Buscar

Resenha Crítica -O PMO da AtekPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Resenha Crítica de Caso 
Trabalho da disciplina de PMO e Gestão de Programas e Portfólio 
Tutor: Prof.Sueli Moreira Marquet Silva
 
RIO DE JANEIRO
2021
O PMO DA ATECKPC 
 Referências: MC FARLAN, Warren F.; HUPP, John; KELL, Mark. O PMO da AtekPC. Harvard Business School, 313 -P02, 2007.
INTRODUÇÃO
A AtekPC é uma empresa de médio porte do ramo de TI , mais especificamente voltada para a fabricação de computadores. Em dado momento o setor de computadores pessoais começou a passar por transição e sofrer grande pressão, tendo em vista isso o artigo em estudo apresenta a iniciativa do CIO da AtekPC, John Strider, de implantar um PMO (Project Management Office) na empresa. Devido a essa transição no setor, a AtekPC estaria envolvida em projetos importantes e Strider acreditava que a implantação do PMO seria fundamental neste cenário. 
DESENVOLV IMENTO
A empresa AtekPC foi fundada em 1984 e tornou-se um fabricante de médio porte de computadores nos EUA, suas vendas giravam em torno
 de US$1,9 bilhões em 2006 o setor apresentava altas taxas de crescimento e boas margens de lucro e a AtekPC teve um rapido crescimento nos anos 1990. Strider explica no artigo em estudo que devido a isso não foram tão cuidados quanto deveriam no controle de custos, o que se tornou um problema quando o cenário do mercado começou a mudar.
O setor de vendas de computadores começou a mostrar uma desaceleração nas vendas e na lucratividade, tanto no âmbito corporativo quanto pessoal, as pessoas estavam mantendo seus computadores por mais tempo e conseqüentemente as compras estavam sendo prorrogadas. Além disso, os consumidores começaram a usar mais telefones móveis que ofereciam muitas funcionalidades semelhantes às dos computadores, como por exemplo, uma das mais utilizadas, os e-mails. O uso de aplicativos com base na web também começaram a crescer e assim sendo os consumidores começaram a comprar computadores mais baratos que rodavam esses aplicativos web e não precisavam de muito poder de processamento e armazenamento. O conjunto desses fatos fez com que o setor sofresse grande pressão de
mercado e passasse por um período de transição tendo que buscar novos produtos e mercados para manter o crescimento da receita e aumentar a rentabilidade. Os projetos na AtekPC eram de pequeno e médio portes e sempre foram gerenciados 
informalmente sem nenhuma padronização. Os projetos de TI, em 2007, eram gerenciados frequentemente com a adição desta responsabilidade a uma pessoa de desenvolvimento, na maior parte das vezes o Analista Líder. Os Analistas Líderes normalmente estavam há muito tempo em suas áreas o que lhes trazia muita vivência e conhecimento das atividades, necessidades e pessoas porém, todos os métodos, documentações, práticas e ferramentas eram individualizadas pelo Analista Líder sem consistência entre os demais grupos de TI e áreas de negócio. 
 Com as mudanças no setor, os novos projetos que a AtekPC tinha em vista eram maiores, envolviam diversas áreas funcionais e tecnológicas e era muito mais complexos, muito diferente do que a empresa estava habituada.A implantação do PMO na AtekPC tinha o objetivo de padronizar a forma de gerir projetos, com práticas mais consistentes e trazer melhorias no planejamento e desempenho dos mesmos. Porém implantar um PMO na empresa era um imenso desafio pois a cultura organizacional não comtemplava esses processos e padronizações, dessa forma a implantação do PMO consistia em também mudar a cultura da empresa, o que torna a situação bem delicada. 
 O início do PMO na AtekPC deu -se no final de 2006 na área de TI, porém no primeiro semestre de 2007 ainda não estava claro qual seu propósito e suas responsabilidades, além disso havia carência na quantidade de pessoas especializadas em PMO. O intuito inicial era implantar o PMO, estabelecer o seu valor e demonstrar os benefícios vindos das práticas de gerenciamento de projetos. Para isso pensou-se em dois modelos organizacionais para o PMO, o PMO -heavy e o PMO -light que eram diferentes ao extremo. O PMO -heavy tratava-se de deixar a responsabilidade totalmente com os gerentes de projetos, e nenhum projeto operar fora dos métodos e diretrizes do PMO. Já o PMO -light consistia no desenvolvimento de habilidades nos gerentes de projetos internos, e todos os projetos operavam fora do PMO dentro dos controles organizacionais existentes sendo os responsáveis pelo projeto a área funcional e o grupo de TI encarregado ao projeto. John Strider tinha certeza que implantar o PMO era o caminho correto a seguir, mas tinha ciência que a área de TI devia manter seu equilíbrio e continuar entregando seu trabalho, era desafiador saber até onde chegar sem violar a cultura da empresa a um ponto de causar resistência dos funcionários, pois o PMO sozinho não executaria o projeto. O modelo de PMO a ser seguido dividia opiniões, por um lado o PMO -Heavy era muito mais efetivo mas envolvia mudar completamente a forma de trabalho de uma só vez, e mudar do dia para noite a forma que se trabalhava há anos certamente causaria insatisfação em muitas pessoas o que poderia prejudicar a entrega dos projetos. Por outro lado o PMO -Light envolvia trabalhar com uma equipe reduzida em pequenos passos, que conseguiria conquistar aos poucos a confiança de todos mas que também poderia demorar pra apresentar resultado e comprometer a capacidade de demonstrar os benefícios do PMO para o negócio. 
 Como medir seu desempenho também não estava definido e o PMO só funcionaria se provasse seu valor. Nenhuma coleta de dados foi feita antes da implantação, mas mesmo que informalmente tinha-se que buscar uma forma de mostrar o progresso. Richard Steinberg, Diretor de Desenvolvimento de Aplicação, acreditava que o caminho a ser seguido era avançar com o PMO, mostrar seus benefícios e assim influenciar positivamente as outras áreas.
C ON C L US Ã O 
 Tendo em vista a pressão que o mercado de computadores estava sofrendo e o ambiente competitivo, era claro que a AtekPC deveria adotar uma estratégia para acompanhar seu mercado e garantir seu sucesso. Apesar dos inúmeros desafios que a implantação de um PMO poderia trazer, certamente a padronização de processos, práticas, melhor planejamento na escolha, execução, entrega e qualidade dos projetos consequentemente traria um melhor desempenho para empresa. Uma nova forma de trabalhar pode ser um desafio para qualquer empresa, pois a aceitação pela equipe e sua motivação em trabalhar para o sucesso dessa nova forma de trabalhar é fundamental. Com a implementação do PMO na AtekPC não seria diferent pois a proposta era mudar toda a cultura organizacional da empresa, desta forma acredito que além de implantar um método de sucesso a preocupação principal da empresa deve ser mostrar aos seus funcionários o motivo disto desta mudança e os objetivos a serem conquistados e seus benefícios.

Outros materiais