Buscar

Relatório de estagio Educação Infantil

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
UNINTER
RAYLLA RODRIGUES VALLE – RU 774635
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
EDUCAÇÃO INFANTIL
JUIZ DE FORA
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
UNINTER
RAYLLA RODRIGUES VALLE – RU 774635
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio Supervisionado- Educação Infantil, apresentado a UTA – Infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia a Distância. Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Kátia Vasconcelos
Centro Associado: Juiz de Fora
JUIZ DE FORA
2016
SUMÁRIO
	1- INTRODUÇÃO ...............................................................................................04
	
	2- DESENVOLVIMENTO
 2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA...................................................................05
 2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA..............................................05
 2.3-DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.....................06
3- PLANO DE AULA...........................................................................................09
4-CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................10 
4- REFERÊNCIAS .............................................................................................11
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
1-INTRODUÇÃO
Este relatório de estágio tem enfoque principal nas atividades para Educação Infantil, ou seja, uma pesquisa no ensino básico formal onde as crianças, alunos aprendem a desenvolver suas capacidades e ater os primeiros contatos com o mundo exterior para aprender sobre as mais diversas práticas .
O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.
O Estágio Supervisionado - Educação Infantil, está relacionado as ações que envolvam a Docência na Educação Infantil com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças de 0 a 5 anos, sendo assim pretende-se que o aluno conheça as especificidades do trabalho pedagógico na educação infantil, observando, participando e planejando a ç õ e s a serem desenvolvidas com crianças desta faixa etária. Objetiva-se também a reflexão sobre a prática pedagógica observada, podendo gerar problematizações e constituindo-se em instrumento de iniciação a pesquisa e ao ensino. Também será realizada a proposição e execução de propostas de intervenção (quando autorizadas pela instituição estagiada) relacionadas ao processo de aprendizagem na Educação Infantil.
No relatório será demonstrado o dia a dia numa sala de aula da educação infantil, podendo perceber o que alunos mais gostam de trabalhar, sua rotina e os variados tipos de atividades que são abordados pela professora, será demostrado também um plano de estágio ou seja uma proposta de atividade para a sala de aula.
Este estágio foi realizado em abril de 2016 por Raylla Rodrigues Valle. A metodologia adotada foi a pesquisa. 
 2- Desenvolvimento 
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
O estágio foi realizado na Fundação Educacional Machado Sobrinho, situada a Rua Constantino Paleta nº 203 no bairro Centro na cidade de Juiz de Fora-MG. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (32)3215-2597 ou pelo site http://www.colegiomachadosobrinho.com.br/fale-conosco.
A escola oferta atendimento na educação infantil e ensino fundamental no turno da tarde, ensino médio no turno da manhã e esse ainda conta com escola técnica em formação gerencial.
O estágio foi realizado no período de 11 a 21 de abril de 2016 no período da tarde, sendo observada a turma de 1º período do ensino infantil.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
A Fundação Educacional Machado Sobrinho tem como princípio norteador de sua atuação no campo educacional a ideia de que educar significa, basicamente, oferecer a educadores e educandos possibilidades e oportunidades para a construção de conhecimentos a cerca do mundo que os cerca, constituindo-se como sujeitos éticos. O aluno é visto como sujeito ativo da prática educativa.
A escola constitui-se em campo privilegiado para a construção de conhecimentos pelo aluno, considerando que, naquele ambiente, ele se encontra em constante interação com os objetos do conhecimento dos quais ele interage.
Conceber o aluno como sujeito do processo educacional requer, por parte do professor, uma postura sempre aberta e atenta ás necessidades, interesses e questionamentos dos alunos. Para isso é necessário, que também ele, professor, tenha uma postura crítica frente à sua prática, buscando avaliá-la e renová-la, com vistas ao constante aprimoramento profissional e pessoal.
A educação infantil é destinada a crianças de 03 a 05 anos de idade, tendo como objetivos o desenvolvimento dos aspectos intelectuais, psicológicos e sociais, considerando, acima de tudo, bem estar da criança, seu grau de desenvolvimento, a diversidade cultural, os conhecimentos a serem universalizados, complementando a ação da família e da comunidade.
2.3-DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
O primeiro dia de estágio é sempre uma expectativa grande, conhecer a turma, o professor, saber se será bem recebido e tudo isso aconteceu de maneira tranquila e gradativa. Após ter conversado com a coordenadora pedagógica Lia, logo fui apresentada a Juliana, que é a professora da turma do primeiro período, muito simpática ela me mostrou a sala, alguns pontos acertados com ela, principalmente sobre a minha participação nas aulas, ela gostou muito logo, e mostrou muito interesse principalmente no que se referia a ter alguma ajuda na sala de aula. 
A escola tem suas instalações num prédio antigo, é uma escola centenária, tem 116 anos, é um prédio com pintura nova, bem limpinha, bastante espaçosa. As salas de aula da educação infantil são pequenas, mas com espaço suficiente para cada turma que costuma ter no máximo 12 crianças por sala, todo o ambiente é decorado de acordo com idade das crianças pelas professoras, possui sala de informática, de música, de vídeo entre outras. A questão da acessibilidade não é muito notada se pensarmos em uma criança com cadeira de rodas, já que possui muitas escadas. Para a educação infantil pude observar a existência de dois parques um na parte de dentro da escola fechado e com diversos brinquedos de acordo com a faixa etária das crianças e outro que fica em frente a escola, que é uma parque de areia onde as crianças podem brincar com seus baldinhos e também em um brinquedo com escorregador, escada e etc.., nessa mesma área que é próxima a quadra da escola também tem um espaço aberto para brincarem de futebol ou outras atividades ao ar livre. Possui um banheiro individual separado para os meninos e meninas com vasos sanitários e pias de acordo com o tamanho das crianças. A recepção é a mesma para todas as faixas etárias de ensino.
Na escola temos o diretor Miguel que já está na escola a muitos anos, e ocupa a linha sucessória de seu pai, a supervisora pedagógica Lia que foi professora na escola durante muitos anos, formada em pedagogia e também é coordenadora de cursos de pós graduação da instituição, o núcleo também é composto por 2 secretárias, equipe de tesouraria e contadores, além dos diversos professores, todos com formação superior de acordo a área que lecionam. E também conta com estagiárias(os) para cada seguimento.
A pedagoga da escola Lia, fica na escola de segunda a sexta-feira na parte da tarde, de 13:30 às 17:00 horas, ela faz acompanhamento da educação infantil e ensino fundamental, passa de sala em sala ou atende quando é solicitada. Sua rotina para a educação infantil é importante pois ajuda as professoras com algum tipo de dúvida e as crianças gostam muito de tê-la por perto. Paraela as crianças da educação infantil não podem deixar de aprender, mais sempre brincando, deve ser dada prioridade a criança ser criança e tudo ser feito no seu tempo sem correr para que a criança aprenda.
Durante os dias em que estagiei na escola pude observar a rotina da sala do 1º período com a professora Juliana. Logo no primeiro dia pude perceber que os alunos são muito participativos, observadores, os procedimentos são centrados principalmente na iniciativa das crianças aonde elas podem observar e comparar coletivamente mais respeitando a individualidade de cada criança e esse tipo de procedimento ajuda muito as crianças no processo de aprendizagem, pois, elas participam ativamente no processo que é trabalhado na maioria das vezes por exposição dialogada aonde há uma participação entre alunos e professores, também pude perceber em algumas aulas que alguns conteúdos são apresentados por meio de recursos lúdicos para ajudar a identificar, por exemplo, formas com material concreto, esse foi um tipo de material pedagógico que pude observar a professora trabalhando além de jogos de quantidades. Durante as aulas a professora organiza a sala de acordo com as atividades ou momentos como momento da rodinha em que as crianças sentam numa roda com a professora pra contarem novidades ou para ser contada história entre outros, tem também o cantinho da leitura, que é um cantinho aonde as crianças se reúnem para verem os livrinhos da sala num momento mais tranquilo. Durante as aulas na maioria das vezes a professora promovia a participação de todos os alunos nas atividades aonde todos podiam interagir. Eu achei o processo ensino/aprendizagem utilizado pela escola muito bom pois os alunos estava em constante aprendizado em vários momentos do dia e não só na hora das atividades.
A rotina das crianças era organizada da seguinte forma: Elas entravam na escola a partir de 12h30min aonde eram recepcionadas pela estagiária junto com outras turmas de maternal 2º período e 1º ano em um local preparado para isso, às 13 horas a professora buscava-os e levava para a sala de aula aonde tinham horário livre em que podiam brincar na sala até 13:30 em seguida era dada atividade até 14:20 min, depois tinham aula especializada (música, educação física, informática ou inglês), quando voltavam as 15 horas eles lavavam as mãos e faziam o lanche sentadinhos em seus lugares em seguida escovavam os dentes, tinham o cantinho da leitura e as 15:40 min iam para o parque para brincar até 16:20min e por final tinham ou brincadeira com massinha ou com jogos lúdicos.
Na semana que se iniciava a professora já chegava com seu planejamento semanal pronto, ele era renovado a cada semana e vinham escrito seus horários da rotina diária e as atividades a serem dadas. 
3- PLANO DE AULA
1)IDENTIFICAÇÃO
Estagiário(a): Raylla Rodrigues Valle
Escola: Colégio Machado Sobrinho
Turma: 1º Período
Professora Regente: Juliana Toledo
Horário:14:20min
 2) CONTEÚDOS: Grafismo, Equilíbrio e Concentração.
3)OBJETIVOS: 
Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas;
Desenvolver o cuidado com a alimentação;
Conhecer a importância da preservação e cuidado com o seu meio ambiente
Atividade: cartaz dos círculos.
Materiais: giz de cera, papel pardo, tinta guache, pincel.
Desenvolvimento da aula: Primeiramente pedi a professora Juliana para trabalhar a atividade com os alunos, ela me autorizou. Apresentei-me a eles sentada na rodinha da conversa, conversei informalmente com os alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas. Coloquei um cartaz de papel pardo no chão da sala e pedi  que os alunos desenhassem círculos nele. Após todos terem desenhado, conversamos sobre os tamanhos dos círculos, fazendo-os observarem que praticamente todos têm tamanhos diferentes, mas que ainda assim continuam  sendo círculos. Após terminarem, pintaram com pincel e tinta os círculos. Depois de prontos expomos na sala como trabalho coletivo. 
Avaliação: Os alunos reconheceram a figura geométrica  círculo, e as cores que eles pintaram, desenvolvendo assim sua concentração, essa atividade também ajudou a professora já que nessa semana ela havia iniciado o trabalho com formas geométricas.
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado no Colégio Machado Sobrinho foi muito gratificante e de grande importância para mim, de maneira que contribuiu para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática vários os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia. Porém, despertei mais ainda o interesse em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa, ocupando um lugar de um agente de transformações junto às crianças, pois, elas são seres sociais que nascem completos, isto é, com capacidades afetivas, emocionais cognitivas. E essas crianças necessitam de todo afeto e dinamicidade para desenvolver seu conhecimento e habilidades. Vale ressaltar que o estágio contribuiu bastante para minha formação enquanto aluna e educadora. Mediante a prática procurei desempenhar o papel de uma educadora, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade.            
4- REFERÊNCIAS	Comment by Sidney: Sem numerar!
-O Estágio no Curso de Pedagogia, volume 2/ Mônica Caetano Vieira da Silva, Sandra Terezinha Urbanetz (org.) Curitiba: IBPEX,2009.
-Pressupostos da Educação Infantil/ Simone Regina Monosso Cartaxo. Curitiba IBPEX,2011.
-Portal Um como <http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-plano-de-aula-para-educacao-infantil-10178.html>
-Portal MEC < http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/destaques?id=12579:educacao-infantil>

Continue navegando