Buscar

bloco2tema1 Normas referenciascitacoes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NORMAS TÉCNICAS
REFERÊNCIAS E CITAÇÕES
Normas técnicas é o conjunto de especificações técnicas em que estão contidas as linhas de orientação, regras ou características essenciais de um serviço ou produto (FURASTÉ, 1994, p.7).
 ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável pela publicação das normas técnicas. ABNT é o órgão responsável pela formalização dos componentes técnicos em todas as áreas do conhecimento humano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OU REFERÊNCIAS?
Referências bibliográficas ou bibliografia são as obras indicadas para consulta em determinado processo de leitura ou pesquisa para a elaboração de trabalhos acadêmicos ou pesquisa.
Referências é a relação de todas as obras consultadas ou mencionadas no corpo de trabalhos acadêmicos ou científicos na forma de citação (direta ou indireta).
REFERÊNCIAS – NBR 6023
As referências devem conter os dados essenciais para a identificação da publicação citada como fundamentação teórica na construção do texto acadêmico, de acordo com a norma NBR 6023.
Deve ser organizada em ordem alfabética, considerando o ÚLTIMO sobrenome da autoria.
Devem ser alinhadas a esquerda.
Não devem apresentar recuos na entrada de parágrafos.
CITAÇÕES – NBR 10520
As citações se justificam quando queremos nos referir às ideias de outros autores, a frases específicas e conclusões de outros autores ou transcrição de documentos e trabalhos.
TIPOS DE CITAÇÕES
1. Citações diretas, literais ou textuais, isto é, quando transcrevemos as palavras de um texto incorporando-as ao nosso.
2. Citação indireta ou livre: quando retiramos do texto a ideia que nos interessa e apresentamos com nossas próprias palavras. Não apresenta a página da qual a ideia foi extraída.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais