Buscar

Apr Grupo Administração de Pessoas NAYARA AP(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tecnologia em Gestão
de Recursos Humanos
3º Semestre
 
ANA LÚCIA MARIANA SILVA VILELA
GRACIELE APARECIDA FERREIRA FERNANDES
LARISSA APARECIDA
LINEI MARIA GONÇALVES FRANCO
NAYARA APARECIDA MENDES FERREIRA
THAÍS SILVA SOARES
Ituiutaba – 2017
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Introdução
O tema abordado pela presente atividade tem o objetivo de discutir a atuação estratégica do RH partindo da análise do artigo intitulado Gestão de Pessoas não é com o RH, aplicando de forma prática os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas do semestre.
Partindo da leitura do artigo sugerido percebe-se que muitas vezes o RH é confundido com a Gestão de Pessoas. Fato este que deve ser esclarecido mostrando que o RH é uma área estratégica dentro da organização e que deve ser parceira de negócios oferecendo as ferramentas certas para cuidar das pessoas. Cabe aos gestores a responsabilidade pela Gestão de Pessoas, na qual gestores e RH são vasos comunicantes, trabalhando em conjunto, cada um deve desempenhar seu papel de forma adequada.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O artigo evidencia que as políticas bem estruturadas e gestores capacitados garantem a retenção de pessoal, uma vez que se os gestores não souberem como motivar e reter pessoas estes somente ficarão na empresa até encontrarem alternativa melhor. Logicamente que todo este processo deve contar com a participação intensa dos gestores integrados com a área de RH.
Diante dos riscos trazidos pela atual competitividade as empresas tem a necessidade de investir em processos mais eficientes de recrutamento e seleção para que se obtenha os mais qualificados profissionais. Para isso, o setor de RH tem sido a melhor forma de auxiliar e aperfeiçoar as técnicas de Gestão de Pessoas aplicando as ferramentas adequadas em todo este processo visando atingir os objetivos organizacionais da empresa. 
As gerações no mercado de trabalho
Atualmente um dos desafios enfrentados pelas empresas é o conflito de gerações no mercado de trabalho. Assim, indivíduos de diferentes gerações podem necessitar de motivações diversas. Cabe aos responsáveis pela contratação conhecer as diferentes gerações para que a seleção seja compatível com o perfil do profissional desejado para o cargo. 
Portando para o mercado de trabalho, ou pelo menos para o momento que estamos passando, é necessário que o profissional seja capaz de conciliar estas diferenças no ambiente de trabalho, aprendendo com cada profissional o que de melhor ele pode oferecer, para equilibrar o ambiente de trabalho em função do bem estar comum.
LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS
Para evitar reclamações trabalhistas, o empregador deve cumprir estritamente a legislação trabalhista vigente. Para tanto, recomenda-se que conheça e pratique o conteúdo das leis.
A legislação trabalhista engloba fatores fundamentais dos direitos e deveres dos colaboradores de uma organização, abrangendo desde a folha de pagamento dos funcionários até a rescisão de contrato. 
Assedio Moral Individual e Organizacional
O assédio moral é diferente do assédio organizacional, pois reside necessariamente no aumento da intensidade de trabalho e dos níveis de ansiedade decorrentes dele e estão diretamente inseridos nos métodos de gestão da empresa. O assédio organizacional está intimamente ligado à organização e não a um sujeito específico, são os próprios métodos de gestão adotados pela empresa que serão instrumentos para o assédio organizacional.
AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH 
Auditoria de Recursos Humanos é uma analise aprofundada sobre o sistema de funcionamento que envolve a área de recursos humanos, sob os aspectos: qualidade e serviço (gestão de pessoas), rotinas burocratizadas de gestão de pessoal, a fim de prevenir e ou evitar demandas judiciais e infrações administrativas.
O principal objetivo da Auditoria de Recursos Humanos está em mostrar como os processos estão funcionando, identificando práticas onde poderá ser prejudiciais à organização. 
Conclusão
Conclui-se que a Gestão de Pessoas aliada ao RH tem trazido resultados satisfatórios as organizações desde que trabalhem em parceria aproveitando melhor seu capital humano fazendo com que os objetivos organizacionais e individuais sejam atingidos. Portanto, este trabalho acadêmico pode ser considerado como substancialmente importante pelo crescimento do nível de conhecimentos na formação em Gestão de Recursos Humanos e, sem dúvida, é mais um aspecto que se somará à prática profissional futura.
"A fórmula secreta para os negócios é tratar os clientes como hóspedes e os empregados como pessoas.“ 
Tom Peters

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando