Buscar

2a Listadeexercicios Forcaemcondutoresa260729

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA 
I
Lista extra de exercícios sobre 
força em condutor
 
Professor: Ronaldo Soares
“
Exercícios para treinar resoluções e conceitos –
 necessariamente não 
ser
á
 igual
 na prova”
	
Ex.1) Observe na figura abaixo onde temos 3 condutores longos, retilíneos e paralelos A,B e C, que conduzem as seguintes correntes elétricas IA =1 A , IB = 2 A e IC = 3 A. Os mesmos estão separados pelo ar, cuja permeabilidade magnética vale 4π·10–7 [H/m]. Calcule a força resultante das forças exercidas pelos condutores A e C, em 2m de comprimento do condutor B.
C
B
A
I
C
I
B
I
A
×
●
●
40 
cm
10
 
cm
Ex.2) ) Na figura abaixo temos um fio de 62cm de comprimento e massa igual a 13,0g, está suspenso por um par de contatos flexíveis na presença de um campo magnético uniforme de módulo 0,44 T. Determine a intensidade e o sentindo da corrente necessária para remover a tensão dos contatos.
X
 B = 
0,44T
Condutor de 
62cm
Ex.3) Analise e informe as corretas e erradas ( Univ. Brasília).
(1) Qualquer fio, portando uma corrente elétrica I, gera um campo magnético em torno de si.
(2) Dois fios, portando correntes elétricas I1 e I2 atraem-se e repelem-se mutuamente quando as correntes têm
sentidos opostos e mesmo sentido, respectivamente.
(3) Se uma espira circular, portando uma corrente I, é colocada num campo magnético uniforme, tal que o plano
da espira seja paralelo a este campo, a espira tenderá a girar.
(4) Dois fios retos e paralelos repelem-se quando percorridos por correntes iguais e com mesmo sentido.
(5) Se um fio, percorrido por uma corrente, é colocado num campo magnético, tal que o sentido da corrente é perpendicular às linhas do campo, haverá uma força sobre o fio perpendicular à corrente e ao campo.
Resposta: C; E; C; E; C
Ex.4) Dois condutores muito longos estão dispostos paralelamente e afastados por uma distância de 10cm, num meio cuja permeabilidade relativa vale 5000. As correntes I1 e I2, respectivamente as correntes nos condutores 1 e 2, tem sentidos contrários e valores iguais, valendo 12A. Determinar o módulo e a intensidade da força que aparece no condutor 1. E no condutor 2?
10cm Ex.5) A espira retangular de cobre mostrada abaixo é percorrida pela corrente de 20 [A] e está colocada paralelamente a um fio retilíneo que conduz uma corrente de 50 A . Determine a força (intensidade e sentido) que aparece nesta espira.
Iesp
7cm
2cm
Icond
Ex.6) Um condutor de massa = 9 gramas situado entre os pólos Norte e Sul de um núcleo ferromagnético, conduz uma corrente de 2A e está preso em um dinamômetro. O dinamômetro indica 20 gramas. A seção do núcleo vale (3 x 3) cm2 e é constante ao longo do circuito magnético. Calcular o valor do fluxo magnético.
dinamômetro

F

Ex.7) Temos uma linha de transmissão com 100 A de corrente, situada à uma altura de 6 m do solo. A componente horizontal do campo magnético da Terra no solo é de 20 μT. Sobre o uso de uma bússola no solo, abaixo desta linha de transmissão, responda:
 (a) Qual é o valor do campo magnético no local da bússola em virtude da linha de transmissão?
 (b) Isso irá interferir seriamente na leitura da bússola 
Ex.8) Dois fios longos e paralelos estão separados uma distância de 10,0 cm. Que correntes de mesma intensidade devem passar pelos fios para que o campo magnético a meia distância entre eles tenha módulo igual a 500 μT? 
Ex.9) Dois fios, retilíneos e longos, separados por 0,75 cm estão perpendiculares ao plano da página, como mostra a figura abaixo. O fio 1 transporta uma corrente de 6,5 A para dentro da página. Qual deve ser a corrente (intensidade e sentido) no fio 2 para que o campo magnético resultante no ponto P seja zero. 
Fio 
1
0,75 cm
1,50
 cm
Fio 
2
Ponto P
 
 
•
A
2
1Ex.10) Analise a figura abaixo onde temos 2 condutores longos, paralelos e retilíneos ( 1 e 2), perpencidulares ao plano da folha de papel. As correntes tem sentidos contrários, I1 e I2 , respectivamente. Para obter campo magnético resultante igual a zero no ponto A, qual deve ser a relação entre I1 e I2?
•
•
•
d
d
I1 = I2
I1 =5 I2
I1 = 3I2
I1 = 4I2
I1 =2 I2
Ex.11) (UEPA –PA) Os efeitos nocivos das linhas de transmissão na saúde humana constituem matéria de alto interesse no meio científico, já que alguns estudos indicam uma correlação entre o campo eletromagnético e o surgimento de alguns tipos de cânceres. Uma residência localizada 16 m de uma linha de transmissão percorrida por uma corrente elétrica de intensidade igual a 2400A, fica sujeita à ação de um campo magnético de intensidade igual a B. Sabendo-se que a vale permeabilidade magnética no vácuo µo = 4π.10-7 H/m e que a intensidade do campo magnético típico de um exame de ressonância magnética é Bo = 3T, afirma-se que a razão entre Bo e B é igual a: 
103
10-4
10-5
106
10-7

Continue navegando