Buscar

Ciências Políticas1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	Maquiavel	Hobbes	Locke	Rosseau
	Fortuna, Virtú	Como se formam os governos	Como se formam os governos	Como se formam os governos
	Como se formam os governos
	Para Maquiavel, o homem só conseguirá a fortuna, através da Virtú, que para Maquiavel era uma virtude ligada a persuasão.	Os governos se formam através de um pacto, onde o homem cede sua liberdade em troca de segurança.	Na concepção de Locke, os governos se formam através da escolha unanime da comunidade ao nomear um ou um grupo de homens livres e capazes, que possam representá-la perante a sociedade. Qualquer que seja a sua forma, todo governo não possui outra finalidade além da conservação da propriedade.	Através do Contrato do qual Rosseau diz que os homens nascem livres, e a possibilidade de um pacto legítimo, através do qual, depois de terem perdido a liberdade natural, ganhem em troca, a liberdade cívil.
	Onde se encontra o poder e como deve	Onde se encontra o poder e como deve	Onde se encontra o poder e como deve	Onde se encontra o poder e como deve
	ser mantido	ser mantido	ser mantido	ser mantido
	O poder para Maquiavel, está na mão do "Princípe", ou seja, para ser mantido na mão daquela que governa o estado.	Na monarquia, tal sociedade necessita de uma autoridade a qual os membros devem render o suficiente da sua liberdade por forma a que a autoridade possa assegurar a paz natural interna e a defesa comum	De acordo com a visão de Locke, o poder se encontra nas mãos em que a comunidade o tenha colocado, o poder legislativo tem a finalidade de proteger a propriedade e deve ser mantido com o consentimento da sociedade, denominada poder supremo.	Rousseau entende que o poder deve ser geral, unânime e baseado na igualdade entre os homens
	O que é Sociedade Civil?	O que é Sociedade Civil?	O que é Sociedade Civil?	O que é Sociedade Civil?
	No pensamento de Maquiavel, não existe sociedade civil, para ele existe um poder absoluto, seja monarca ou republicano.	 Para Hobbies a sociedade nasce com o Estado.	Para Locke, sociedade civil consiste na união dos homens num só corpo, tendo lei comum estabelecida e judicatura para qual apelar, com autoridade para decidir controvérsias e punir os ofensores.	O modelo abstrato de Rosseau concebe uma sociedade igualitária, legislada pela soberania popular, que garantiria a dignidade moral de todos e a observância da vontade geral do grupo.
	Maquiavel	Hobbes	Locke	Rosseau
	Qual o papel do Estado e das Leis	Qual o papel do Estado e das Leis	Qual o papel do Estado e das Leis	Qual o papel do Estado e das Leis
	O papel do Estado para Maquiavel, é governar as leis, e elas são para fazer as vontades de seu príncipe.	Garantir a paz e a segurança.	Locke defende que o papel do estado é preservar a propriedade da comunidade. As leis tem como finalidade, estabelecer limites através de punições dos ofensores, para que a propriedade não seja violada.	A vontade só será geral se tiver a participação de todos os cidadãos de um estado, por ocasião do Ato Legislativo, esta vontade declarada é um ato de soberania e faz lei.
	Legitimidade do Poder	Legitimidade do Poder	Legitimidade do Poder	Legitimidade do Poder
	 A legitimidade do poder seria algo fundamental para a questão da conquista e preservação do Estado, cabendo ao rei ser dotado de virtú e fortuna, sabendo como bem articulá-las.O poder legitimo está nos seus governantes monarquia ou republica no poder em si.	Pode ser entendido sobre a ótica democrática, consentimento de cada um, todos têm o dever de obediência.	Segundo Locke, as leis devem ser estabelecidas para favorecer e proteger a comunidade e uma vez que haja resistência ao exercício ilegal do poder, reconhece ao povo, o direito de recorrer a força para a deposição do governo rebelde.	Rosseau afirma que as leis humanas ou civis são superiores a todas as leis, inclusive as leis naturais.
	Como se deve comportar um príncipe	Passagem para o Estado	Passagem para a Sociedade Civil	Pacto Social
	e seus aliados
	Cada principado deve ser administrado de uma forma, para se manter no poder o príncipe deve estar disposto a desrespeitar a moral e recorrer a força poder, além de parecer ser mau e até trapacear se for preciso.	A ideia de governo passa a valer, quando os homens percebem a necessidade de um poder soberano para ordenar-los e garantir sua paz.	A passagem para o estado civil, para Locke, ocorre através do contrato social, este consiste em um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil com a finalidade de preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam no estado de natureza.	Rousseau, afirma que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados e sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
	Maquiavel	Hobbes	Locke	Rosseau
	Sistemas Políticos o melhor!	Sistemas Políticos o melhor!	Sistemas Políticos o melhor!	Sistemas Políticos o melhor!
	Para Maquiavel a melhor forma de governo era a Republica em bora defende a Monarquia. Para ele eram mais fácil os principados herdados do que os conquistados.	Defensor do Absolutismo Estatal do Rei, Hobbies criou uma teoria que fundamenta a necessidade de um Estado soberano como forma de manter a paz civil.	Todos juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança,conforto e paz umas com as outras. Criando leis e sanções de com a razão e a maioria,para obter o bem-estar da sociedade. 	Para Rousseau o corpo político é constituído de cidadãos e súditos: cidadãos enquanto participantes da atividade soberana/ativos e súditos enquanto submetidos às Leis do Estado (passivos)
	Natureza Humana	Natureza Humana	Natureza Humana	Natureza Humana
	Maquiavel afirma que o homen tem desejo de conquistar de dominar, de poder e este desejo deve ser louvado.	 Para Hobbies os homens são iguais, se agrega a outro por interesse, são perversor, egoístas e destrutivos.	A Natureza Humana é , em Locke , boa , racional,livre e igual com direito à vida e à propriedade. No Estado de Natureza os homens são todos iguais,nenhum possui mais que o outro.	Para Rosseau o homem é bom por natureza, ele é um bom selvagem. Para ele o homem é solidário e passível de compaixão por natureza, o problema é a sociedade que faz com que eles se corrompam.
	Representação Política	Representação Política	Representação Política	Representação Política
	Havia no período uma preocupação em unificar a fraca (política a militarmente) Itália, que era dividida em pequenos principados, e expulsar os estrangeiros. Após classificar os principados, Maquiavel passa a escrever como os governos devem agir para se manter no poder de acordo com cada característica dos Principados.	Hobbies tinha o pensamento de que não é necessario a democracia e sim que cada um possa fazer o que bem entende.
Desta forma, de livre vontade, visando apenas o interesse próprio de conservação, os homens chegam, então, a um acordo. Todos irão renunciar aos seus direitos naturais e submeter-se integralmente a um poder soberano.
	É um Direito Natural à vida , à liberdade e os bens e não pode ser violado pelo o Estado. O trabalho era o fundamento originário da propriedade. 	Rosseau não admite a representação a nível de soberania, uma vontade não se representa, no momento em que um povo se dá representantes, não é mais livre.
	Maquiavel	Hobbes	Locke	Rosseau
	Liberdade/Igualdade	Liberdade/Igualdade	Liberdade/Igualdade	Liberdade/Igualdade
	Para Maquiavel é o Estado na sua essência, estado como ele é (Estatus Kuo)	Para Hobbes a igualdade é o fator que leva a guerra, dois ou mais homens podem querer a mesma coisa e por isso todos vivem em uma competição, a liberdade torna-o o livre para fazer com o outro o que fizeram com ele.	Liberdade para Locke é a característica da natureza do homem e consiste na livre autoridade e disposição sobre sua vida e seus bens,agindo pela razão. Igualdade é a noção que todos tem as mesmas faculdades e igual direito à vida e os frutos da terra,nenhum obtendo mais que o outro. 	Para
Rosseau não existe liberdade sem igualdade, as leis que se fundam num contexto de desigualdade só servem para a manutenção da injustiça.
	Propriedade	Propriedade	Propriedade	Propriedade
	Para Maquiavel a propriedade é do Estado e é ele quem governa	Propriedade é um efeito do Estado, que só pode ser ato de um poder soberano, e consiste em leis que só pode ser feitas por quem tem o poder.	Tudo aquilo que o homem retira do estado em que a natureza o proveu e deixou,misturando-o com seu trabalho transforma-se em sua propriedade. 	A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre rico e pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência.
	Moral e Ética	Moral e Ética	Moral e Ética	Moral e Ética
	A Moral e Ética para Maquiavel não existe, para ele não importa o que faça, mais existe, começo, meio e fim.	Para Locke a moral era Liberal , onde cada um teria liberdade para tudo desde que agisse dentro da razão , e a ética era a Igualdade , onde nenhum poderia ter mais que o outro .	Ética para Rosseau: o homem é bom por natureza e seu espírito pode sofrer aprimoramento quase ilimitado; a Moral é dada pela própria razão humana, a noção de dever, o reconhecimento dos outros homens, como fim em si e não como meio de alcançar algo.
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando