Buscar

TRABALHO PRATICO Teologia do AT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: TEOLOGIA EAD
	Campus: NOVA IGUAÇU 
	Disciplina: TEOLOGIA BIBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
	Data: 24/ 09 /2016
	Professor (a): Antonio Lucio Avellar Santos
	Turma: EAD
	Aluno (a): Marcelo Alves da Silva
	Matrícula: 3500533
A Vida do Profeta Elias
Elias, cujo nome significa “Jeová é Deus” foi chamado por Deus para o ministério profético, em um dos piores períodos da história de Israel. Período este, marcado por crise, fome, miséria, corrupção e apostasia. Mas, em meio à crise moral, social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem e a determinação de Elias, para ser seu porta-voz.
Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro”.
O profeta Elias tinha grande intimidada com Deus, Javé era como um amigo para ele, sua vida era voltada inteiramente, exclusivamente a Deus. Ele lutava intensamente contra a idolatria, Imoralidade e iniqüidades cometidas pelo povo, suas atividades visavam mudanças santas e justas em Israel; lutava pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.
Elias era confidente de Javé e representava na Terra a palavra e o poder de Deus, era como se Deus estivesse falando, manifestando-se através dele, com um testemunho especial em sua divindade e ensinava seu mandamento com verdade e sinceridade. Podia ver o futuro e prever acontecimentos para que o povo seja alertado.
Elias foi chamado para profetizar exatamente contra aqueles que tinham o poder nas mãos: o rei Acabe e sua ímpia esposa, Jezabel. Ele não êxito em profetizar a falta de chuva e de orvalho, combateu o pecado de Acabe, chamando-o de perturbador de Israel, desafiou os profetas de Baal e predisse a morte do rei Acabe e de sua esposa Jezabel. Somente uma confiança inabalável em Deus poderia levar um homem a profetizar isso naqueles dias. 
Elias nos ensina a ter confiança em Deus: Ora bebendo água de um ribeiro e se alimentando de pão e carne trazidos pelos corvos; ora sendo sustentado por uma pobre viúva; ora alimentando-se de pão e água trazidos por um anjo. Com certeza, a confiança de Elias não estava depositada nos corvos, nem na viúva, nem mesmo no anjo, e sim, no Jeová Jireh, o Senhor que provê. 
Por tanto o ministério de Elias foi marcado por profecias, milagres, desafios e muitas experiências com Deus. Porém, o acontecimento mais notável na vida do profeta Elias não foi profetizar a falta de chuva, nem desafiar os profetas de Baal, nem ressuscitar o filho da viúva. Sem dúvidas, o fato mais notável foi quando lhe apareceram cavalos e carros de fogo e, em um redemoinho, ele foi levado ao céu.

Outros materiais