Buscar

Fichamento vygotsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Levy Vygotsky foi um autor que fala da escola e do professor, dos planos genéticos criados por ele, ele fala de quatro entradas do desenvolvimento que juntos caracterizariam o funcionamento psicológico do ser humano. ¹Filogêneses que e a história da espécie humana, ² Ontogêne que e a história do indivíduo da espécie. ³ Sociogênese, História cultural do meio onde o sujeito está inserido. E por último microgênese um aspecto mais microscópio do desenvolvimento.
Quando Vygotsky fala sobre filogêneses história da espécie humana, ele fala sobre a história da espécie animal. Toda a espécie dos animais tem uma história própria e essa história da espécie que define limites e possibilidades de funcionamento psicológico. Exemplo: Tem certas que coisas que não somos capazes de fazer de fazer, somos bipedetemos mãos liberadas para fazer atividades. São seres de características do corpo humano do organismo que vão servir de fundamento psicológico depois, uma das caraterísticas da espécie animal humana e a plasticidade do cérebro, temos um cérebro extremamente flexível, ele se adapta a circunstancias diferentes e isso está ligado ao fato espécie que o membro da espécie humana e o menos pronto a nascer, porque tem uma parte do desenvolvimento tão em aberto que o cérebro vai formando de um determinado jeito.
O segundo plano genético de Vygotsky Ontogênese que significa o desenvolvimento o desenvolvimento do ser, o indivíduo de uma determinada espécie em cada espécie o ser membro individual daquela espécie tem um caminho, nasce se desenvolve, se reproduz, morre. Em um determinado ritmo de uma certa sequência e este plano genético do ontogênese, está muito fortemente ligado ao filogênese, porque os dois são de uma natureza muito biológica dizem respeito a pertinência do homem a espécie, membros de uma determinada espécie por ser membro de uma determinada espécie, passamos por um percurso e não outro, exemplo: a criança nasce, e só fica na posição deitada, depois ela aprende a sentar a engatilhar depois anda depois fica muito tempo nessa sequência e assim por diante. ( uma certa sequência de desenvolvimento)
No terceiro plano genético de Vygotsky sociogênese ou história cultural que é a história da cultura por onde o sujeito está inserido, mais não no sentido da história do brasil, mais nas formas de funcionamento cultural que interfere no funcionamento do psicológico, o que define de certa forma o funcionamento psicológico então e essa a questão da significação pela cultura, tem dois aspectos ¹ a cultura funciona como um alargador das potencialidades humanas exemplo: o homem anda mais não voa, agora voa porque criou o avião. Outro aspecto da história cultural é como cada cultura, organiza o desenvolvimento de um jeito diferente, então a passagem da fase do desenvolvimento é relida também ou lida ou relida pelas diferentes culturas, exemplo bem importante e o da adolescência, a puberdade é um fenômeno biológico, todos os seres humanos passam pela puberdade, amadurem sexualmente. Aparecem características secundarias, isso possibilita a reprodução, mais a puberdade é compreendida historicamente de formas diferentes em cada cultura, então o conceito de adolescência e um conceito biológico que é a puberdade na nossa cultura, embora esteja acertado sobre esse conceito biológico que é a puberdade no nossa cultura, hoje em dia a menina de 9 anos se preocupa em si arrumar, 30 anos atrás não era bem assim. Hoje em dia ela se preocupa em ter um namorado ou ela pode morar com os pais até uns 30 anos e ter uma relação de filha adolescente, outro exemplo interessante e a da terceira idade, como categoria que nossa cultura criou muito pouco tempo, mais a categoria terceira idade que os idosos tem certas preocupações em nosso meio, para eles tem varias atividades e produtos para idosos, e uma categoria extremamente cultural ela não desrespeita a o envelhecimento do corpo da pessoa, ela desrespeita o modo como a cultura olha o idoso.
No quarto plano genético de Vygotsky a microgênese e o fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria história, também a micro e entre saber uma coisa e não saber, exemplo: primeiro uma criança não sabe amarrar um sapato, depois de um tempo ela sabe amarrar o sapato. Entre não saber e saber algo e que aconteceu e o tempo passou, eu posso interessar em compreender o desenvolvimento na forma micro desse fenômeno pra história desse fenômeno, então como a criança aprendeu a amarrar o sapato e a micro genêse do aprender a amarrar o sapato o que é a porta aberta dentro da teoria para não o não determinismo porque a filogênese e a antogênese de certa forma carregam um determinismo biológico o sujeito está atrelado as possibilidades da sua espécie do seu momento de desenvolvimento do ser daquela espécie na sociogênese, a cultura está definindo por onde você pode se desenvolver dando também limites de possibilidades históricas do desenvolvimento do movimento e a microgênese faz agente olhar pro fato que como cada fenômeno tem sua história e como ninguém tem uma história igual ao do outro, e ai que vai aparecer a construção da singularidade de cada pessoa e da anterogenidade entre os seres humanos, você não encontra duas pessoas iguais, mesmo que possam parecer tão parecidas resultam diferentes, então se tem umas duas crianças na sala de aula, as duas tem 7 anos as duas vem de família de classe média, as duas tem pais com curso superior, as duas estão naquela escola, naquele bairro, tudo tão parecido e as crianças não iguais.

Outros materiais