Buscar

Fichamento Relações Trabalhistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Jaqueline Correia
Trabalho da disciplina
Relação de trabalho e legislação trabalhista
Prof. Ana Maria Esch
São José
2017
Estudo de Caso:
RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
Karen Leary (A)
REFERÊNCIA: ELIAS, Jaan; HILL, Linda A. Karen Leary (A). Harvard Business School, Julho/2010.
	O presente estudo de caso relata o ingresso, a relação de Karen Leary com a empresa Merrill Lynch e seus consultores. Inicialmente contratada como consultora de qualidade, rapidamente Leary criou sua carteira de clientes e conforme o seu ótimo desempenho assumiu vários papéis de liderança na empresa chegando ao cargo de coordenadora de produtos na filial em que trabalhava, São Francisco. Alguns anos depois e após a submissão de algumas provas, Leary passou de diretora de vendas em uma das filiais no centro de Chicago para vice-presidente e diretora-geral da filial de Elmville. Cargo por ela ocupado pela primeira vez e em um escritório importante para a empresa. Leary estava assumindo um escritório com um grande número de colaboradores, onde a cultura e rotinas de trabalho já estavam estabelecidos. Aos poucos ela foi percebendo que algumas mudanças precisavam ser efetuadas, inclusive na forma de trabalho na tentativa de tirar os colaboradores da zona de conforto, visto que seu estilo mais dinâmico de gerenciar lhe impunha desafios que se estendiam a toda a equipe. Alguns colaboradores já trabalham a alguns anos na empresa, porém suas ideias eram medianas e pensamentos voltados para eles mesmos.	
	Leary demitiu alguns consultores financeiros, pois a ser modo de ver estes não seguiriam as estratégias da empresa. Após as demissões, novos colaboradores que já haviam trabalhado como brokers em outras empresas foram contratados para completar o quadro de colaboradores. Na visão de Leary, contratar pessoas inexperientes geraria um alto custo financeiro e de tempo, pois estes precisariam ser treinados e demorariam bastante tempo para se tornarem produtivos. Durante uma parte do dia ela efetuava o acompanhamento do trabalho dos consultores financeiros, principalmente no comportamento que eles tinham ao lidar com os clientes e nos indicadores de mercado. Sempre elogiada pelos seus superiores, Leary prestava assessoria na formação dos seus consultores e com isso as vendas na sua equipe eram sempre inovadoras. Com um estilo agressivo de gerenciar, seu primeiro ano foi bastante positivo, porém não agradava muito alguns consultores da sua equipe que reclamavam da pressão em excesso e do grande controle efetuado no trabalho. Diante da forte onda de negócios voltado ao mercado taiwanês e com a sua experiência, Leary observou que seria bom desenvolver dentro da Merrill Lynch um nicho de negócios voltados para clientes taiwaneses. 
	Foi visando o melhor atendimento dos clientes de Taiwan que fora feita a contratação de Ted Chung, Nascido em Taiwan, com ampla experiência em vendas, casado, pai de quatro filho, responsável, maduro e com uma carreira estável. Chung era esforçado e estudou com dedicação e obteve bons resultados em todos os testes e entrevistas para entrar no quadro de colaboradores da empresa. Durante 4 meses ele participou do programa de treinamentos da empresa e neste período foi possível observar sua deficiência em atender as solicitações de colaboradores que necessitavam de sua ajuda. Sua interação com os demais colaboradores de sua equipe era instável. Chung não considerava o trabalho em equipe quando percebia que os colaboradores envolvidos estavam em um nível inferior ao dele, no entanto, Leary reiterou-o sobre a necessidade de estabelecer estas relações com a equipe. Chung tinha seu próprio estilo de trabalho, não era de telefonar e gastava um grande tempo fora do escritório participando de eventos na comunidade Taiwanesa o que deixa Leary bastante apreensiva, visto que neste período Chung não abriu nenhuma conta nova de cliente. Após o período dos quatro meses, Chung surpreendeu a todos no escritório com a abertura de uma conta de seis milhões de dólares, onde a operou ativamente gerando substanciais comissões.
	Em um encontro entre Chung e Leary, após seus expressivos resultados obtidos durante o seu primeiro ano, Leary manifestou seu contentamento pela abertura da conta com o novo cliente e novamente o reiterou-o sobre a sua preocupação com a adequação dentre suas operações, pois ela verificava todas as manhãs as operações de Chung. Questionado sobre a dedicação exclusiva a uma única conta, Chung justificou que estivera ativamente ampliando suas relações com pessoas de negócios grandes e que em breve esperava adquirir mais contas. Aproveitando da oportunidade da conversa, registrando seus expressivos resultados deixou claro que se tornaria um dos mais produtivos e importantes na filial que Leary comandava, sendo assim, merecia e necessitava de um escritório só dele. Quase nenhum consultor da filial de Leary obtivera esse privilégio e, apesar de Chung aparentar se tornar brilhante no cargo, ela se questionava sobre como responder a esse pedido, tendo em vista que sua atuação durante o ano a preocupava. Ela não sabia até que ponto o cliente de Chung estava ciente das operações feitas em sua conta. Leary via seu pedido como inapropriado, visto que o ego e o mau humor de Chung a preocupavam.
Após a análise e elaboração do estudo de caso, conclui-se que apesar de Chung ter seus méritos por conta do trabalho desenvolvido, continuava gerando certas dúvidas na forma com que efetuava suas operações. O pedido deixou Leary pensativa, pois caso aceitasse, poderia causar um constrangimento com a sua equipe. Vejo que com a excelente forma de gestar e sua experiência proporcionavam a Leary condições de encontrar uma solução amigável para Chung e para o restante da equipe levando em consideração a situação atual e visando a futura inclusão de novos clientes tailandeses. 
1 
2 
3
�

Outros materiais