Buscar

Fórum de Discussão A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esse é o espaço destinado para discussão dos conteúdos e conceitos abordados nas aulas 1 a 3. Contribua com suas anotações, dúvidas e pontos de vista, já que sua nota de participação será apurada por meio da colaboração nas discussões dos fóruns. Além disso, o (a) tutor (a) a distância irá lançar questionamentos para interação de todos.
Boa tarde Professor (a),
Gostei muito das aulas 1 a 3. Fiz algumas anotações, se tiver algo a acrescentar para os meus estudos, serei grato:
Na Aula 1:
Interrogamo-nos sobre o significado e a função da Metodologia Científica, bem como seu ponto de partida, que recai sobre atitudes que não são espontâneas à existência humana, ao contrário da fala, que é um ato espontâneo. Porém, dominar a linguagem não depende do desenvolvimento natural dos sujeitos, mas de habilidades e competências para uma postura reflexiva e crítica.
Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo. Existem três tipos de Metodologia: Acadêmica, Científica e Da Pesquisa.
Metodologia científica está dentro de duas grandes áreas:
Epistemologia (Verdade, Conhecimento e Crença) - Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência;
Metodologia Científica Aplicada - Destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
* Senso comum ou conhecimento empírico – Caracterizado em Espontâneo, Ametódico, Empírico, Ingênuo ou Acrítico e Subjetivo. É o que também é conhecido como conhecimento do povo. É o acúmulo de tradições e experiências vividas. Não leva em conta a fundamentação científica.
* Conhecimento Científico – Caracterizado em Racional, Sistemático e Metódico. Obedece a regras, leis e princípios e se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças. Lógico e sistemático porque as ideias formam uma ordem coerente. Verificável e metódico, pois é passível de exame para ter sua pretensão confirmada ou não. Para tanto segue uma técnica, um procedimento.
* Conhecimento Filosófico – Caracterizado em Sistemático, Metódico e Racional. É Radical, Rigoroso e Saber de Conjunto. É caracterizado unicamente na própria razão humana, ou seja, procura discernir entre o certo e o errado, tendo esta razão humana como fundamentação.
* Discurso Religioso ou Conhecimento teológico - É um conhecimento sistemático, porém, suas evidências não são verificáveis. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural).
Na Aula 2:
O método ajuda a compreender o processo de investigação, possibilita a demonstração, disciplina suas ações, ajuda a perceber erros e auxilia as decisões do cientista. É, então, um plano de ação, em que a técnica utilizada é o modo ou a maneira de realizar a atividade pretendida, permitindo que o procedimento escolhido ocorra de maneira hábil e, se possível, perfeita.
Método científico - Aproveita a observação, a descrição, a comparação, a análise e a síntese, além dos processos mentais da dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação, quer experimental, quer racional.
Método racional - Também é científico, embora os assuntos a que se aplica não sejam realidades, fatos ou fenômenos susceptíveis de comprovação experimental. As disciplinas que o empregam (principalmente as diversas áreas da filosofia) nem por isso deixam de ser verdadeiras ciências.
O método científico pode se sustentar em dois procedimentos:
* Método Dedutivo (dependente da lógica) - Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão será verdadeira. Toda a informação contida na conclusão já estava presente nas premissas. Enuncia uma informação ou ideia já conhecida, ou seja, tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados, apresentando uma conclusão inevitável, partimos de uma ideia geral para uma específica.
* Método Indutivo (dependente da experiência empírica) – Se todas as premissas forem verdadeiras, a conclusão será provável. A conclusão apresenta informação que não estava presente nas premissas. Não pode transmitir a certeza e a evidência. O salto de um para todos exigiria uma observação infinita. Tem como objetivo a observação dos fenômenos com a finalidade de descobrir as suas causas, comparando ou aproximando os fatos, na tentativa de encontrar a relação entre eles, partimos de experiências específicas para alcançarmos uma regra geral.
Método Hipotético-Dedutivo consiste na construção de hipóteses, cujas predições devem se submeter ao critério da falseabilidade. Qualquer enunciado que só tenha termos observacionais poderia dizer mais do que se pode ver.
Processo de conhecimento: Observações, perguntas, hipóteses, experimentação, conclusão, documentação, descobrimentos, novas perguntas e continuar aprendendo.
Na Aula 3:
Pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico.
Quanto à classificação da pesquisa está relacionada à sua natureza, ou seja, àquilo que compõe a essência da pesquisa:
*Pesquisa Pura (Ou básica ou teórica) - Objetiva gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. É motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Ex.: A origem do universo.
*Pesquisa Aplicada - É aquela que objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Ex.: A busca de uma vacina contra a AIDS.
Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser dividida em:
*Qualitativa - Não há medição numérica, como nas descrições. Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.
*Quantitativa - Temos a coleta e a análise de dados para dar conta das questões que envolvem a pesquisa. Utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser:
*Descritiva - Tem como objetivo principal descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Deve-se observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos variáveis, sem manipulá-los.
*Exploratória - É considerada o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade, com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema para torná-lo mais explícito ou viabilizar a construção de uma hipótese. Possibilidade do aprimoramento de ideias. Geralmente, há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos.
*Explicativa - Identifica os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque se busca entender ou explicar as razões das coisas ― fato que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma pesquisa descritiva ou exploratória.
Os procedimentos estão relacionados à maneira de agir, ao modo de fazer a pesquisa.
*Pesquisa Bibliográfica - É uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará toda pesquisa, na medida em que dá o alicerce teórico que servirá de base ao trabalho. Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. É o exame de uma bibliografiapara levantamento e análise do que já se produziu sobre o assunto que assumimos como tema da pesquisa científica. Podem ser de fontes primárias ou secundárias.
*Pesquisa Documental - Trata-se de uma pesquisa realizada através de certos documentos como: documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos, etc.
A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica, mas possui uma diferença: “A diferença está no fato de a bibliográfica utilizar fundamentalmente as contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto. A documental utiliza materiais que não receberam o tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados.”
*Pesquisa de Campo - É a investigação empírica, isto é baseada na experiência, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações.
*Pesquisa Histórica - Detalhes como vestuário, comportamento, linguajar, arquitetura, papel de cada personagem, etc. Pois, é a pesquisa que descreve o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Podem ser de fontes primárias ou secundárias.
*Pesquisa Comparada - Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados.
*Estudo de Caso - É o estudo restrito a uma ou poucas unidades entendidas, como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. Constitui-se em uma metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno.
Att,
Renan Cardoso de Oliveira.
Outras Respostas:

Continue navegando