Buscar

Gabarito AD1 2017.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD 1)
LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO 1
2017.2
GABARITO
QUESTÃO 1 (3,0 pontos – 1,0 cada)
A) A partir de suas próprias experiências escolares, o estudante deve dizer se: como aluno, em atividades de leitura, de produção de texto ou de trabalho com a oralidade, ele sentia que seu conhecimento prévio era respeitado (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem sua percepção (0,3 ponto). Caso o aluno já seja professor ou professora, ele pode comentar se sua prática valoriza ou não os conhecimentos prévios dos alunos (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem seu comentário (0,3 ponto). Além disso, o aluno deve explicar teoricamente a importância da valorização do conhecimento prévio dos alunos em sala de aula, comentando os problemas que envolvem uma prática que não desenvolve essa valorização (0,5 ponto).
B) A partir de suas próprias experiências escolares, o estudante deve dizer se: como aluno, no trabalho com a escrita e/ou com a oralidade, ele sentia que seu falar e o falar de outros eram respeitados (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem sua percepção (0,3 ponto). Caso o aluno já seja professor ou professora, ele pode comentar se sua prática valoriza ou não a diversidade linguística (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem seu comentário (0,3 ponto). Além disso, o aluno deve explicar teoricamente a importância da valorização dos diferentes falares em sala de aula, comentando os problemas que envolvem uma prática que não desenvolve essa valorização (0,5 ponto). 
C) A partir de suas próprias experiências escolares, o estudante deve dizer se: como aluno, em atividades de leitura, de produção de texto ou de trabalho com a oralidade, ele sentia que sua autoria era respeitada e se sua autonomia era desenvolvida – ou se, ao contrário, as atividades tendiam à reprodução passiva (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem sua percepção (0,3 ponto). Caso o aluno já seja professor ou professora, ele pode comentar se sua prática valoriza ou não a autoria dos alunos e busca o desenvolvimento de sua autonomia (0,2 ponto), dando exemplos concretos que justifiquem seu comentário (0,3 ponto). Além disso, o aluno deve explicar teoricamente a importância do desenvolvimento de atividades que não levem à reprodução passiva em sala de aula, comentando os problemas que envolvem uma prática que não rompa com essa lógica (0,5 ponto). 
QUESTÃO 2 (3,0 pontos)
O estudante deve produzir dois pequenos textos tratando de um mesmo assunto (podem ser bilhetes, recados, cartas, textos narrativos, charges, etc.) de formas distintas (1,0 ponto). 
O estudante deve produzir um terceiro texto pequeno, explicando suas escolhas linguísticas em cada um dos textos. Ele deve, por exemplo, explicar porque você usou determinadas palavras em um e em outro, porque você deu certas informações em um que não deu em outro, porque você escolheu os gêneros que escolheu, etc. Sua explicação deve articular os aspectos notacionais aos aspectos discursivos dos textos produzidos (2,0 pontos). 
QUESTÃO 3 (4,0 pontos)
- Com base na leitura dos PCN, o aluno deve explicar o que são os eixos: a) Língua oral: usos e formas, b) Língua escrita: usos e formas e c) Análise e reflexão sobre a língua, e porque se dá essa divisão. (0,5 ponto)
- O aluno deve explicar o que são os aspectos notacionais e o que são os aspectos discursivos da língua e porque os PCN recomendam o trabalho articulado entre eles. (0,5 ponto)
- O aluno deve explicar como esses conceitos se articulam ao caminho metodológico do USO → REFLEXÃO → USO e como ele deve ser desenvolvido. (1,0 ponto)
- O aluno deve analisar as Orientações Curriculares e perceber que nela há ideias que se coadunam à proposta dos PCN, explicando essa relação. Entre outras, pode-se citar o trabalho com aspectos sociais da linguagem, o trabalho com os mesmos conteúdos ao longo dos semestres, o trabalho com diversos gêneros textuais, o desenvolvimento de estratégias de leitura, a produção de textos que circulam na escola, a valorização da diversidade linguística, etc. (1,0 ponto)
- A partir da análise anterior, o aluno deve reconhecer os avanços dessa proposta curricular, mas também deve perceber e analisar os retrocessos apresentados nela, baseando-se nos textos lidos e em suas experiências escolares. Entre os retrocessos, os alunos podem citar, por exemplo, a falsa ideia de que é possível conciliar as três concepções postas por Geraldi, o excesso de estratégias de leitura que partem apenas da identificação e do reconhecimento, sem que os saberes dos alunos sejam integrados aos textos lidos, a produção de textos que não circulam socialmente, etc. As críticas dos alunos não podem partir apenas de julgamentos vagos sobre a impossibilidade de se executar essa proposta. (1,0 ponto)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando