Buscar

Ciclo menstrual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclo menstrual.
Ciclo Menstrual é um processo hormonal feminino, responsável pela emissão de um óvulo pelo ovário para uma possível fecundação. Esse período vai do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da seguinte. Durando de 28 a 30 dias, variando entre ciclos maiores, menores e irregulares, o ciclo menstrual é característico do aparelho reprodutor feminino.
Na puberdade, com a série de mudanças físicas e mentais na menina, ocorre o surgimento da menarca, isto é, a 1ª menstruação. Ela ocorre por volta dos doze anos de idade e é definida por períodos irregulares, com quantidade e duração de fluxo variando de ciclo para ciclo. Nessa fase, são comuns intervalos de quatro, cinco ou seis meses.
A menstruação é caracterizada pela descamação do endométrio formado e após os ovários reduzirem a secreção dos hormônios mencionados, seus estímulos são reduzidos, suas células morrem e descamam. O ciclo menstrual é contado a partir do dia de início da menstruação, não importando a sua duração média de 3 a 5 dias.
O ciclo menstrual, basicamente, ocorre da seguinte maneira:
Ovulação;
Possível fecundação;
Descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero) quando não ocorrem fecundação e eliminação do óvulo através da menstruação.
Essas etapas se repetem todo mês, dando início a um novo período fértil. Costuma-se dizer que entre o 10º e o 18º dia de um ciclo regular de 28 dias, a mulher se encontra fértil, sendo provável a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase.
Contudo, pode acontecer uma variação do dia da ovulação, determinada por alguns fatores como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual, alimentação e saúde corporal, podendo ocorrer a modificação de previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação.
Outras questões importantíssimas a serem abordadas são as alterações no ciclo, principalmente as decorrentes de alguma doença, a menopausa e os cuidados necessários com a higiene para manter uma vida saudável durante os dias de menstruação.
Os óvulos são fabricados quando a menina ainda está na barriga da mãe e ela nasce com aproximadamente 450 mil óvulos nos ovários. É por isso que a mulher fica menos fértil quando está em idade avançada.
Passo a Passo do Ciclo Menstrual
1º dia do ciclo – Menstruação = descamação do endométrio bem desenvolvido, espesso e vascularizado;
Logo em seguida: a hipófise (glândula cerebral) aumenta a produção de FSH que, por volta do 7º dia do ciclo, atinge a concentração máxima;
Os folículos ovarianos amadurecem;
Os mesmos folículos em desenvolvimento secretam o hormônio estrógeno;
Estrogênio atinge níveis altos, inibe a secreção de FSH e estimula a do LH. Também auxilia no desenvolvimento do endométrio;
Em um ciclo de 28 dias, no 14º = O LH atinge níveis altos de concentração e estimula a ovulação;
O LH auxilia na formação do corpo lúteo ou amarelo (grande impregnação de gordura) no folículo ovariano;
A produção de progesterona é iniciada pelo corpo lúteo, estimulando as glândulas do endométrio a secretarem algumas substâncias;
A produção de LH e FSH são inibidas pelo aumento da progesterona;
Logo, o corpo lúteo se degenera e reduz a concentração de progesterona;
Descamação do endométrio e início de outra menstruação, dando continuidade ao ciclo.
Fases do Ciclo Menstrual
As etapas do ciclo menstrual podem ser divididas em 4 fases: Menstrual, proliferativa (estrogênica), secretora (lútea) e pré-menstrual (isquêmica).
♦ Menstrual: Com duração de 3 a 7 dias, essa fase corresponde aos dias de menstruação.
♦ Proliferativa ou Estrogênica: Período de maturação do folículo ovariano e secreção de estrógeno pelo mesmo.
♦ Secretora ou Lútea: Marcado pela ovulação e intensa ação do corpo lúteo, esse período é o final da fase proliferativa e início da fase pré-menstrual.
♦ Pré-menstrual ou Isquêmica: Quando a mulher se encontra prestes a menstruar. Ocorre a queda das concentrações dos hormônios ovarianos e a camada superficial do endométrio perde seu suprimento sanguíneo normal. Pode ser acompanhada por dor de cabeça, dor nas mamas e possíveis alterações psíquicas como fácil irritabilidade, insônia e TPM (Tensão Pré-Menstrual). A fase dura cerca de dois dias.
Fim do Ciclo Menstrual
Sintomas da Ovulação
Essas são as formas de se identificar o período de ovulação:
⇒ Dor no baixo abdômen, principalmente se ela acontecer mais ou menos 14 dias antes da próxima menstruação
⇒ Presença do muco cervical na vagina, identificada por meio de uma secreção semelhante à clara de ovo. Acontece, aproximadamente, de um dia antes, até um dia depois da ovulação;
⇒ Neste período, a temperatura corporal aumenta em até meio grau centígrado. Para saber o dia de mudança na temperatura, é preciso medi-la todos os dias pela manhã, colocando-se o termômetro sob a língua. Pode ocorrer de dois dias antes, até dois dias depois da ovulação;
⇒ Testes foram desenvolvidos para detectar, na urina, a presença do hormônio LH. Fácil de se identificar, o hormônio aparece, mais ou menos, um dia antes da ovulação.
LH: Estimula a ovulação, aumentando ainda mais a secreção das células foliculares. Quando esse hormônio atinge o nível máximo, algumas horas depois ocorre a ovulação. Detecta-se o período mais próximo da ovulação por meio de exames de urina, responsável por eliminar o hormônio LH secretado. Geralmente, esse período ocorre no 14º dia do ciclo menstrual, podendo também ocorrer antes ou depois desse dia.
A menstruação é caracterizada pela descamação do endométrio formado e após os ovários reduzirem a secreção dos hormônios mencionados, seus estímulos são reduzidos, suas células morrem e descamam. O ciclo menstrual é contado a partir do dia de início da menstruação, não importando a sua duração média de 3 a 5 dias.

Continue navegando