Buscar

Trabalho Fichamento Gestão estratégia e vant competitiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM Administração Estratégica
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno: Osmar José Fontes
Trabalho da disciplina Gestão Estratégica e Vantagem Competitiva
Tutor: Prof. Aldemir Leuzinger
Local: Biblioteca Virtual da Universidade
Ano 2017
Natura: Beleza Global Made in Brazil
Gestão Estratégica e Vantagem Competitiva
Estudo de caso
Referências: 
Geoffrey Jones
Ricardo Reisen de Pinho
Introdução
O mundo empresarial se torna cada vez mais complexo devido ao avanço tecnológico. As taxas elevadas de crescimento das economias tem resultado nas incertezas do ambiente de negócio. As mudanças econômicas e tecnológicas são desafios e oportunidades para as organizações sobreviverem e prosperar, buscando meios de aprimoramento de comercialização de produtos e serviços em função da demanda do mercado.
Os interesses empresarias e a visão do produto num mercado promissor estabelecem condições estratégicas para aceleração da produção e a presença da organização no mercado global, tornando a empresa líder em vendas de produtos consumidores.
Histórico e Analise Contextual.
A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, cabelos e barba, como: sabonetes, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, proteção solar, entre outros. Mantém centro de pesquisas para inspiração de novos produtos.
Fundada em 1969 por Luiz Seabra e a união de Guilherme Leal e Pedro Passos (três homens responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da empresa brasileira). Em 1974 escolheu um modelo de vendas diretas e em 1983 tornou-se primeira fábrica de bens de consumo contínuo e produtos de refil. Em 1989 realizou parcerias com quatro empresas originárias, com outros empreendedores e introdução de auditoria externa.
Em 2004 tornou-se uma empresa de capital aberto e integrou a BM&FBovespa, 10 anos depois ingressou no índice Dow Jones da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A posição da companhia alcançou quase um terço da receita liquida e média de 47% de avanço ao ano. Avançou 65% no cálculo em reais em 2015, totalizando R$ 2,9 bilhões. 
Hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e França. Mantém escritório em Nova Iorque, onde capta tendências globais de moda e cosméticos. 
Missão, Visão e Estratégia. 
 
A Missão da Natura é comercializar produtos e serviços que promovam o “Bem Estar Bem”. A visão de sustentabilidade a transforma numa empresa geradora de impacto positivo, o que significa que a atuação da companhia deve ajudar a tornar o meio ambiente e a sociedade melhor, ultrapassando o atual paradigma de apenas reduzir e mitigar impactos.
O crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através de vendas diretas é uma estratégia da companhia; com isso buscou capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimento, inovação e eficiência operacional é considerada estratégica para construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.
A implantação de estratégias de crescimento e aceleração do mercado busca atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo. A velocidade de ocorrências das mudanças no ambiente de mercado associada a vários fatores exige estratégias de reformulação políticas e visão do negócio.
Com base no perfil demográfico e socioeconômico, permitiu desenvolver produtos diferenciados para atender vários nichos e também exportar a biodiversidade brasileira em seus produtos no mercado internacional. Por meio da marca e portfólio, busca incentivar mudanças de hábitos e comportamento mais sustentáveis.
A cultura organizacional da companhia é caracterizada pela transparência e respeito às partes interessadas. A sua liderança ocorre diante da transmissão de princípios norteadores do negócio e tem como objetivos: os valores da organização, extrair participação e contribuição de seus colaboradores através de seus conhecimentos e habilidades. O que será decisivo para o sucesso estratégico da organização.
Conclusão
A Natura é uma empresa inovadora, preparada para enfrentar os concorrentes globais, agressiva no desenvolvimento de novas linhas e desafiadora no segmento do mercado em função do marketing estratégico, oferencendo produtos de forma eficaz, consistente e determinado nas necessidades e desejos do consumidor.
Os riscos estão presentes e podem impactar positivamente, gerando ganho (oportunidade) ou negativamente, gerando perdas (ameaças). A proatividade na percepção é uma característica da empresa para diminuir a chance do insucesso e maximizar a segurança no investimento.
Os resultados obtidos consistem em uma empresa geradora de valores, não apenas econômico, mas ambiental e social; reconhecida ao receber a certificação B Corp que identifica globalmente a empresa com a construção de um mundo melhor. 
A estratégia da Natura é um somatório de conhecimentos gerenciais, direcionado para o futuro, buscando todos os momentos analisar o ambiente, inovando e assegurando a competitividade do produto no mercado. 
2

Continue navegando