Buscar

Apol 1 Contabilidade e Planejamento Tributário E Direito Tributário

Prévia do material em texto

Apol 1 Contabilidade e Planejamento Tributário E Direito Tributário
Questão 1/5 - Direito Tributário
Além de necessária e obrigatoriamente estar o tributo previsto legalmente, dita previsão legal, por mais que seja geral e abstrata, deve ser bem específica e detalhada, contendo todos os elementos do determinado tributo. Das alternativas abaixo qual se refere a Legalidade Formal?
A Tem-se que a norma tributária deve ser colocada no mundo jurídico obedecendo à tramitação legal a ser adotada para a sua criação.
B Obriga que a lei instituidora apresente em seu bojo todos os elementos descritivos do fato jurídico e possível conteúdo obrigacional entre as partes.
C Alterar as alíquotas dos impostos sobre a importação de produtos estrangeiros; sobre a exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
D Restabelecer a alíquota sobre a contribuição de intervenção no domínio econômico, relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e de seus derivados, gás natural e seu derivados e álcool combustível.
Questão 2/5 - Direito Tributário
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleo interpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. Assinale a alternativa que condiz com a seguinte:
 Art. “150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”:
Inciso III –- cobrar tributos: b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
A Princípio da igualdade ou isonomia tributária
B Princípio da anterioridade tributária
C Princípio da capacidade contributiva
D Princípio da estrita legalidade tributária
E Princípio da irretroatividade tributária
Questão 3/5 - Direito Tributário
A Lei 5.172/66 - CTN define em seu artigo 3º que tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
( ) Tributo é toda prestação: o objeto da obrigação tributária principal é pagar, temos, por conseguinte, que a prestação, ou ato de prestar, significa o pagamento;
( ) Pecuniária: sabemos que pecúnia é sinônimo de dinheiro. Podemos entender até aqui que como regra esse pagamento deve ser feito em dinheiro;
( ) Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo;
( ) Compulsória: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento.
A A sequência CORRETA é F, F, F, F
B A sequência CORRETA é F, F, V, V
C A sequência CORRETA é V, V, F, F
D A sequência CORRETA é V, V, V, F
Questão 4/5 - Direito Tributário
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleo interpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. Assinale a alternativa que condiz com a seguinte:
Art. “150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”:
Inciso I – exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabeleça.
A Princípio da igualdade ou isonomia tributária
B Princípio da anterioridade tributária
C Princípio da capacidade contributiva
D Princípio da estrita legalidade tributária?
E Princípio da irretroatividade tributária
Questão 5/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.
Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em _____________________, com obediência aos preceitos da ____________________ e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as ______________ segundo o _________________________.
A Registros permanentes; legislação tributária; mutações no lucro; regime de competência.
B Registros; legislação comercial; mutações patrimoniais; regime de permanência.
C Registros permanentes; legislação comercial; mutações no lucro; regime de permanência.
D Registro; legislação tributária; mutações patrimoniais; regime de competência.
E Registros permanentes; legislação comercial; mutações patrimoniais; regime de competência.
Questão EXTRA - Contabilidade e Planejamento Tributário
O conhecimento dos conceitos da contabilidade socie tária é determinante para a correta compreensão e aplicação dos fundam entos da contabilidade tributária, podemos afir mar que a Contabilidade:
I) É a ciência que capta, registra, resume, analisa e interpreta todos os fatos ocorridos em um determinado período que afetem o patrimônio e o desempenho (resultado) de uma entidade. 
II) É o registro de alguns fatos ocorridos em um determinado período que não afetem o patrimônio e o desempenho ( resultado) de uma entidade. 
III) É a captação de fatos ocorridos em um período de um ano e que não afetam o desempenho (resultado) de uma entidade.
RESPOSTA = Apenas a proposição I está correta
Questão EXTRA - Direito Tributário
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Sobre esta definição assinale a alternativa que explique o trecho 'que não constitua sanção de ato ilícito'
RESPOSTA = Significa que o tributo decorre de fatos ou atos legais, permitidos
Questão EXTRA - Direito Tributário
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleointerpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. Assinale a alternativa que condiz com aseguinte:Art. “150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”: 
Inciso II – instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos
RESPOSTA = Princípio da igualdade ou isonomia tributária
Inciso III –- cobrar tributos: a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
RESPOSTA = Princípio da irretroatividade tributária
Questão EXTRA - Direito Tributário
Tributo é a prestação pecuniária não sancionatória de ato ilícito, instituída em lei e devida ao Estado ou a entidades não estatais de fins de interesse público. Sobre a finalidade da instituição dos tributos, assinale a sequência correta:
(A) Fiscalidade; (B) Extrafiscalidade; (C) Parafiscalidade 
( B ) não perde a característica da fiscalidade, mas tem aqui o Estado intenção maior do que simplesmente arrecadar, normalmente intervindo na atividade econômica e/ou financeira, às vezes para tentar corrigir determinadas situações em certos segmentos da economia ou mesmo em situações de ordem social; 
( C ) nãoperde a característica da fiscalidade, mas seu objetivo maior é o de custear atividades que em princípio, não integram funções próprias do Estado, destinando as mesmas às entidades específicas, que arrecadam e utilizam o produto arrecadado para o desempenho de suas atividades.
( A ) quando a finalidade do Estado é somente a arrecadação, não se preocupando com outras situações. Utiliza o produto arrecadado no mais das vezes para suprir a máquina estatal.
Questão EXTRA - Contabilidade e Planejamento Tributário
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis. Um dos princípios que devem ser observados no Brasil diz que as empresas são criadas para operarem indefinidamente Essa premissa deve ser observada quando do registro e da avaliação das mutações patrimoniais, alterando-se esse princípio apenas se surgirem fortes evidências de descontinuidade. Assinale a alternativa que descreve o princípio descrito acima.
I) Princípio da entidade 
II) Princípio da continuidade 
III) Princípio da prudência ou do conservadorismo 
IV) Princípio da competência
RESPOSTA = Apenas a proposição II está correta
Questão EXTRA - Direito Tributário 
Por atividade administrativa vinculada e obrigatória, entendemos a atividade de lançamento, sob pena de responsabilidade funcional, que m assim não agir, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 142, do CTN. Das opções abaixo é correto afirmar que a modalidade de lançamento direto ou de oficio é?
RESPOSTA = Quando é feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do...

Outros materiais