Buscar

2Pontos Gatilho (Trigger Points)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Pontos-Gatilho (Trigger Points) 
*
*
Pontos-Gatilho
A terapia de ponto-gatilho é uma das muitas técnicas úteis no tratamento dos problemas miofasciais. 
Para dominar esta técnica é necessário treino adicional para o terapeuta se tornar eficaz e usar de forma mais eficente este método.
*
*
O que são Pontos-Gatilho?
Os pontos-gatilhos são pequenas áreas de hiperirritabilidade no interior dos músculos.
Os pontos-gatilho geralmente apresentam um sintoma particular traduzido pela clara sensação de "ardor" nos músculos.
Esta sensação de ardor ou queimadura está geralmente associada ao resíduo metabólico "Ácido Láctico" que irrita os tecidos musculares. Em situações normais, recursos massoterapêuticos podem eliminá-lo da musculatura, aliviando esta particular sensação.
Mas o que acontece quando a musculatura permanece em contracção crónica (e com pouco fluxo circulatório)? 
*
*
COMO SE FORMA O ÁCIDO LÁTICO?
O acido láctico é produzido pela quebra anaeróbica do glicogénio no tecido muscular. Se um músculo recebe pouca nutrição de oxigénio, existirá um maior número de quebras anaeróbicas de glicogénio, aumentando a irritabilidade desta área muscular.
Quando este processo se instala, surge um pequeno nódulo, do tamanho de um grão de ervilha, com consistência fibrosa e dura.
 
*
*
ONDE ESTES PONTOS SE PODEM FORMAR? E porquê?
Existem certos músculos que estão mais aptos a desenvolver pontos-gatilho do que outros, por ex:
 -Músculo trapézio. -Músculo angular da omoplata -Músculo pequeno peitoral.
Estes músculos sustentam diariamente o peso dos membros superiores, tornando-os expostos a um esforço repetitivo diário desenvolvendo pontos gatilho com maior frequência.
*
*
COMO DIAGNOSTICAR UM PONTO-GATILHO?
Por exemplo, ao avaliar um paciente com dor irradiada para o braço, devemos procurar pelo ponto que ao aplicar pressão digital, origina de forma imediata sintomas de dor irradiada e formigueiro.
*
*
Existem dois tipos de pontos-gatilho:
Pontos- Gatilho activos- são aqueles que irradiam sensações dolorosas regulares durante os movimentos exercidos em suas tarefas de trabalho durante todo o dia.
 
Pontos- Gatilho latentes - geralmente não doem durante todo o dia, mas libertam irradiação dolorosa durante algumas horas do dia. Estes pontos-gatilho latentes geralmente estão associados a factores externos, como mudança brusca de temperatura (frio), ou qualquer tipo de stress psíquico como preocupações e conflitos no ambiente familiar e do trabalho. Isto é o suficiente para que musculatura fique tensa durante várias horas.
 
*
*
ETIOLOGIA- Causas
Quando está envolvido em actividades que requeiram tensão muscular regular, ou ainda se estiver envolvido em tarefas que mantenham certos grupos musculares contraídos por longos períodos de tempo (trabalho ao computador, falar ao telefone, ficar muito tempo sentado e gesticulando, contrair-se inconscientemente por pressões externas e etc...) estará propenso a formar pontos-gatilho.
*
*
Factores potencializadores
Os factores que potenciam o desenvolvimento de pontos-gatilho são reflexos, mecânicos e sistémicos.
Factores reflexos são:
Sensibilidade da pele nas áreas do ponto-gatilho
Disfunção da articulação 
Disfunção visceral
Vasoconstrição
Factores mecânicos são:
Desvio postural na posição de pé e sentada
Desvio na forma de andar
Falta de mobilidade
Stresse profissional
Sapatos e roupas apertadas ou que se ajustam mal
Factores sistémicos são:
Disfunção enzimática, metabólica ou endócrina
Infecção crónica
Insuficiência de dieta
Stresse psicológico 
*
*
TÉCNICA BÁSICA DE TRATAMENTO.
Um dos princípios desta técnica seria o terapêuta encontrar uma área enrijecida, geralmente um nódulo no centro do músculo que se encontra tencionado, pressione-o para baixo, e nas quatro direcções( cima , baixo, esquerdo, direito) com uma pressão firme, procurando o ângulo correcto do ponto de tensão.
Não é necessário magoar a área, mas apenas manter uma pressão firme nesta região, durante 30 segundos (em média). Ao exercer uma pressão isquémica, sente-se uma diminuição do enrijecimento da área e uma suavidade no ponto, sendo traduzida como uma sensação de alivio pelo paciente. Geralmente este tratamento é doloroso para o paciente, em alguns casos é aconselhado o uso do gelo para dessensibilizar o local a ser tratado primeiro.
O uso do alongamento passivo e/ou activo, assim como as técnicas de deslizamento miofascial são também igualmente recomendados.
A terapia do ponto-gatilho não deve ser feita por períodos extensos. Por causa da natureza da síndrome e da irritação envolvida, quinze minutos é uma quantidade de tempo suficiente para ser gasta em pontos-gatilho.
*
*
Avaliação dos Pontos-Gatilho
Muitas vezes é difícil decidir se um ponto sensível é realmente um ponto-gatilho ou um ponto de aderência fascial a necessitar de fricção, ou um ponto motor ou algum ponto de reflexo irritável.
Só com a pratica nos dirá
Como o alongamento das áreas de ponto-gatilho é essencial para o tratamento eficiente, se houver dúvida em relação à natureza do ponto, trata-se como se fosse um ponto-gatilho.
Utilizamos tanto a apalpação leve como a profunda consistindo em movimentos deslizantes, recomenda-se que os movimentos deslizantes devem cobrir uma região de 5 a 7,5 centímetros de cada vez.
Concorda-se que alguma dor é causada durante a avaliação e o tratamento, mas a dor causada durante o tratamento deve estar bem dentro da zona de conforto do cliente. 
O músculo deve estar relaxado para ser examinado de um modo eficiente. Se a pressão for grande demais, uma forte dor local pode subjugar a sensação de dor referida, tornando impossível uma avaliação precisa. 
Os pontos-gatilho que estão muito activos quanto à dor referida produzida não precisam de pressão exagerada.
*
*
PALPANDO À PROCURA DE PONTOS-GATILHO
Ao realizar palpação leve, o terapeuta pode sentir pontos-gatilho pelas seguintes respostas:
 Mudanças na pele: a pele pode dar uma sensação de estar “presa” com resistência aos movimentos deslizantes. A pele pode estar um tanto ou quanto húmida como resultado da transpiração pela facilitação simpática.
 Mudanças de temperatura: a temperatura de uma área local aumenta na disfunção aguda, porém diminui na isquémia, o que indica mudanças fibróticas dentro dos tecidos.
 Edema: edema é uma sensação de preenchimento e congestão dentro dos tecidos. Em casos de disfunção crónica, o edema é substituído gradualmente por mudanças fibróticas (tecido conjuntivo).
 Palpação profunda: durante a palpação profunda, o terapeuta estabelece contacto com as fibras mais profundas dos tecidos moles e explora-as para verificar qualquer um dos seguintes itens:
 Imobilidade
 Sensibilidade
 Tensão muscular profunda
 Mudanças fibróticas
 Mudanças interósseas
*
*
EXERCÍCIO
1. Faça um rolinho de papel do tamanho de uma ervilha depois coloque-o debaixo de um pedaço de um casaco com cerca de 1,5 centímetro. Localizar o rolinho com palpação leve e profunda.
2. Trabalhar com um parceiro, usar palpação leve para localizar uma área suspeita de actividade de ponto-gatilho. Depois de encontrada uma área, usar palpação profunda para encontrar o local exacto do ponto-gatilho. 
*
*
3. Utilize os seguintes pontos de referência: 
*
*
*
*
Vamos à prática!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando