Buscar

direito e legisla;ao aplicada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Direito e Legislação Aplicada
O Direito nasceu junto com a civilização. Sua história é a história da própria vida dos seres humanos que, obrigados a conviver, labutando uns ao lado dos outros, carecem de certas regras de conduta, de um mínimo de ordem e direção. (Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. -Curitiba: InterSaberes, 2014, capítulo I).
Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta quanto ao conceito de Direito Privado:
Nota: 20.0
	
	A
	É o que disciplina as relações entre os indivíduos como tais, nas quais predomina imediatamente o interesse de ordem pública.
	
	B
	É o que disciplina as relações entre os indivíduos como tais, nas quais predomina imediatamente o interesse de ordem particular.
Você acertou!
É o que disciplina as relações entre os indivíduos como tais, nas quais predomina imediatamente o interesse de ordem particular.
Referência: Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. -Curitiba: InterSaberes, 2014, pág. 22.
	
	C
	É o direito que regula as relações do Estado com o próprio Estado, bem como as relações com os cidadãos.
	
	D
	Caracteriza-se pela imperatividade de suas normas, que nunca podem ser negligenciadas por convenção dos particulares.
	
	E
	É o que disciplina as relações entre os indivíduos como tais, nas quais não predomina imediatamente o interesse de ordem particular.
Questão 2/5 - Direito Tributário
Os tributos aparecem em diversos registros antigos. Já na Bíblia constam registros de tributos cobrados pelos Estados. (HACK, Érico. Direito Tributário Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2015.)
De acordo com os estudos da disciplina, desde quando podemos intuir a existência de tributos?
Nota: 20.0
	
	A
	Os tributos foram criados no tempo da inquisição, somente para serem cobrados daqueles que eram considerados hereges.
	
	B
	Os tributos foram criados no mundo islâmico, não existindo antes da escrita do Alcorão.
	
	C
	Os tributos são tão antigos quanto o Estado.
Você acertou!
Podemos intuir que os tributos são tão antigos quanto o Estado, para sua manutenção, com a utilização dos recursos para diversos fins, como prestação de serviços públicos e pagamento dos militares (HACK, Érico. Direito Tributário Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 21).
	
	D
	Os tributos vêm dos extensos períodos de paz da antiguidade, quando era necessário pagar o soldo aos militares.
	
	E
	São os tributos uma criação contemporânea, dos últimos 200 anos.
Questão 3/5 - Direito Tributário
O Estado moderno tem como principal fonte de recursos os tributos arrecadados, além de ter a necessidade de obter grandes somas em dinheiro para cumprir seus compromissos, como a remuneração dos servidores públicos e dos fornecedores de bens e serviços e a realização de investimentos, como obras públicas e aquisição de equipamentos. (HACK, Érico. Direito Tributário Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2015).
Acerca do conceito de tributo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O tributo é sempre a sanção por ato lícito praticado pelo contribuinte.
	
	B
	Existe no país um tributo cobrado pela poluição do meio ambiente, que é vedada em lei.
	
	C
	Os tributos sempre terão como fato gerador um ato lícito do contribuinte.
Você acertou!
Os tributos sempre terão como fato gerador um ato lícito do contribuinte. (HACK, Érico. Direito Tributário Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 32). O tributo não é multa, e só pode ser cobrado de atividade lícita. Se a atividade é ilícita, não incidem tributos, mas penalidades.
Nem todo valor arrecadado pelo Estado é tributo, podendo ser, por exemplo, multa de trânsito, ou doação.
	
	D
	Todo valor que o Estado cobra de um particular é tributo.
	
	E
	Espécies de tributo são: fechamento de estabelecimento, apreensão de bens, taxas e impostos.
Questão 4/5 - Direito e Legislação Aplicada
 O Direito Constitucional pode ser conceituado como o ramo do direito público interno que se dedica ao estudo das normas constitucionais (Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. -Curitiba: InterSaberes, 2014, capítulo II)
Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise as proposições a seguir sobre o tema abordado. Depois, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
I. As normas jurídicas não são hierárquicas
II. As normas constitucionais são consideradas magnas ou supremas, porque exercem completa autoridade sobre as demais
III. Entre as funções das normas constitucionais, encontramos tanto aquelas que regulamentam e delimitam o poder do Estado como também as que determinam os direitos fundamentais dos cidadãos.
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as alternativas I e II estão corretas
	
	B
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	C
	Somente as alternativas II e III estão corretas
Você acertou!
As normas jurídicas são hierárquicas. Entre elas, as normas constitucionais são consideradas magnas ou supremas, porque exercem completa autoridade sobre as demais – afinal, todas devem respeito à Constituição – razão pela qual são as mais importantes dentro do ordenamento jurídico de um Estado democrático de direito. Entre as funções das normas constitucionais, encontramos tanto aquelas que regulamentam e delimitam o poder do Estado como também as que determinam os direitos fundamentais dos cidadãos.
Referência: Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. -Curitiba: InterSaberes, 2014, pág. 34
	
	D
	Somente a alternativa I está correta.
	
	E
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Questão 5/5 - Direito Tributário
No conceito de cidadania fiscal, a definição de cidadão envolve o pagamento de tributos para a manutenção do Estado, porque é sua obrigação contribuir para a subsistência do Estado.
Na maioria dos países do mundo, o tributo é a principal fonte de riqueza do Estado. Excetuam-se à regra alguns países; sobre eles, podemos afirmar:
I. É o caso de alguns países do Oriente Médio, que extraem grandes quantidades de petróleo e podem se sustentar da exploração desse produto.
II. É o caso dos Estados Unidos e da Inglaterra que, como o Brasil, não necessitam dos recursos advindos dos tributos cobrados dos cidadãos.
III. É o caso de alguns países que têm grandes riquezas naturais e pequena população e território, os quais podem se sustentar pela exploração e venda dessas riquezas.
Considerando o conteúdo estudado na disciplina, é correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
Você acertou!
Na maioria dos países do mundo, o tributo é a principal fonte de riqueza do Estado. Excetuam-se à regra alguns países, que têm grandes riquezas naturais e pequena população e território, os quais podem se sustentar pela exploração e venda dessas riquezas. É o caso de alguns países do Oriente Médio, que extraem grandes quantidades de petróleo e podem se sustentar da exploração desse produto. (HACK, Érico. Direito Tributário Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2015, p. 23.).
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando