Buscar

estudo dirigido de bebidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluna: Sandra Regina
Tecnologia de Bebidas
1)Conceitue bebidas
Bebida é todo produto industrializado destinado à ingestão humana, em estado líquido, sem finalidade medicamentosa ou terapêutica.
2) Diferencie matéria-prima de ingredientes
Matéria-prima é toda substância que necessita passar em conjunto ou separadamente por tratamento para ser utilizada como bebida.
Ingrediente é toda substância, incluindo os aditivos, utilizada na fabricação ou preparação de bebidas, e que esteja presente no produto final, em sua forma original ou modificada.
3) Como se dá a classificação das bebidas?
Bebidas naturais (água, sucos de frutas), infusões (chá, café), bebidas alimentares, bebidas refrescantes e bebidas alcoólicas
4) De que forma deve estar apresentado no rótulo o teor alcoólico das bebidas?
As bebidas alcoólicas deverão constar no rótulo a gradação alcoólica, expressa em volume, medida a 20°C – grau GL = %V: quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro alcoólica.
5) Cite ao menos 4 requisitos necessários às bebidas, de acordo com o preconizado pela Lei 8.918 de 94.
A bebida que contiver corantes e aromatizantes artificiais, em conjunto ou separadamente, será considerada colorida ou aromatizada artificialmente.
A bebida observará os padrões de identidade e qualidade estabelecidos neste Regulamento, complementados por ato administrativo do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, quando for o caso.
A graduação alcoólica de uma bebida será expressa em porcentagem de volume de álcool etílico, à temperatura de vinte graus Celsius.
Na bebida que contiver gás carbônico, a medida da pressão gasosa será expressa em atmosfera, à temperatura de vinte graus Celsius.
A bebida não alcoólica poderá ser adicionada de vitaminas, de sais minerais e de outros nutrientes, de conformidade com o estabelecido em ato administrativo do Ministério da Agricultura e do Abastecimento ou do Ministério da Saúde.
A bebida deverá conter, obrigatoriamente, a matéria-prima natural, vegetal ou animal, responsável por sua característica organoléptica.
A bebida que apresentar característica organoléptica própria da matéria-prima natural de sua origem, ou cujo nome ou marca se lhe assemelhe, conterá, obrigatoriamente, esta matéria-prima, nas quantidades mínimas estabelecidas neste Regulamento ou ato administrativo complementar.
6) Diferencie os termos inspeção de fiscalização.
Inspeção é a verificação ou acompanhamento tecnológico e sanitário das etapas de produção e manipulação do produto a ser obtido e suas matérias primas.
Fiscalização é a ação direta do poder público de vigilância constante sobre determinada atividade que tenha seu procedimento regulado por lei específica. 
7) Em que situação é necessária realizar uma análise fiscal?
A análise fiscal é necessária para identificar ocorrência de alterações, adulterações e fraudes em todas as etapas da produção e comercialização de um produto.
8) Segundo nossa legislação, quando uma bebida pode ser considerada alterada?
9) O que é rótulo e qual a sua importância para as bebidas?
10) Quais as informações são obrigatórias estarem contidas nos rótulos das bebidas?