A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AP2 de Empreendedorismo e Oficina de Negocios 2014 2       Gabarito

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2014/2º
Disciplina: Empreendedorismo e Oficina de Negócios
Coordenador: Thiago Renault
Gabarito
Questão 01 (5,0 pontos) - Segundo Dornelas (2001), para que uma ideia gere uma oportunidade de negócios é necessária a análise de cinco fatores: mercado, retorno econômico, vantagens competitivas, equipe de trabalho e comprometimento com o negócio. Explique, sucintamente, como cada um desses fatores influenciam o sucesso de um novo negócio. 
R. Mercados com maior potencial de crescimento são os mais atrativos, pois permitem crescimento rápido na participação do produto ou serviço e na construção de uma marca forte, além de não ter concorrência predominante. É preciso avaliar o número de concorrentes e número de clientes potenciais e reais. É fundamental avaliar se o retorno financeiro compensa o esforço empreendido. Destacando-se as seguintes questões: o percentual de retorno anual sem muito risco; o lucro final do empreendimento; possibilidade de oferecer serviços complementares; acompanhar o ponto de equilíbrio; verificar se o fluxo de caixa é positivo e quais os prazos de retorno do investimento. Criação de diferenciais que proporcionam valor para o consumidor (vantagem competitiva). Pode ocorrer através de custos menores de produção, estruturas enxutas, criatividade no processo de obtenção do produto que incidirá em menor preço ao final. O uso de estratégias alternativas para os novos entrantes, muitas vezes é a melhor solução, com a criação de inovações que permitam conquistar uma fatia de mercado. A formação da equipe atrelada ao empreendedor é essencial. Com formação eclética, multidisciplinar, com visão ampla. Porém, se as pessoas estiverem unicamente no negócio apenas atrás das compensações financeiras, o rendimento e o retorno não serão os mesmos, colocando em risco o próprio negócio. O tempo dedicado do empreendedor ao negócio pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. 
Questão 02 (3,0 pontos) – Um dos principais componentes de um plano de negócio é o seu plano financeiro. Apresente de forma resumida as principais diferenças existentes entre um plano financeiro e um plano de contas.
R. O planejamento financeiro representa o arcabouço de intenções que baseiam a origem e a aplicação dos recursos, em outros termos quanto a empresa precisa para os investimentos pretendidos e como usará estes recursos, considerando objetivos estratégicos de crescimento, manutenção ou expansão do negócio. O planejamento financeiro traduz em números o que as empresas querem para si no curto, médio e longo prazo. Já o plano de contas classifica estas intenções em contas conforme as práticas da contabilidade.
Questão 3 (2,0 pontos) – De acordo com Goswami existem dois tipos básicos de criatividade: a situacional e a fundamental. Explique sob a ótica do autor o que representa cada um dos tipos de criatividade.
R. Conforme a aula 7 Goswami reconhece dois tipos básicos de criatividade:
• criatividade situacional – corresponde à solução de novos problemas através da combinação de ideias antigas e novas. Criamos um novo produto ou solucionamos um problema de modo a refletir um novo significado e valor em um contexto antigo ou em uma combinação de contextos antigos. Exemplo disso veremos a seguir, com a criação da máquina a vapor, por Watt.
• criatividade fundamental – neste caso somente a consciência, em sua total liberdade, é capaz de gerar. Trata-se da manifestação de alguma coisa nova em um novo contexto de valor através de um processo que envolve a descontinuidade. É o caso da descoberta da gravidade, por Einstein.