Buscar

Resenha 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PLÁGIO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
PAIVA,Ricardo Bacelar.O Plágio nas Instituições de ensino.2010.Disponível em:< https://www.ucb.br/sites/000/20/CombatePlagioDocumentoOAB.pdf> Acesso em:05 out.2014.
Resenhado por: Enilton de Sousa Alves
Hoje em dia muitas são as ferramentas de pesquisas que os estudantes possuem ao seu dispor. Destaca-se principalmente o uso da internet como fonte de pesquisa principal que a maioria utiliza.
Mas ao mesmo tempo em que a internet tem papel benéfico na vida acadêmica ela também é utilizada de forma nociva ao aprendizado do aluno, uma vez que a maioria apropria-se de obras de outros autores. Esse procedimento prejudica e muito a capacidade do aluno a pensar e desenvolver o seu censo crítico.
É sabido que muitas instituições brasileiras não possuem estruturas para verificar esses plágios. Porém existem ferramentas tecnológicas criadas para identificar tais irregularidades, que podem ser usadas nas universidades e escolas: software de busca de similaridade na internet e em bancos de dados. Estes softwares fazem uma analise utilizando a rede mundial de computadores, verificando se aluno copiou parte de um texto, por exemplo, identificando a base de dados copiados.
Contudo essa ferramenta não é absoluta. É preciso que sejam implementados procedimentos efetivos para combater o uso de plágio e com isso aumentar o rendimento do ensino.
Também é preocupante o comércio de monografias. Muitas obras são comercializadas na internet configurando crime de violação de direitos autorais. O comércio é banalizado de tal forma a ser divulgados em jornais, revisto e através de e-mails. Trata-se de uma dormência moral que assola o meio estudantil e prejudica não só a qualidade de ensino do país, como também a sua produção intelectual.
A ideia principal do ilustre advogado Ricardo Bacelar Paiva e apresentar um alerta sobre o plágio como um problema destrutivo nas escolas e universidades de nosso país. Utilizando argumentos e dados concretos com base em material difundido abertamente em meios de comunicação principalmente na internet ele aponta o plágio como um dos responsáveis pelo baixo nível de aproveitamento do ensino no convívio escolar e acadêmico. De forma objetiva sugere ferramentas tecnológicas para detectar tais atos e políticas conscientização para coibir tais práticas nocivas ao ensino.
Requer também que o comércio de monografias seja levado ao conhecimento do Ministro da Justiça e investigados pela Polícia Federal.

Outros materiais