Buscar

A DIVERSIDADE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A DIVERSIDADE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
SAÚDE: hospitais gerais e psiquiátricos, postos de saúde (Unidades básicas de saúde UBS), os CAPS (centro de atenção psicossocial), os ambulatórios e as clínicas de diferentes natureza.
EDUCAÇÃO E A ESCOLA: instituições d ensino tanto particular como públicas.
ORGANIZACIONAL: Fornecer recursos humanos adequados à organização, garantindo-lhes condições de trabalho para que se fixem nela.
INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIO: atuação em orfanatos, asilos ou instituições equivalentes. Portadores de deficiência, ONGS, sindicatos, associações profissionais, clubes e entidades esportivas (psicologia do esporte), presídios, Varas da Família, Juizado do Menor etc (psicologia jurídica); agencias de publicidade, centros psicotécnicos para exames de motorista, entidades comunitárias como associações de bairro.
CONTEXTOS QUE ENVOLVEM PESQUISA: visa a produção do conhecimento.
ATIVIDADES DE COLETA E AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE INFORMAÇÕES
1. OBSERVAÇÃO: o psicólogo prefere observar sistematicamente o fenômeno estudado. Há regras técnicas para observação (que você aprenderá em outras disciplinas).
2. APLICAÇÃO DE TESTES E OUTROS INSTRUMENTOS: testes de personalidade, intelectual, inteligência, aptidão, etc
3. ENTREVISTA: a atividade de entrevistar é desempenhada pelo psicólogo nos mais diferentes contextos. Existem técnicas e modelos.
CONTEXTOS DE SAÚDE = PICODIAGNÓSTICO. Tem o objetivo de identificar os fatores que caracterizam um indivíduo (emoções, necessidades, desejos, características cognitivas etc)
PSICOTERAPIA
Uma atividade em que o psicólogo aplica um conjunto de técnicas e métodos psicológicos, cujas características e objetivos podem variar, dependendo das concepções teóricas metodológicas que servem de referencia para o profissional (ANCONA-LOPEZ E FIGUEIREDO, 1990).
Solução de problemas; modificação de comportamentos através de novas aprendizagens; desenvolvimento de novas concepções sobre si e o mundo; autoconhecimento: transformação da personalidade etc.
PSICOTERAPIA BREVE
ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO
A postura do psicólogo nesse contexto é mais educativa. Baseado nos conhecimentos da psicologia, o psicólogo esclarece as pessoas sobre determinados fenômenos da psicologia humana, nos seus aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais.
Exemplo: orientação para grupos de pacientes transplantados e suas famílias; em posto de saúde, orientação de gestantes ou de mães; em uma escola, orientação vocacional ou sexual ou orientação para pais de filhos com problemas de aprendizagem (orientação psicopedagógica).
EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
Nessas equipes, o que se pretende é que a compreensão total do indivíduo seja possível através da soma e complementação dos conhecimentos específicos dominados por cada profissional.
Por exemplo, na organização, o psicólogo trabalha com outros profissionais, por exemplo, no planejamento e execução de treinamento para alguma habilidade específica de trabalho, levando-se em conta o conhecimento da Psicologia sobre aprendizagem e processos de desenvolvimento.
3. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS
CLÍNICA PARTICULAR: Forma típica de atuação do psicólogo.
Pode-se encontrar a aplicação da Psicologia em consultório particular, em um hospital, em um posto de saúde e, as vezes, em uma escola.
As atividades mais comuns do psicólogo clínico particular também são o psicodiagnóstico, a psicoterapia e o aconselhamento.
Atividades de orientação profissional/vocacional também são exercidos.
Atendimento particular não oferece acesso a toda população.
PSICOLOGIA HOSPITALAR: exige o desenvolvimento d novas formas de atuação – cardiologia, oncologia, maternidade etc.
O indivíduo internado ou atendido é o foco principal da atenção dos profissionais da saúde.
O papel do psicólogo é contribuir para humanização da instituição hospitalar.
Orientação, aconselhamento, psicoterapia breve.
Psicologia institucional e comunitária: aqui o foco é a saúde da população, em seus múltiplos aspectos.
Psicólogos: instituições da justiça, presídio, Varas da família, juizado do menor, psicologia jurídica etc.
PSICÓLOGO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: o psicólogo é visto basicamente como a atuação de um educador.
1 planejamento curricular: trabalho em equipe com outros educadores (pedagogos, professores e especialistas nas áreas acadêmicas específicas)
2 treinamento de professores: desenvolvimento psicológico
3 contato com a família
4 orientação de alunos – cursos e palestras (escolha profissional, uso de drogas).
5. organização do espaço educacional: distribuição dos alunos por sala, planejamento etc.
O psicólogo escolar realiza um trabalho eminentemente preventivo.
A contratação pode ser contratado, autônomo, prestador de serviço.
PSICÓLOGO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: Recrutamento: recruta candidatos a ocuparem determinadas vagas na empresa.
Ele recruta descrevendo quais os atributos que a pessoa deve ter para se candidatar a vaga.
Seleção: O OBJETIVO É ENCONTRAR O CANDIDATO A UMA VAGA QUE MAIS se aproxime do perfil necessário para ocupa-la, - analise de currículo, entrevista, aplicação de testes dinâmica de grupo.
Treinamento: o psicólogo é chamado a desenvolver e implementar (por em prática) programas de treinamento entre funcionários de forma a melhorar seus desempenhos.
A tarefa do psicólogo organizacional é basicamente, mas não exclusivamente, preventivo, na medida em que seu objetivo básico é abordar os processos organizacionais, melhorando e ampliando-os, visando o desenvolvimento dos indivíduos e da organização.
PSICÓLOGO NO CONTEXTO DA PESQUISA: Produzir conhecimento, fazer pesquisa, implica um conjunto de atividades específicas, voltadas para a busca de respostas para questões que envolvem os mais variados aspectos dos fenômenos psicológicos.
Pode ter financiamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando