Buscar

Matemática para Negócios A8

Prévia do material em texto

MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Aula 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Conteúdo desta Aula 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
1. Promoção / Desconto; 
2. ROI (Retorno sobre Investimento); 
3. Orçamento. 
Promoção de Vendas / Desconto 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto 
ou de um serviço. Consiste em um conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa 
estimular a compra ou venda de um produto ou serviço, por meio de: 
 
Amostras, Cupons, Brindes, Recompensas por Preferências, Promoção no Ponto de Venda, 
Concursos e Sorteios, e Pacotes ou Descontos Promocionais. 
 
As promoções pretendem estimular o ato de consumo, motivar a força de vendas e ganhar a 
cooperação dos revendedores. 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
Exemplo 1: Determinado produto é vendido em, no máximo, três prestações mensais e iguais, 
totalizando o valor de R$900,00. Se o produto for adquirido à vista, a loja oferece um desconto de 
12%. Qual é o preço do produto na compra à vista? 
 
12/100.900 = 12.900/100 = 1080/100 = 10800/100 = 108 reais. 
900 – 108 = 792. Ou seja, o valor do produto na compra à vista é de R$792,00. 
 
Exemplo 2: Em uma promoção em uma concessionária de veículos, está sendo dado um desconto de 
5% para pagamento à vista. Se um carro é anunciado por R$ 34.000,00, então qual será o preço para 
pagamento à vista desse bem? 
 
 R$ 34.000 X 5% = R$ 1.700 
R$ 34.000 – R$ 1.700 = R$ 32.300,00 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Promoção de Vendas / Desconto 
Exemplo 3: Um bem durável teve seu preço acrescido de 8%. Tempos depois, esse novo preço sofreu 
um desconto de 8%. Sendo Pi o preço inicial e Pf o preço final do bem, qual a relação entre Pf e Pi? 
 
P f = 99,36% de Pi 
P f = Pi X 1,08 = 1,08 Pi 
 
Cálculo do desconto: 
1,08 Pi X 8% = 0,0864 Pi 
 
Relação dos preços: 1,08 Pi – 0,0864 Pi = 0,9936 Pi ou 99,36% Pi 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Promoção de Vendas / Desconto 
Uma dica importante: o FATOR DE MULTIPLICAÇÃO. 
No caso de haver um decréscimo, o fator de 
multiplicação será: 
 
Fator de Multiplicação = 1 - taxa de desconto 
(na forma decimal) 
 
Veja a tabela a seguir. 
 
Exemplo: Descontando 10% no valor 
de R$10,00 temos: 10 x 0,90 = R$ 9,00 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Promoção de Vendas / Desconto 
Desconto 
Fator de 
Multiplicação 
10% 0,9 
25% 0,75 
34% 0,66 
60% 0,4 
90% 0,1 
Agora, pretende-se a desenvolver um raciocínio sobre o que fizeram as indústrias brasileiras para 
promover produtos e resgatar vendas, quando houve o realinhamento do Imposto sobre Produtos 
Industrializados (que havia sido reduzido). O cálculo do IPI é demonstrado, inicialmente, pois é de 
importância fundamental na negociação de compra e venda de produtos industrializados. Como 
calcular o valor do IPI na compra de um produto? 
 
A fórmula para o cálculo do IPI sobre um produto é bastante simples, mas requer muita atenção, 
pois pode variar de produto para produto. 
 
O que é o IPI? 
 
O IPI significa Imposto Sobre Produtos Industrializados. 
 
Exemplo de Alíquotas de IPI: 
 
IPI sobre Aço = Geralmente, é taxado em 5%. 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Cálculo do IPI 
Como fazer o cálculo do IPI? 
 
Chapa de aço = R$ 3.000,00 a Telada, com ICMS, PIS e COFINS já inclusos, IPI de 5% a incluir. 
Adquirimos 15.500 kg de chapa de aço. Como o preço está sendo negociado por telada na NF, o 
peso sairá como 15,5 T. 
 
– Calculando: 15,5 x 3.000,00 = R$ 46.500,00 
 
O valor de R$ 46.500,00 corresponde, então, ao valor total do material (15,5 T ou 15.500 kg) já 
com ICMS, PIS e Confins inclusos, falta agora calcular o IPI, que para este produto é de 5%. 
 
– Calculando: Valor do Produto + IPI = Valor Total NF 
 
– Cálculo direto na calculadora: R$ 46.500,00 x 1,05 = R$ 48.825,00 (1,05 é o mesmo que + 5%) 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Cálculo do IPI 
Note que fizemos o calculo direto multiplicando o valor por 1.05. Se o IPI fosse de 10%, bastaria 
multiplicar por 1.10, ou até mesmo de 25% por 1.25 e assim por diante. 
Para saber o valor líquido somente do IPI que está embutido no seu produto basta calcular da 
seguinte maneira na calculadora: 
 
R$ 48.825,00 x 5 + Tecla % = R$ 2.441,25 IPI (Para somar aperte a tecla + na calculadora). 
 
A redução do IPI nos preços dos automóveis foi fator decisivo para aumentar a venda dos veículos nos 
anos de 2012 e 2013, porém gerou prejuízos finais para as contas do governo. Por exemplo, o 
aumento do IPI para veículos fez com que as fábricas retivessem os automóveis nos pátios, para 
desovar de uma vez em grandes promoções como, por exemplo, a Black Friday. 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Cálculo do IPI 
Exemplo de uma campanha de branding: 
 
O colégio MKZ, gostaria de fortalecer sua marca para um público adolescente, na faixa de 10 a 14 
anos e consequentemente, conquistar algumas matrículas. A fim de atingir este objetivo, solicita a 
uma agência uma campanha de branding. O orçamento para esta campanha é de R$ 10.000,00 para 
ser investido no site Y com CPM de R$ 10,00 (custo por mil impressões). Com este investimento, 
pode-se comprar 1.000.000 de visualizações. 
 
Ao final da campanha, a agência de Marketing envia o seguinte relatório: 
 
• Impressões: 1.000.000 (1.000 visualizações x R$ 10.000/10); 
• Cliques: 250; 
• CTR (taxa de cliques): 0,025% (cliques/impressões = 250/1.000.000); 
• Calculando o CPC (custo por clique) temos: CPC: R$ 40,00 (R$ 10.000,00/250 cliques). 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Propaganda e Dispêndio de Marketing 
Podemos observar também que de todos os cliques, poucos foram convertidos em matrículas. 
Supondo a seguinte conversão, vem: 
 
Conversões: 3 (Qtd de matrículas efetivas no colégio, após clicarem no banner) 
 
Calculando o percentual de Conversões/Cliques, temos: 
 
Taxa de Conversão: 1,2% (3 Conversões/250 Cliques) 
 
Assim, podemos nos perguntar: Qual o custo por aquisição (CPA), recurso financeiro que investimos 
para trazer as 3 matrículas para o colégio? 
CPA (Custo/Conversões): R$ 10.000/3 = R$ 3.333,33 
 
Ou seja, para cada reserva feita no colégio, precisamos desembolsar R$ 3.333,33 em marketing. 
 
Supondo que o valor médio da matrícula do colégio é de R$ 800,00, obtemos o seguinte retorno 
financeiro: Receita: R$ 2.400,00 (R$ 800,00 x 3 Conversões). 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Propaganda e Dispêndio de Marketing 
Vamos agora ao cálculo do ROI. 
 
Como calcular o retorno sobre o investimento (ROI) desta campanha? 
Valeu a pena investir nesta mídia? 
 
O ROI pode ser calculado da seguinte forma: 
ROI = (receita – custo)/custo 
 
Substituindo os valores da campanha, temos: 
ROI = (2.400 – 10.000)/10.000 
ROI = - 0,76 
ROI = - 76% 
 
O que este número quer dizer? Quer dizer que, para cada R$ 1,00 investido 
perdeu-se ainda R$ 0,76, demostrando que a campanha de marketing foi um fracasso. 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Retorno sobre Investimento (ROI) 
Tem por objetivo examinar os aspectos fundamentais do processo de estruturação do orçamento 
de despesas de marketing, sugerir métodos de planejamento, operacionalização e controle do 
orçamento, e colocar o orçamento de despesas de marketing em sua perspectiva de importância 
adequada. 
 
Exemplo 1: Estamos contratando um grupo musical para uma festa. O grupo tem três opções de 
cobrança para o evento. Plano 1: CF = R$ 500 + CV = R$ 2 por pessoa presente.Plano 2: CV = R$ 5 por pessoa. 
Plano 3: CF = R$ 1.000 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Orçamento de Marketing 
a) Calcule o custo total para os três planos, c/ frequência de 100, 500 e 1.000 pessoas. 
 
b) Analise o risco e o retorno para os três planos, sob o ponto de vista do empresário que 
 contrata o conjunto. 
 
Resolução 
 
a) 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Orçamento de Marketing 
PESSOAS PLANO 1 PLANO 2 PLANO 3 
100 R$ 500 + R$ 2 X 100 = R$ 700 R$ 5 X 100 = R$ 500 R$ 1.000 
500 R$ 500 + R$ 2 X 500 = R$ 1.500 R$ 5 X 500 = R$ 2.500 R$ 1.000 
1.000 R$ 500 + R$ 2 X 1.000 = R$ 2.500 R$ 5 X 1.000 = R$ 5.000 R$ 1.000 
b) O risco será o do número de pessoas pagantes resultar em custo superior ao da receita atingida. 
 
Exemplo2: Um programa de TV apresenta as seguintes premissas: 
 
Horário 22:00 horas. 
Duração do Programa: 3 meses. 
Verba disponível = R$ 10.000.000, distribuída: 50%, 25% e 25%. 
Custos variáveis = R$ 3.000.000, R$ 2.500.000, R$ 2.500.000. 
Custo fixo = R$ 500.000, por mês. 
 
Gastos gerais = R$ 120.000, R$ 100.000, R$ 100.000. 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Orçamento de Marketing 
a) Previsão de Gastos 
 
 
 
 
 
 
 
b) Previsão de fluxo de caixa para o programa 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Orçamento de Marketing 
GASTOS 1 2 3 TOTAL 
CV R$ 3.000.000 R$ 2.500.000 R$ 2.500.000 R$ 8.000.000 
CF R$ 500.000 R$ 500.000 R$ 500.000 R$ 1.500.000 
Gastos Gerais R$ 120.000 R$ 100.000 R$ 100.000 R$ 320.000 
Total R$ 3.620.000 R$ 3.100.000 R$ 3.100.000 R$ 9.820.000 
DISCRIMINAÇÃO 1 2 3 TOTAL 
Verba R$ 5.000.000 R$ 2.500.000 R$ 2.500.000 R$ 10.000.000 
Gastos R$ 3.620.000 R$ 3.100.000 R$ 3.100.000 R$ 9.820.000 
Saldo do mês R$ 1.380.000 R$ 780.000 R$ 180.000 R$ 180.000 
Saldo acumulado R$ 1.380.000 R$ 2.160.000 R$ 2.340.000 R$ 2.340.000 
c) Os gastos reais durante o programa: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conclusão: Entre o orçado e o realizado houve uma diferença para menos de R$ 269.000. 
 
AULA 8: PROMOÇÃO DE VENDAS 
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS 
Orçamento de Marketing 
REAL X ORÇADO 1 2 3 TOTAL 
ORÇADO R$ 3.620.000 R$ 3.100.000 R$ 3.100.000 R$ 9.820.000 
REAL R$ 3.454.000 R$ 2.250.000 R$ 4.385.000 R$ 10.089.000 
DIFERENÇA R$ 166.000 R$ 850.000 -R$ 1.285.000 -R$ 269.000 
1o mês R$ 3.454.000 2º mês R$ 2.250.000 3º mês R$ 4.385.000 
VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS? 
 
 
Medida da Produtividade; 
 
Medida do Trabalho.

Continue navegando