Buscar

RELATORIO MICROBIOLOGIA COLORAÇÃO GRAAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nas bactérias Gram-positivas a parede celular é formada principalmente por ácidos teicóicos e nas bactérias gram-negativas, é formada principalmente por lipídeos. Por possuírem grande quantidade de ácido teicóicos, após a coloração, as Gram-positivas formam um complexo corado azul intenso, que não é removido facilmente com álcool acetona.
As Gram-negativas não retêm a coloração após o tratamento com álcool-acetona e são reveladas posteriormente com solução de fucsina ou safranina, apresentando-se na coloração avermelhada. 
A técnica tem importância porque muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaços de pus ou de fluidos orgânicos. Essa informação permite ao clínico monitorar a infecção até que dados de cultura estejam disponíveis.
2-A) VIOLETA GENCIANA- corar bactérias Gram-positivas 
B) LUGOL-Formação do complexo CV-I no interior da célula, que permanece violeta
C) SOLUÇÃO ÁLCOOL-ACETONA-Desidratação da parede celular, diminuição da porosidade e dapermeabilidade; o complexo CV-I não pode sair da célula, que   permanece violetanas bbacterias gram positivas. Nas gram negativas ocorre Extração dos lipídeos da parede celular, aumento da porosidade; o complexo CV-I é removido da célula
D) FUCSINA – nas bacterias Gram positivas a célula não é afetada e nas bactérias Gram-negativas a célula adquire o corante e torna-se vermelha.
3-as lavagens entre as etapas da coloração são importantes porque essas lavagens vão tirar o excesso de corante da lamina possibilitando assim melhor visualização.
4- é importante essa fixação antes de corar porque se não fizer essa fixação do material na lamina o material coletado poder se desgrudar da lamina quando aplicar a coloração e com s lavagens , impossibilitando sua visualização.
5- Ao analisar a 3ª lâmina, notou-se uma grande quantidade de células Gram-negativas e uma quantidade muito pequena de células Gram -positivas.
Era esperado encontrar uma maior quantidade de células Gram – positivas pode ter ocorrido algum erro no processo de descoloração.
As outras duas laminas foram inconclusivas, pois não foi possível obter foco na lamina de maior aumento. 
REFERENCIAS:
http://www.biomedicinaemacao.com.br/2015/08/coloracao-de-gram-microbiologia-dia1.html
www.biomedicinabrasil.com › Metodologia › Microbiologia › Microscopia

Outros materiais