Buscar

1. Avaliação I Redação Individual Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual - Marketing
QUESTÃO:
1. Por representar uma soma de esforços integrados e para que isto se cumpra de maneira eficiente, cabe aos profissionais de marketing entender as principais forças no ambiente de marketing. Nesse sentido, escreva uma redação com o tema: COMO AS VARIÁVEIS DO MACROAMBIENTE AFETAM AS DECISÕES DE MARKETING?
RESPOSTA ESPERADA:
O macroambiente é formado por forças societais que afetam diretamente o microambiente. Estas forças podem ser demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Para que a empresa tenha sucesso em seu plano de marketing, ela deve considerar os impactos ocasionados por estas forças em seu microambiente e sua estratégia para alcançar as metas traçadas. 
No ambiente demográfico deve-se considerar a estrutura da população que se deseja atingir, seus costumes, idades, raça, localização etc.
No ambiente econômico: é considerado o poder econômico que a população possui, assim como o perfil de consumo e fatores que o levam a realizar a compra.
No natural: são considerados os impactos que podem ser gerados pelo produto ou serviços oferecidos, quando comprados.
No tecnológico: são consideradas novas tecnologias como oportunidades de atingir o consumidor e estar à frente da concorrência.
No político: levam-se em consideração normas, leis e órgãos que podem influenciar direta ou indiretamente no alcance das metas estipuladas.
No cultural: são considerados crenças, costumes, comportamentos e o relacionamento dos indivíduos perante a sociedade inserida.
Dentro destes modelos, o acadêmico deve abordar, de uma forma geral, como estes fatores podem influenciar as empresas.

Outros materiais