Buscar

Planejamento Individual de Carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento Individual de Carreira
Nome: Felipe Rodrigues						 N°USP: 8966090 
Objetivos Profissionais ao Final do 1º ano Após Formatura
Ao final do primeiro ano de formatura espero estar trabalhando em uma grande empresa de consultoria estratégica como analista. Pretendo ter dominado os idiomas Inglês e Francês. O salário que pretendo estar recebendo é de, no mínimo, 10 mil reais. Com esse valor acredito que terei um nível bom de qualidade de vida, pois acredito ser o suficiente para essa fase da minha vida.
Objetivos Profissionais ao Final do 5º ano Após a Formatura
Espero, a essa altura, já ser gerente em uma das grandes consultorias estratégicas do mundo, tendo realizado projetos e diversas áreas e sendo reconhecido pela minha excelência e capacidade de liderança.
Espero ter feito um MBA nas Top 10 school of business, de preferência Harvard, que é o meu grande sonho acadêmico. Espero ter dominado também o espanhol e viajado para mais de 15 países.
Espero ter um salário de mais de 30 mil reais, o que me permitirá viajar pelo mundo com certa frequência e ter um alto padrão de vida.
Plano de Ação para a Consecução dos Objetivos
Para alcançar esses objetivos eu fiz planos de ações e desenvolvo esforços em 2 principais frentes:
Estudos de idiomas: atualmente estudo francês e inglês, faço aulas particulares, me encontro no nível intermediário de inglês e básico de francês. Para melhorar isso, tenho uma viagem marcada para a África do Sul em dez/2016, onde farei um curso de idiomas focado no inglês, serão 30 horas de aulas semanais, durante 12 semanas, me dedicarei integralmente para alcançar o nível avançado na língua inglesa. Acredito que isso será o suficiente e prestarei o exame TOEFL nesse período.
Com relação ao francês, além das aulas particulares que já faço agora, eu pretendo realizar o programa de duplo diploma com a KEDGE Business School, localizada na cidade de Marseille, na França, até antes do intercâmbio, espero estar com um nível B1 e, durante o período que passarei lá, pretendo investir bastante tempo e dedicação para chegar aos níveis mais avançados do Francês. Esse intercâmbio está previsto para durar de ago/2017 até jun/2018. Minha formatura está prevista para dez/2018. 
 Consultoria Estratégica: Fiz parte das entidades FEA Consulting Club e FEA júnior USP, onde pude conhecer e me preparar para a carreira de consultoria estratégica. Durante esse período desenvolvi um networking sólido nas três grandes consultorias estratégicas (Mckinsey, Bain e BCG), tenho muitas pessoas lá dentro que estão ajudando na minha preparação para as entrevistas. Para as provas, eu estudo GMAT e PST todo final de semana e tenho 1 aula particular de GMAT por semana, também passarei uma parte do tempo de intercâmbio na África do Sul estudando GMAT. 
O trabalho que estou atualmente não contribui muito para a minha preparação para essa carreira, trabalho no Itaú Unibanco, na área de operações do varejo, porém esse trabalho é o mais viável para a atual situação que estou, no caso, faço 18 aulas semanais, estudando dois idiomas, frequento a academia 3 vezes por semana e também estou desenvolvendo um projeto de pesquisa na área de operações, com foco em modelos de negócios de plataformas industriais, que são as empresas tais como Uber, Airbnb, Google e Apple, essas são as empresas líderes em inovação, receita e margem de lucro, dentre as empresas da Fortune 500. 
Por isso, o trabalho no Itaú Unibanco era um dos poucos que se encaixavam na minha agenda e que não exigiam o inglês avançado. Porém, atualmente iniciei um projeto de consultoria para uma empresa que vende materiais de construção, ela é uma empresa média (Faturamento anual superior a 30MM), com 110 funcionários, eu e meu sócio, faremos um projeto com enfoque na parte financeira e logística da empresa, eu atuarei mais a distância, meu sócio que fará as visitas à empresa quando necessário. Acredito que esse projeto irá desenvolver uma parte das competências que preciso para a carreira de consultoria estratégica e também será um grande diferencial nas entrevistas que irei fazer semestre que vem. Irei prestar o processo no semestre que vem, no mês de março de 2017.
Acredito que ao ingressar na carreira de consultoria estratégica, terei o apoio tanto financeiro quanto de networking para ingressar nas grandes escolas para cursar um MBA e com relação as viagens e grandes salários, acredito que isso virá naturalmente conforme eu for progredindo na carreira de consultoria estratégica, pois são dois fatores inerentes a carreira.

Outros materiais