde o início, a hipocrisia seja deixada de lado na afirmação de que todos somos iguais, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria preconceito. É a partir das diferenças que surgem os preconceitos. Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade. http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/diversidade.htm)
A falta de COMPROMETIMENTO gera desperdício de tempo e trabalho, seja qual for o projeto. Consome muito mais recursos do que o necessário, sem contar que o objetivo final pode ficar comprometido, sem a mesma qualidade almejada. O comprometimento está relacionado à responsabilidade. Ter consciência de que é responsável por tudo que realiza dentro é primordial. Se existem metas a serem cumpridas, o comprometimento de buscar meios saudáveis para atingir estas metas, mostra o quanto à pessoa é responsável.
A educação na visão de Paulo Freire deve realizar-se como prática da LIBERDADE. Os caminhos da libertação só estabelecem sujeitos livres e a prática da liberdade só pode se concretizar numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica.
Quando se pensa em Educação Popular, logo se recorre às ideias de Paulo Freire, pois, durante toda a sua vida dedicou-se com a questão do educar para a vida, através de uma educação preocupada com a formação do indivíduo crítico, criativo e participante na sociedade. Nestes termos, é relevante observar que o ser humano nesta educação, é um sujeito que não deve somente "estar no mundo, mas com o mundo", ou seja, fazer parte dessa imensa esfera giratória, não apenas vivendo, mas construindo sua própria identidade e intervindo no melhoramento de suas condições enquanto cidadão e buscando o direito de construir uma cidadania igualitária e justa.
http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-como-pratica-da-liberdade/17129
Olá Andreive, boa noite.
Dissertei de três valores. Mas agora aqui lendo todas as postagens, vi que você postou sobre o respeito as decisões coletivas. Pensei realmente no quanto isso se torna importante, isso é democrático. Muitas vezes podemos até não achar certos ou concordar, mas se é coletivo precisamos seguir. Claro que nada nos impede de mostrar os pontos fracos se acharmos que algo não vai funcionar.
Fátima, boa noite.
Você assim como eu falou sobre o respeito a diversidade. Eu acho isso positivo sempre que as pessoas falam sobre isso. Espero que em um futuro não muito distante, as pessoas saibam respeitar umas as outras, cada um tem sua cultura, mas como você citou, somos únicos, e havendo respeito um pelo outro teremos tudo. Exatamente, o respeito à diversidade a coletividade já esta presente.
Olá Juliane!
Realmente, eu mesmo não comentei sobre o respeito ao meio ambiente, mas é muito válido e importante falarmos disso. Desde pequeno precisamos conscientizar sobe a importância dessa preservação para nossa vida. Deixar uma criança mais próximas de tudo que for natural, sustentável, com certeza as transformara em um adulto muito mais consciente.
Marina, boa noite.
Verdade, sem justiça acredito que nada pode ser de verdade. É preciso estar tudo dentro de uma lei, mas sempre aprimorando o que for preciso. A ética anda lado a lado com a justiça. Um projeto de verdade precisa ter a construção de todos os itens que citamos até aqui, pelo eu que escrevina minha postagem, pelo que você escreveu e também pelas postagens dos nossos colegas.

Outros materiais