Buscar

Relatório drogaria 440 horas ELLEN

Prévia do material em texto

FACULDADE DE AMERICANA 
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DROGARIA
AMERICANA
2017
RELATÓRIO DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DROGARIA
FACULDADE DE AMERICANA
ELLEN CAROLINE DOS SANTOS OLIVEIRA
RA: 10002058
ORIENTADORA: PROF. ANDRESSA POLIDORO
AMERICANA
2017
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado de Drogaria, orientado pela professora Alik Teixeira, da FAM- Faculdade de Americana, foi realizado na Drogaria Alex Farma, no período de 31/08/2017 à 18/12/2017, cumprindo o horário de segunda a sexta-feira das 08h00min às 14h00min, totalizando uma carga horária de 440 horas.
A supervisão do estágio na Drogaria Alex Farma foi realizada pelo farmacêutico Gabriel Antunes de Souza CRF 86961, que durante todo o período orientou e acompanhou todas as atividades realizadas durante o estágio.
De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, a dispensação é o ato do profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse ato o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado dos medicamentos (BRASIL, 2001).
A dispensação faz parte do processo de atenção á saúde e deve ser considerada como uma ação integrada do farmacêutico com os outros profissionais da saúde, em especial com os prescritores. A dispensação inicia-se pela análise da prescrição com a identificação do sujeito que está sendo atendido, pois isto determina os caminhos tomados neste processo (GALATO et al., 2008).
Existem quatro grupos de iniciativas que podem ser implantadas pelos farmacêuticos para melhoria do estado de saúde da comunidade: Acompanhamento e educação do e para o paciente; Avaliação dos seus fatores de risco; Prevenção da saúde; Promoção da saúde e vigilância das doenças.
A promoção da saúde pode ser feita através de três esferas que dão suporte aos serviços oferecidos à população: Disposição de serviços de prevenção clínica; Vigilância e publicações em saúde pública; Promoção do uso racional de medicamentos pela sociedade.
HISTÓRICO
A Drogaria Alex Farma está situada no bairro Planalto do Sol 2 na cidade de Santa Bárbara D´Oeste, e Gabriel Antunes de Souza desempenha a função de farmacêutico. A drogaria Alex Farma tem prestado um importante serviço de atenção farmacêutica para os moradores do bairro, muitos clientes se tornaram amigos, e fica evidente a confiança que eles possuem pelo profissional farmacêutico, isso se deve ao bom atendimento aos pacientes, dedicando muita atenção para sanar suas duvidas, explicando detalhadamente a melhor maneira de administrar os medicamentos visando sempre o melhor para seus clientes. A Drogaria Alex Farma além de vender medicamentos também tem em seu espaço a perfumaria que vai desde produtos higiênicos adultos e infantis, cosméticos entre outros produtos. 
CARACTERÍSTICAS E ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DA DROGARIA
O espaço da drogaria divide-se em: balcão de atendimento e dispensação de medicamentos, seção de fraldas e produtos infantis, seção de cosméticos e beleza, perfumaria, seção de suplementos, sala de aplicação de injetáveis, sala de medicamentos quais possuem controle especial, geladeira para armazenamento de medicamentos que devem ser mantidos sob refrigeração, escritório administrativo, estoque, sanitário para clientes e funcionários e cozinha.
O balcão de atendimento e dispensação possuem um computador para realizar as vendas, que são feitas por sistemas informatizados. Nas prateleiras os medicamentos são separados e organizados por seções, na seguinte ordem: Genéricos, medicamentos que fazem parte do Programa Farmácia Popular, MIP (Medicamentos isentos de prescrição) medicamentos sob prescrição de A à Z, todos são guardados em ordem alfabética. No estoque é armazenado excesso de produtos de perfumaria, que são organizados por seções, no escritório administrativo o farmacêutico faz o lançamento de receitas de medicamentos controlados vendidos no dia anterior através do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).
SERVIÇOS PRESTADOS NA DROGARIA ALEX FARMA
Atenção Farmacêutica
Parâmetros fisiológicos: Aferição de pressão arterial e temperatura corporal; Parâmetros bioquímicos: glicemia capilar; Administração de medicamentos; Atenção farmacêutica domiciliar.
Perfuração de lóbulo auricular 
Deverá ser feita com aparelho específico para esse fim e que utilize o brinco como material perfurante. É vedada a utilização de agulhas de aplicação de injeção, agulhas de suturas e outros objetos para a realização da perfuração.
Medicamento atrás do balcão
Os medicamentos deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento, com informativo na área destinada aos medicamentos: “MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO”.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Na Drogaria Alex Farma o maior objetivo é tratar os clientes de com atenção e cordialidade, visando sanar todas as duvidas que possam apresentar como também seguir com ética, respeitando as atuais leis vigentes no setor de drogarias.
Os atendimentos no balcão, além do farmacêutico, contam com a ajuda de uma balconista, os quais sempre contam com a supervisão do farmacêutico. 
Ao receber a receita de um paciente é avaliada a legibilidade, se há ausência de rasuras e emendas, identificação do profissional prescrito com número de registro no respectivo conselho profissional, endereço de seu consultório ou endereço da instituição em que pertence, identificação do paciente, identificação da substância ativa, concentração/dosagem, forma farmacêutica, quantidades e respectivas unidades e posologia, modo de usar, local e data da emissão, assinatura e identificação do prescritor. Toda receita aviada é conferida pelo farmacêutico qual carimba a receita, ficando assim registrado que a receita foi conferida.
É passado para o paciente informações sobre modo de uso, horários, armazenamento, em casos em que na receita medica não esteja claro para o paciente a posologia (devido a letra ilegível) as posologias são anotadas também nas caixas dos medicamentos. O farmacêutico e os funcionários também contam com a ajuda do DEF, Vade Mecum e Livro de Interação Medicamentosa.
Em relação aos medicamentos controlados a Drogaria Alex Farma, segue a legislação da portaria 344/98, sem exceções, receituários de lista A (entorpecentes, psicotrópicos), devem estar em notificação de receita A amarela, valida por 30 dias a contar de sua data de emissão em todo território nacional, podem conter no máximo 5 ampolas e para demais formas farmacêuticas podem conter quantidade correspondente a no máximo 30 dias. Lista B1 (psicotrópicos) deve estar em notificação de receita B azul, válida por 30 dias a contar de sua data de emissão somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração, podem conter no máximo cinco ampolas e para demais formas farmacêuticas podem conter quantidade correspondente a 60 dias de tratamento. Lista B2 (psicotrópicos anorexígenos), notificação de receita B2 azul acompanhada de um Termo de Responsabilidade preenchido pelo prescritor e pelo paciente, válida por 30 dias a contar de sua data de emissão somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração, tratamento igual ou inferior a 30 dias, deve ser respeitada a dose diária recomendada estabelecida na RDC nº 52/2011.Lista C1 ( outras substâncias sujeitas a controle especial) e C5 (anabolizantes), devem estar em receita de controle especial em duas vias, valida por 30 dias a partir de sua data de emissão em todo território nacional, C1 e C5 limitadas a 5 ampolas e para as demais formas farmacêuticas a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias, exceto para antiparkinsonianos e anticonvulsivantesonde a quantidade ficará limitada a 6 meses de tratamento. C5 deve conter CID e CPF do prescritor. Lista C2 (retinóicas de uso sistêmico), notificação de receita especial branca, válida por 30 dias a contar da data de emissão para homens e sete dias para mulheres, acompanhada de Termo de Consentimento - informado para todos os pacientes, a ser completado pelo paciente (pais ou responsável se o paciente for menor de 18) e assinado pelo médico, e Termo de Conhecimento de Riscos e Consentimento (Para Pacientes Mulheres em Idade Fértil), devem conter quantidade para o tratamento correspondente a 30 dias.
Já à dispensação dos antimicrobianos, segue-se a RDC nº20/2011, a receita deve ser prescrita em receituário simples em duas vias, a 1ª via fica com o paciente e a 2ª via retida na farmácia, deve ser preenchida com os dados do paciente, nome, endereço, data de nascimento, sexo, a receita possui validade de 10 dias após sua emissão, deve ser dispensada a quantidade exatamente prescrita para o tratamento.
Em relação às Boas Práticas Farmacêuticas a Drogaria Alex Farma possui todos os documentos necessários no estabelecimento: Licença de Funcionamento, Alvará Sanitário, Certidão de Regularidade Técnica- CRF, Manual de B. P. F., AFE- ANVISA, P.O.P, dentre outros.
As instalações estão em perfeitas condições, as instalações da drogaria foram reformadas recentemente os ambientes contam com boas condições de higiene, possui boas condições de ventilação e iluminação, equipamentos de combate a incêndio em quantidade suficiente determinada pelo corpo de bombeiro local, quanto a sanitização e desinsetização há uma empresa responsável em realizar estas periodicamente.
A Drogaria Alex Farma, faz aferição de pressão arterial, também faz aferição de glicemia, e perfuração de lóbulo auricular, dos serviços prestados também realiza aplicação de injetáveis, onde o paciente deve preencher um termo de responsabilidade.
Como a drogaria não possui um fluxo muito intenso, a pratica a Atenção Farmacêutica, é exercida de modo exemplar visando promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento, qual cativa muito os clientes, que ficam extremamente gratos pela atenção e retornam mais vezes, devido ao excelente atendimento prestado
O recebimento de mercadorias é feito praticamente todos os dias na parte da manhã, os produtos chegam na loja em caixas lacradas onde é realizada a conferência dos volumes recebidos para ver se condiz com o que veio descrito na nota, o medicamento de geladeira chegam em caixa térmica especial, no ato da entrega é conferido a temperatura, caso estejam dentro da temperatura estabelecida, os medicamentos retornam em seguida à geladeira em temperatura entre 2 e 8 ºC. 
Após a conferência dos volumes inicia-se a separação dos produtos para serem guardados em suas respectivas prateleiras, os medicamentos controlados são conferidos um a um pelo farmacêutico, que confere lote, data de validade, MS, quantidade, onde tudo é conferido com a nota, é realizada a exportação da nota para o sistema, e após esse procedimento os produtos são guardados em suas prateleiras na sala de medicamentos controlados.
Diariamente o farmacêutico fica responsável por fazer o lançamento das receitas de medicamentos controlados que foram aviadas no dia anterior através do Sistema Alternate e SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).
Cada funcionário é responsável em cuidar de determinada seção e periodicamente verificam a validade, limpam organizam, repõem etiquetam suas respectivas seções. A limpeza da drogaria é revezada durante a semana.
A Drogaria Alex Farma busca sempre o melhor para seus clientes, priorizando um excelente atendimento, sendo este seu grande diferencial das demais drogarias de grande porte, o principal objetivo é garantir o bem-estar e a saúde de seus clientes. 
OBJETIVOS DO ESTÁGIO
O estágio teve como objetivo o desenvolvimento acadêmico e profissional em drogaria através de atividades relacionadas à assistência farmacêutica e dispensação de medicamentos e produtos cosméticos e para a saúde. 
 
CONCLUSÃO
O estágio realizado na Drogaria Alex Farma proporcionou um aprimoramento do conteúdo já visto em sala de aula; vivenciou-se o dia-a-dia de um farmacêutico, todas as suas dificuldades e funções por ele exercidas dentro do ambiente da drogaria, juntamente com toda a responsabilidade trazida ao profissional farmacêutico.
Apesar de cansativo, é muito gratificante poder exercer a atenção farmacêutica com os clientes, sanar suas dúvidas, que por muitas vezes já as trazem desde o consultório médico, presenciar a confiança no profissional farmacêutico, o qual possui importante papel em auxiliar o bem estar e sua saúde do próximo, além que o farmacêutico responsável pela drogaria tem a função de analisar as receitas, fazer as correções que forem necessárias, assim como, se o farmacêutico entender que a dosagem, ou algum componente na formula estiver incompatível, é dever ligar para o prescritor para confirmar e até mesmo questioná-lo, liberação das matérias primas, listar pedidos de compras.
Muitas vezes exerce o papel de controlar os estoques, efetuar compras, cotar preços e fornecedores, resolver qualquer tipo de problema que possa aparecer, contratar e demitir funcionários, colocar em ordem o sistema operacional da empresa, acompanhar qualquer visitante, passar todas as informações necessárias para o dono da empresa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência Farmacêutica no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de medicamentos - Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2001.
GALATO, Dayani; ALANO, Graziela Modolon; TRAUTHMAN, Silvana Cristina; VIEIRA, Ana Cristina. A dispensação de medicamentos: uma reflexão sobre o processo para prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.3, pp.465-475.
Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências. In: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Legislação para o farmacêutico. São Paulo: CRF-SP; 1996. p.22-33.
VIEIRA, Fabiola Sulpino. Possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 213-220, Mar.2007.

Continue navegando