Buscar

PROVA PALEONTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são fósseis guias?
Fóssil que possui ampla distribuição geográfica em um curto intervalo de tempo. 
Caracterize um graptozoário e um arqueociatídeo. 
Arqueociatídeo = invertebrados marinhos associados a espongiários. Possuíam esqueleto calcário em forma de cone e eram fixos. Considerados excelentes fósseis guia. 
Graptozoário = Invertebrados marinhos coloniais, com exoesqueleto quitinoso. Também são considerados ótimos fósseis guia. 
Como era o clima no siluriano? O que comprova esse clima?
O clima passa a ser quente atestado pela grande quantidade de calcário de origem marinha (fim da glaciação originada no O). No fim do período, o clima torna-se árido atestado pela grande quantidade de halita, gipso, salitre e calcário. Evaporitos são indicadores paleoambientais de clima árido. São originados pela evaporação de corpos aquosos hipersalinos sob condições climáticas áridas, o que levam a extinção. 
No final do pré-cambriano e até o cambriano médio houve uma explosão de organismos, por quê? 
por causa de uma combinação de 3 fatores: baixa atividade tectônica; aumento da temperatura; final da glaciação varangiana. A combinação resultou na extinção de grande parte da população bacteriana existente, permitindo que formas de vidas mais especializadas pudessem evoluir, resultando na irradiação adaptativa dos principais invertebrados marinhos. Esse processo recebeu o nome de explosão de vida marinha
Existem movimentações que causam o movimento de regressão e transgressão marinha. Qual é o nome desse movimento e qual evidencia comprova q ele ocorre? 
Epirogênese. Presença de camadas rochosas sedimentares comprovadamente marinhas situadas a dezenas ou centenas de metros acima do nível atual do mar e distanciadas muitos quilômetros das regiões costeiras. 
Qual foi a primeira ideia proposta de que America do sul e áfrica estavam juntas? Cite três evidências. 
Na teoria da deriva continental, acreditavam que a crosta era fragmentada e que essas partes se movimentavam. Com o surgimento de mapas mais detalhados no século XX, foram notadas singularidades no contorno geográfico, principalmente entre a Africa e a América do Sul. Dessa forma, a porção nordeste do Brasil possui um encaixe quase perfeito com o Golfo da Guiné, na África. Com o decorrer dos anos foram surgindo outras evidencias: 
- presença da cordilheira mesoatlantica
- presença de fósseis de um réptil, mesossauro, somente nas duas bacias sedimentares
- rochas sedimentares eólicas representantes de um antigo deserto – paleodeserto Botucatu
Qual era a rocha do cambriano no brasil? 
As rochas sedimentares mais comuns eram as molassas. São camadas de rochas sedimentares clástica, grosseira e situada entre montanhas ou em áreas laterais às montanhas. As molassas brasileiras são o resultado da erosão de montanhas geradas durante o último ciclo deformacional.
O que havia na provincia de gunflint e na provincia de ediacara?
A província de gunflint consiste na formação ferrífera bandada que apresenta intercalações entre hematita e estromatólitos silicificados. Possuia esferas, bastonetes e filamentos de bactérias. 
A província de Ediacara consiste em arenitos marinhos pouco metamorfizados contendo impressões de celenterados e vermes. 
- Movimentos: epirogênese e orogênese
- Pré cambriano (arqueano e proterozoico)
- Paleozoico – Cambriano, Ordoviciano, Siluriano

Outros materiais