Buscar

Fundamentos da Comunicação Organizacional

Prévia do material em texto

Fundamentos Teóricos da Comunicação Organizacional
Comunicação Organizacional
A comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais (public affairs), marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa , enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende.
Comunicação Organizacional
A comunicação organizacional é um processo através do qual os membros da organização obtém as informações pertinentes sobre ela e as mudanças que nela ocorrem.
A comunicação então pode ser entendida como um composto que dá forma à organização, que a informa fazendo-a ser o que é. 
Três Perspectivas de Comunicação Organizacional segundo Daniels, Spiker e Papa, 1997
Modelo Tradicional
Mais antigo
A comunicação organizacional nessa perspectiva é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado
Três Perspectivas de Comunicação Organizacional segundo Daniels, Spiker e Papa, 1997
2) Modelo Interpretativo
Entende a organização como cultura // fenômeno subjetivo
A perspectiva interpretativa concentra-se no processo simbólico através do qual a realidade organizacional é socialmente construída. E essa realidade organizacional é socialmente construída através da comunicação 
Três Perspectivas de Comunicação Organizacional segundo Daniels, Spiker e Papa, 1997
3) Modelo Crítico
Entende a organização como instrumento de opressão
A comunicação nessa perspectiva é tida como instrumento de dominação. 
Cinco Perspectivas de Comunicação Organizacional segundo Goodall Jr e Eisnberg (1997) 
 Comunicação organizacional como 
1. transferência de informação, 
É a comunicação assimétrica em sentido lato. Geralmente é utilizada para transmitir metas e objetivos da cúpula para os demais membros da organização
2. como processo transacional,
enfatiza o feedback, isto é, como a mensagem é recebida e entendida, particularmente através da manifestação não verbal, a qual pode substituir o feedback verbal. 
3. estratégia de controle, 
um comunicador competente é aquele que seleciona adequadamente as estratégias para a realização de múltiplos objetivos na organização. Portanto, sob essa perspectiva a posição e o poder individuais adquirem significado através da comunicação.
Cinco Perspectivas de Comunicação Organizacional segundo Goodall Jr e Eisnberg (1997) 
 Comunicação organizacional como 
4. equilíbrio entre criatividade e constrangimento/coação/sujeição 
a comunicação atua como o fiel da balança entre a criatividade – o que poderá ser feito e a sujeição – o que deve ser feito.
5. espaço de diálogo
a ‘comunicação equilibrada’, ou seja, a comunicação em que cada indivíduo tem a oportunidade de falar e ser ouvido.
Comunicação Institucional e Administrativa
A comunicação institucional permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante à opinião pública”, isto é, a construção de sua credibilidade, enquanto que a comunicação mercadológica volta-se para a divulgação dos produtos e serviços, compreendendo toda a manifestação gerada em torno dos objetivos de venda de uma organização.
Comunicação Institucional e Administrativa
A comunicação administrativa envolve procedimentos comunicacionais que ocorrem na organização, “reunindo papéis, cartas internas, memorandos”. A comunicação interna se desenvolve paralelamente à comunicação administrativa, e “visa proporcionar meios para promover maior integração dentro da organização mediante diálogo, à troca de informações e experiências e à participação de todos os níveis.”  
A Comunicação Organizacional na Perspectiva da Administração Contemporânea das Teorias dos Sistemas e Contingencial
Teoria dos Sistemas e Contingencial 
Pensamento Sistêmico
Linearidade vs Complexidade 
Pensamento Sistêmico
Complexidade =
Interdependência & Multiplicidade de Causas e Consequências 
RH
MKT
FIN
PROD
Retroalimentação
Pensamento Sistêmico: Conceitos
Não existe uma única maneira certa da organização atingir uma situação estável. Existem diferentes modos de adaptação
Pensamento Contingencial: Conceitos
Teoria da Contingência
Adaptação
Nada é absoluto nas organizações ou na Teoria Administrativa.
 Comunicação Organizacional na lógica Sistêmica e Contingencial
A importância da informação e comunicação como instrumentos e processos poderosos para a realização das potencialidades estratégicas e para a ampliação e integração das estruturas organizacionais. 
É por meio da comunicação e informação que as organizações desenvolvem funções, tomam decisões e estabelecem contatos com clientes, fornecedores e parceiros.
Os limites da visão tradicional da comunicação
Nas abordagens que tradicionalmente dominam no âmbito da comunicação empresarial, o objetivo primordial da empresa é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contatos com os públicos-alvo, 
visando mudar modos de pensar, 
influenciar decisões, 
modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, 
anunciar eventos, 
vender alguma coisa e 
eliminar conflitos. 
Entretanto, somente essa visão não se sustenta de maneira eficiente nos dias atuais pelo seu reducionismo e simplismo diante da complexidade do mundo das organizações
Comunicação Organizacional Estratégica
A empresa precisa, da melhor forma possível, comunicar-se com a comunidade, com o cliente, com os agentes governamentais, com os fornecedores, enfim, com outras organizações e/ou agentes que também atuam nesse universo ou rede. 
A comunicação assume, assim, um papel fundamental na absorção e divulgação dos novos paradigmas empresariais, podendo agir como poderosa ferramenta estratégica de gestão.
Comunicação Organizacional Estratégica
. 
Não mais se restringe à simples produção de instrumentos de comunicação: ela assume um papel muito mais abrangente, que se refere a tudo que diz respeito à posição social e ao funcionamento da organização, desde seu clima interno até suas relações institucionais.
Comunicação Organizacional Estratégica
Nesse novo papel, a comunicação deixa de ser responsabilidade de um único órgão, setor ou departamento. Torna-se função de toda a instituição e incorpora-se, definitivamente, à gestão estratégica da organização.
Função da Comunicação Organizacional Estratégica
A comunicação, no ambiente da complexidade, só irá concretizar o seu papel de ferramenta estratégica de gestão quando a empresa criar os verdadeiros canais para que a comunicação realize o seu princípio social básico, ou seja, o seu caráter democrático de permitir que todos os indivíduos possam compartilhar idéias, comportamentos, atitudes e, acima de tudo, a cultura organizacional. 
Esse caráter democrático se expressa por meio do diálogo e da produção de significados

Continue navegando