Buscar

Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Metodologia aplicada à pesquisa
Pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Caracteriza-se pelo levantamento de algum problema, a solução à qual se chega e os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados.
Pesquisa científica objetiva contribuir para o desenvolvimento do conhecimento humano em todas as áreas, sendo sistematicamente planejada e executada segundo critérios rigorosos de processamento das informações. Uma pesquisa será considerada científica, se for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme as normas metodológicas consagradas pela ciência. 
Razões de ordem intelectual, que decorrem do desejo de conhecer, são comuns nas dissertações de mestrado, nas monografias, nos artigos e nos trabalhos de conclusão de curso, em que a pesquisa é voltada para fins de conhecimento.
Razões de ordem prática, como próprio título diz, vêm do desejo de conhecer com vistas a fazer algo, que muitas vezes pode vir a ser útil e beneficiar a própria sociedade.
Quanto à classificação da pesquisa está relacionada à sua natureza, ou seja, àquilo que compõe a essência da pesquisa:
*Pesquisa Pura (Ou básica ou teórica) - Objetiva gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. É motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Ex.: A origem do universo.
*Pesquisa Aplicada - É aquela que objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Ex.: A busca de uma vacina contra a AIDS.
Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser dividida em:
*Qualitativa - Não há medição numérica, como nas descrições. Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.
*Quantitativa - Temos a coleta e a análise de dados para dar conta das questões que envolvem a pesquisa. Utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser:
*Descritiva - Tem como objetivo principal descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Deve-se observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos variáveis, sem manipulá-los.
*Exploratória - É considerada o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade, com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema para torná-lo mais explícito ou viabilizar a construção de uma hipótese. Possibilidade do aprimoramento de ideias. Geralmente, há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos.
*Explicativa - Identifica os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque se busca entender ou explicar as razões das coisas ― fato que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma pesquisa descritiva ou exploratória.
Os procedimentos estão relacionados à maneira de agir, ao modo de fazer a pesquisa.
*Pesquisa Bibliográfica - É uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará toda pesquisa, na medida em que dá o alicerce teórico que servirá de base ao trabalho. Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. É o exame de uma bibliografia para levantamento e análise do que já se produziu sobre o assunto que assumimos como tema da pesquisa científica. Podem ser de fontes primárias ou secundárias.
*Pesquisa Documental - Trata-se de uma pesquisa realizada através de certos documentos como: documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos, etc.
A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica, mas possui uma diferença: “A diferença está no fato de a bibliográfica utilizar fundamentalmente as contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto. A documental utiliza materiais que não receberam o tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados.”
*Pesquisa de Campo - É a investigação empírica, isto é baseada na experiência, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações.
*Pesquisa Histórica - Detalhes como vestuário, comportamento, linguajar, arquitetura, papel de cada personagem, etc. Pois, é a pesquisa que descreve o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Podem ser de fontes primárias ou secundárias.
*Pesquisa Comparada - Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados.
*Estudo de Caso - É o estudo restrito a uma ou poucas unidades entendidas, como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. Constitui-se em uma metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno.
Exercícios: A pesquisa explora o nexo entre urbanização de risco e violência urbana, utilizando a experiência concreta de diferentes cidades no Estado de São Paulo. A base empírica do estudo é uma pesquisa estruturada para avaliar o impacto de regulação urbanística no funcionamento de mercados residenciais nas cidades investigadas com mais de 20 mil habitantes.
ROLNIK, R. Exclusão territorial e violência.
O trecho ao lado faz parte de uma pesquisa desenvolvida por Raquel Rolnik. Quanto a sua abordagem, podemos dizer que se trata de uma pesquisa:
(x) Qualitativa
( ) Quantitativa
Exercícios: Segundo Oliveira (2007), o elemento diferenciador está na natureza das fontes. A pesquisa ___________ remete para as contribuições de diferentes autores sobre o tema, atentando para as fontes secundárias, enquanto a pesquisa ________________ recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítico, ou seja, as fontes primárias.
Oliveira (2007), no seu texto, fala sobre dois tipos de procedimentos da pesquisa.  Marque a opção que preenche as lacunas do texto, respectivamente.
( ) documental; de campo
(x) bibliográfica; documental
( ) estudo de casos; comparada
( ) histórica; comparada
Exercícios: Segundo a pesquisa, o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Dentre eles, a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, entre outras. A pesquisa ainda reforça que a ingestão do extrato também suprime a utilização de carboidrato, que gera aumento na quantidade de glicogênio no músculo, auxiliando o aumento da resistência na corrida, e por se ter menos lactato, há uma maior disposição física para continuar o exercício físico.
O trecho da reportagem representa uma pesquisa de classificação:
( ) Pura
(x) Aplicada
Exercício: O objetivo da pesquisa é encontrar hipóteses de investigação. A principal característica dos métodos utilizados é a flexibilidade. Conforme a investigação avança, o pesquisador deve ficar alerta no sentido de reconhecer as inter-relaçõesentre as informações que são levantadas, buscando novas ideias. Segundo a literatura consultada, os principais métodos empregados em estudos exploratórios, dentro da ótica objetivista, são: levantamentos em fontes secundárias, levantamentos de experiências (consultas a especialistas), observação e estudos de caso.
O trecho representa o objetivo de uma pesquisa:
( ) Descritiva
(x) Exploratória
( ) Explicativa
	 
	
	O método é utilizado pela ciência para conhecer a realidade, formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais são formulados os problemas científicos e examinadas as hipóteses científicas. São consideradas aplicações do método científico:
	
	 
	lógico, indutivo, dedutivo
	 
	indutivo, dedutivo, dialético
	
	induzido, qualitativo, lógico
	
	responsivo, dedutivo, dialético
	
	qualitativo, dialético, indutivo.
	 2a Questão (Ref.: 201309154900)
	
	O método que procura uma solução através de tentativas e eliminação de erros é o
	
	 
	hipotético-dedutivo.
	
	dedutivo.
	
	comparativo.
	
	indutivo.
	
	dialético.
	 3a Questão (Ref.: 201309067833)
	
	O cientista utiliza um método na apreensão da realidade. Através do método podemos descobrir como chegar a um objetivo. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de determinado problema. Nesse sentido,denomina-se método:
	
	O conjunto de estudos teóricos através dos quais é possível conhecer determinada realidade
	
	O conjunto de investigações puramente racionais através dos quais é possível conhecer determinada realidade
	
	O conjunto obras já construídas que definem a realidade social.
	
	O conjunto de textos através dos quais é possível conhecer determinada área de saber
	 
	O conjunto de procedimentos através dos quais é possível conhecer determinada realidade

Outros materiais