Buscar

Anexo aula 04 0803 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 04 – Anexo 01
	PB
Objetivo
1) Reconhecer as características principais dos aminoácidos.
2) Descrever os diferentes níveis de organização das proteínas.
3) Descrever as principais funções desempenhadas pelas proteínas nas células.
referência
(01/01/2017). Bioquímica Ilustrada de Harper, 30th edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580555950/
Integração dos conteúdos
Unidade I: estrutura das macromoléculas (RNA e DNA).
Unidade II: enzimas. 
Unidade III: mutações.
		Roteiro de aula
aminoácidos e proteínas
introdução
Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Proteínas são as macromoléculas biológicas mais abundantes, ocorrendo em todas as células e em todas as partes das células. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto de 20 aminoácidos. A partir desses blocos de construção, diferentes organismos podem gerar produtos diversos: enzimas, hormônios, anticorpos, transportadores, fibras musculares, penas, teias de aranha, chifres, proteínas do leite, antibióticos, venenos, entre outros.
aplicação do conhecimento
“... por um azar, junto com a insalubridade do país, onde nunca cai uma gota de chuva, fomos acometidos pela “doença”, que era tal que toda a carne de nossos braços murchou, e a pele de nossas pernas ficou com manchas escuras, com pedaços bolorentos, como uma bota velha; e uma carne esponjosa surgiu nas gengivas daqueles que pegaram a doença, e ninguém escapou dela, indo direto para as garras da morte. O sinal era o seguinte: quando o nariz começava a sangrar, então a morte estava próxima...” — Memórias do Lorde de Joinville, 1300 d.C.
Essa passagem descreve a situação do exército de Luís IX no fim da Sétima Cruzada (1248-1254), quando o exército, enfraquecido pelo escorbuto, foi destruído pelos egípcios. Qual a natureza desse mal que acometeu esses soldados?
questões norteadoras
1) Descreva o que é um alfa-aminoácido e represente a sua estrutura. 
2) De acordo com sua cadeia lateral (radical) como os aminoácidos podem ser classificados? Como exemplo para cada grupo, cite o nome do aminoácido e descreva a sua estrutura. 
3) Pesquise: quantos aminoácidos formam a albumina humana? E quantas ligações peptídicas?
4) Descreva quais as diferenças entre os níveis de organização primário, secundário, terciário e quaternário das proteínas. 
5) Qual a relação da estrutura primária com a função biológica de uma proteína/enzima?
resumo
Os 20 aminoácidos comumente encontrados como resíduos em proteínas contêm um grupo alfa-carboxila, um grupo a-amino e um grupo R característico substituído no átomo do carbono alfa. Os aminoácidos podem ser classificados em cinco tipos com base na polaridade e carga (em pH 7) de seus grupos R. Os aminoácidos variam em suas propriedades acidobásicas e têm curvas de titulação características. Aminoácidos podem ser unidos de modo covalente por meio de ligações peptídicas para formar peptídeos e proteínas. As células geralmente contêm milhares de proteínas diferentes, cada uma com uma atividade biológica diferente. Diferenças na função de proteínas resultam de diferenças na composição e na sequência de aminoácidos. A estrutura tridimensional e a função da maioria das proteínas podem ser destruídas pela desnaturação, demonstrando uma relação entre estrutura e função. Algumas proteínas desnaturadas podem renaturar espontaneamente para formar proteínas biologicamente ativas, mostrando que as estruturas terciárias são determinadas pela sequência de aminoácidos.
prática ativa em sala de aula montagem molecular
1) Utilizando os aminoácidos montados faça a ligação peptídica entre eles.
Acesse o site abaixo, explore, descubra e compare a forma tridimensional de aminoácidos e proteínas de interesse: http://www.3dchem.com/a-z.asp
Conheça o banco de dados PDB e descubra a forma tridimensional de proteínas! Compare e descreva as diferenças na estrutura molecular dos aminoácidos e proteínas abaixo:
Albumina:
https://www.rcsb.org/pdb/ngl/ngl.do?pdbid=1AO6
Catalase: https://www.rcsb.org/pdb/ngl/ngl.do?pdbid=1DGB&bionumber=1
Aquaporina:
https://www.rcsb.org/pdb/ngl/ngl.do?pdbid=4CSK
Ferroportina:
https://www.rcsb.org/pdb/ngl/ngl.do?pdbid=5ayn&bionumber=0

Outros materiais