Buscar

Lavagem das mãos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lavagem das mãos:
Ao lavar as mãos estamos eliminando certas sujidades, suor, oleosidade, células descamativas, interrompendo a disseminação desses microrganismos. Profissionais que mantém contato, direto e indireto com o paciente, devem prover dessa técnica rotineira. 
*O uso de água e sabão é indicado quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue; após a ida ao banheiro; antes e depois de refeições e manuseio de alimento e medicamentos.
*O uso de preparações alcoólicas é indicado quando estas não estiverem visivelmente sujas, nas seguintes situações: antes de entrar em contato com o paciente com o objetivo de proteção deste; após o contato com o paciente com o objetivo de proteção do profissional; antes de realizar procedimentos assistenciais; antes de calçar luvas para a inserção de dispositivos invasivos; após risco de exposição a fluídos corporais para a proteção do profissional; ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, evitando a contaminação das áreas; após a remoção das luvas.
*O uso de antissépticos, os quais são associados a detergentes antissépticos, se destinam ao uso em precauções de contato, em pacientes portadores de microrganismos multirresistentes (no caso de surtos); no pré-operatório > antes de qualquer procedimento cirúrgico; antes da realização de procedimentos invasivos, 
Lavagem correta das mãos:
	Após tocar fluídos, secreções e itens contaminados;
	Após a retirada das luvas;
	Antes de procedimentos com pacientes;
	Entre contatos com pacientes;
	Entre procedimentos diferentes em um mesmo paciente;
Passos para uma lavagem correta:
Molha ambas as mãos, aplica o produto antisséptico ou sabão e começa esfregando:
1ro: Palma com Palma;
2do: Dorso com dorso;
3ro: Entre os dedos;
4to: Polegar;
5to: Articulações;
6to: unhas e extremidades dos dedos;
7mo: punhos;
Sempre no sentido ponta dos dedos punho/cotovelos, o enxágue das mãos também deve ser feito nesse sentido, assim como a secagem com o papel toalha.
IMPORTANTE:
Antes de iniciar qualquer uma dessas técnicas, é necessário retirar joias (anéis, pulseiras, relógio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos.
Tipos de higienização das mãos: 
1-Higienização simples: Duração de 40 a 60 segundos, serve para remover microrganismos, suor, oleosidade, células mortas e qualquer outra sujidade aparente. Com o uso de sabão líquido.
2-Higienização Antisséptica: apenas no lugar de sabão, vai ser usado um produto antisséptico degermante.
3-Fricção Antisséptica: quando não há a aparência de sujidades, vai se utilizar o gel alcoólico 70% para a higienização das mãos (quando estas nãos estiverem visivelmente sujas), com uma duração de 20 à 30 segundos, deve deixar as mãos secarem sozinhas sem a utilização de papel toalha.
4-Antissepsia cirúrgica: Nesta há o uso de escovas; uso de antissépticos degermantes nas mãos, punhos e antebraço; com duração de 3 à 5 minutos; 
A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução antisséptica. É representada, tipicamente, pelas bactérias Gram negativas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais