Buscar

Aula Prática imuno HAI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Título da aula prática: Hemaglutinação indireta (HAI) – Chagas. 
2. Introdução
O diagnóstico da infecção por Trypanosoma cruzi apoia-se em dados de exames laboratoriais, sendo a maioria baseada na demonstração de anticorpos específicos séricos. Diversos testes sorológicos já foram descritos (WENDEL, et al., 2004).
O teste de hemaglutinação indireta (HAI), a par de alguns outros, destaca-se por apresentar características desejáveis aos estudos epideiniológicos. Este teste, com o decorrer do tempo, sofreu modificações quanto ao tipo de antígeno, tratamento de hemácias com aldeído e estabilização do reagente (CAMARGO, 2006).
As hemácias utilizadas no teste HAI são de aves, sensibilizadas com o Trypanosoma cruzy, que aglutinam na presença de anticorpos contra o antígeno citado.
3. Método
Utilizam-se placas descartáveis com fundo em “V” para a realização do teste. 
1. Pipetar 50ul dos soros (controle positivo, controle negativo e amostra do paciente) em suas respectivas cavidades.
2. Pipetar 25ul da suspensão de hemácias.
3. Homogenizar
4. Deixar em repouso por 1 hora.
5. Fazer a leitura.
4. Resultados
 
	Controle negativo 
	 Formação de um “botão”
	Controle positivo
	 Formação de um “véu de noiva”
	Amostra do paciente
	 Formação de um “botão”
A amostra do paciente não foi reagente.
 5. Conclusões
A amostra do paciente não foi reativa, entretanto o teste de hemaglutinação indireta é um teste de triagem, ou seja, necessita de testes mais específicos para se ter o fechamento do diagnóstico. As opções mais utilizadas para essa confirmação é imunofluorescência indireta (IFI) e ELISA.
A reação de IFI baseia-se na interação do próprio T. cruzi (formas epimastigotas) com os anticorpos contra esse parasita presentes no soro. E o teste de ELISA é um teste imunoenzimático que se baseia na interação antígeno-anticorpo evidenciada pela ação de uma enzima e o substrato apropriado, e revelada por um cromógeno.
	
6.Bibliografia
Camargo ME , H oshino-Shim izu S, Siqueira G R V . H em agglutination with preserved, sensitized cells, a p ractical test for serologic diagosis of american trypanosom iasis. Revista do Instituto de MedicinaTropical de São Paulo 15:81-85, 2006.
Daniels GL, Fletcher A, Garratty G, Henry S, Jørgensen J, Judd WJ, et al. Blood group terminology 2004: from the International Society of Blood Transfusion committee on terminology for red cell surface antigens. Vox Sang. 2004;87(4):304-16
Lorenzi TF. Antígenos eritrocitários. In: Lorenzi TF. Manual de hematologia propedêutica e clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006.
Wendel S, Brener Z , Camargo ME , Rassi A . Chagas D isease (American T rypanosom iasis): Its Impact on Transfusion and clinical m edicine. ISBT Brasil’, São Paulo, 2004.

Outros materiais