Buscar

RELAÇÕES TRABALHISTAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
 RELAÇÕES TRABALHISTAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM RECURSOS HUMANOS 
AVA 2
YASMIM ALVES MONTEIRO 
RIO DE JANEIRO
2023
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA
INTRODUÇÃO:
Com as chegadas da tecnologia, o mundo começou a desenvolver algumas mudanças e uma delas é a proteção de dados e a área de Recursos Humanos não é diferente, pois está área lida com diversos dados sensíveis, pensando nisso e nas transformações digitais, ser capaz de proteger uma organização dos riscos das mudanças tecnológica é essencial.
 Mesmo que uma organização seja de pequeno porte ela deve proteger seus dados, pois mesmo sendo uma organização pequena ela é capaz de gerar grandes quantidades de informações e que devem ser resguardados e por isso investir na segurança de suas informações, fará que sua empresa não sofra invasões de hackers e tenha seus dados e suas informações sigilosas vazadas, fazendo com que a imagem da empresa seja prejudicada.
Procedimento de segurança da informação (PSI)
É um conjunto de regras, procedimentos, padrões, normas e diretrizes a serem observadas e seguidas por todas as pessoas que utilizarem a infraestrutura da empresa.
Ela inclui as informações como:
· Política de senhas, acessos aos dispositivos coorporativos;
· Normas sobre o uso da internet;
· Prática do uso do e-mail coorporativos;
· Regras a respeito das instalações de software;
· Rotina de Backup.
Ou seja, a PSI é um documento completo com informações importantes tanto para a equipe de TI quanto para os demais colaboradores, além disso deve ser divulgado amplamente e a sua adesão precisa ser incentivado e cobrado por todos os líderes.
 O objetivo da PSI é proteger e garantir os três princípios da segurança que são: Confidencialidade, integridade e disponibilidade. Sua implementação previne danos ao andamento do negócio e padroniza procedimentos, além de prever e mensurar respostas a incidentes. A longo prazo, isso resulta na redução de custos com incidentes de TI.
Elaboração da PSI:
Diagnostico – Identificação dos ativos da informação da empresa, das vulnerabilidades da hierarquização de acessos as ameaças.
Elaboração - Elaborar uma PSI de acordo com os objetivos estratégicos do negócio.
Educação - Educar os usuários para que eles entendam os benefícios da segurança das informações.
Implementação - Realizar treinamento e palestras com os colaboradores, para que possam aprender a trabalhar respeitando a PSI. 
Monitoramento e atualização - Identificar as melhorias e as atualizações que possam ser feitas.
 Existe vários recursos tecnológicos que podem atuar como um conjunto, para a proteção dos dados de uma empresa. Como manter uma conexão segura, criptografia de dados, troca de senhas, armazenamento em nuvens, antivírus e sempre procurar fazer backup dos dados no fim do dia. Desta forma a empresa estará estabelecendo segurança para seus dados e evitando riscos futuros.
Referencias:
https://www.aser.com.br/procedimentos-de-seguranca-da-informacao-como-garantir-a-seguranca-das-informacoes-estrategicas-da-sua-empresa/ 
Acesso em 22 de novembro 2023 as 17:15.
Segurança da informação no RH: 6 pontos de atenção (lg.com.br)
Acesso em 22 de novembro 2023 as 17:40
Segurança da informação: o que é e boas práticas - TOTVS
Acesso em 22 de novembro 2023 as 19:20.

Continue navegando