Buscar

Cap 7 (Smith) O Preço Natural e o Preço de Mercado das Mercadorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Preço Natural e o Preço de Mercado das Mercadorias
Capítulo 7 – A Riqueza das Nações (Adam Smith)
	PALAVRAS-CHAVE: taxa natural, preço natural, custo primário, demanda efetiva, demanda absoluta
Taxa natural
Existem taxas médias para salário, lucro e renda da terra, que podem variar de acordo com a natureza específica de cada ocupação, pelas circunstâncias gerais da sociedade e também pela fertilidade natural (ou conseguida artificialmente) da terra. Essas taxas médias podem ser chamadas de taxas naturais do salário, emprego ou renda da terra no tempo e lugar onde vigoram. 
Preço natural e de mercado
O preço natural de um bem é o estritamente necessário para pagar os salários, lucros e renda da terra da mercadoria. É o preço mais baixo pelo qual o vendedor pode ofertar suas mercadorias no longo prazo. Por sua vez, o preço efetivamente cobrado é o preço de mercado, que pode estar acima ou abaixo do preço natural. Ele é regulado pela quantidade que é efetivamente colocada no mercado e pela quantidade de pessoas dispostas a pagar o preço natural da mercadoria.
Custo primário e lucro
Normalmente o que se chama de custo primário é o custo do bem sem levar em conta a taxa de lucro. No entanto, ao vender algum bem por uma taxa de lucro menor que o da região, o vendedor estará auferindo prejuízo, uma vez que poderia ter usado seu capital de forma diferente.
Demanda efetiva e demanda absoluta
A demanda efetiva difere da demanda absoluta por levar produtos a serem efetivamente disponibilizados no mercado. Um pobre pode ter demanda absoluta por bens de luxo, mas isso não afeta a oferta desses produtos de luxo uma vez que ele não constitui demanda efetiva.
Preços de mercado diferentes do preço natural
É possível que a oferta de bens seja menor do que a demanda efetiva – quantidade de pessoas dispostas a pagar o preço natural dessa mercadoria. Nesses casos, algumas dessas pessoas estarão dispostas a pagar preços maiores pelo bem. No cenário inverso, onde há maior quantidade de bens do que compradores dispostos a pagar o valor integral, alguns bens não serão vendidos. O comerciante terá que vender para aqueles dispostos a pagar um preço menor.
Quantidade de mercadorias ofertadas e demanda efetiva
A quantidade de mercadorias disponibilizadas no mercado é regulada pela demanda efetiva. Os ofertantes têm interesse em sempre deixar a oferta de bens abaixo da demanda efetiva, enquanto os compradores têm interesse que a oferta nunca esteja abaixo dessa demanda. Em momentos que a demanda efetiva é menor que a quantidade de mercadorias no mercado, algum dos elementos do preço (ou todos) não será pago por completo, de forma que os produtores procurarão outras formas de aplicar sua terra ou capital. Caso a demanda efetiva seja maior que a quantidade de mercadorias, os produtores ficarão mais interessados em utilizar sua terra e capital para produzir mais desses bens. O primeiro caso leva a diminuição da oferta e o segundo ao aumento da oferta, de forma que os preços oscilam em torno do preço natural.
Flutuações no preço de mercado e os elementos do preço natural
O lucro e os salários são os mais afetados pelas flutuações no preço de mercado, já o proprietário de terras define uma taxa média anual de forma que não é afetado por essas variações.
Preço de mercado acima do preço natural
Às vezes por causas naturais ou por regulamentos o preço de mercado fica bem acima do preço natural. Os segredos comerciais, por exemplo, são uma das causas que leva a esse quadro. Algumas mercadorias precisam de solos específicos para serem produzidas e mesmo todas as terras produtivas do país podem ser insuficientes para suprir a demanda efetiva. Nesse caso a renda da terra é paga acima de sua taxa natural. Monopólios são outro exemplo de fatores que levam a demanda efetiva a nunca ser completamente suprida.
Variações do preço natural
O preço natural pode variar junto da taxa natural, em função dos salários, lucros e renda da terra, que variam de acordo com a riqueza e condição econômica da sociedade.

Continue navegando